Selecionar variedades de tomate para cultivar no próximo ano é sempre um processo importante para o jardineiro que se interessa pela colheita e valoriza o resultado do seu trabalho. O tomate Três Irmãs é uma cultura que não deixará indiferente o amante das saborosas frutas de tamanho médio.
Descrição da variedade
A variedade pertence à categoria de maturação precoce. Após o aparecimento dos primeiros rebentos, passam 100-106 dias até que o tomate amadureça completamente. O arbusto da planta é bastante potente, semideterminado, a altura pode chegar a um metro e meio. Pisar é obrigatório, como sabe quem já plantou esta variedade de tomate. A folha de comprimento médio apresenta uma rica cor verde escura.Inflorescência de tomate Três irmãs de tipo intermediário.
A planta forma cachos, cada um com 6–8 frutos, em alguns casos até 10. A localização da primeira inflorescência está acima da 8ª ou 9ª folha, e cada uma subsequente está localizada após 1–2 folhas. Os frutos do tomate Três irmãs têm formato achatado e redondo, ligeiramente estriado. Um tomate verde é de cor verde claro, quando maduro a cor muda para vermelho brilhante.
O peso médio do fruto do tomate Três Irmãs é de 150 gramas. A fruta tem sabor doce, com acidez moderada. O número de câmaras na fruta é 4. As qualidades de consumo da variedade recebem boas críticas de horticultores experientes. A produtividade da variedade está no mais alto nível. Com os devidos cuidados, em um metro quadrado, quem plantou essa variedade de tomate conseguiu colher até 7 quilos de frutos.
O tomate Irmã F1 está inscrito no Cadastro Estadual e destina-se ao cultivo em casa de vegetação, tanto em propriedades privadas como em quantidades industriais.
Isso se torna possível devido à excelente qualidade de conservação dos frutos, preservação de sua apresentação por muito tempo e excelente capacidade de suportar transporte em longas distâncias.
O híbrido pertence às variedades de salada de maturação precoce. O tomate Três Irmãs é utilizado por quem o plantou com igual sucesso tanto na conserva como no preparo de saladas frescas, como componente de primeiro e segundo pratos. A possibilidade de conservar tomates verdes não deve ser descartada.
Prós e contras da variedade
Como verdadeiro representante da família das beladonas, o tomate Irmã tem muitas vantagens óbvias:
- excelente rendimento;
- capacidade de tolerar bem o transporte de longo prazo;
- aparência espetacular;
- amadurecimento precoce;
- versatilidade de uso;
- excelente sabor;
- boa qualidade de manutenção.
Não há deficiências óbvias notadas pelos jardineiros que têm vasta experiência no cultivo das Três Irmãs, no entanto, os residentes de verão comentam que é preciso lembrar a necessidade de amarrar constantemente os arbustos. Um processo como a pinça também é importante para a obtenção de uma boa colheita.
Características de cuidado
A principal característica das variedades precoces é a maior velocidade de amadurecimento dos frutos em comparação com os tomates comuns. Em média, leva cerca de dias desde o plantio das sementes até a colheita dos primeiros frutos. Em circunstâncias favoráveis, que incluem boas condições climáticas, fertilização adequada e rega oportuna, o processo de colheita pode começar ainda mais cedo.
O conceito de cuidar do tomate é bastante amplo. Na maioria dos casos, o veranista que plantou a variedade realiza os seguintes procedimentos:
- Regando tomates. Isso precisa ser feito em tempo hábil. Uma quantidade moderada de umidade traz muitos benefícios à planta, o que não se pode dizer das consequências da rega excessiva. No início do processo de amadurecimento dos frutos, os tomates Três Irmãs são especialmente sensíveis à qualidade da rega. Se faltar umidade, as folhas começarão a enrolar, o ovário cairá e os frutos restantes serão pequenos.
- Manter a temperatura do ar necessária para os tomates. Se o parâmetro for inferior ao exigido, a floração do tomate Três Irmãs pode desacelerar ou simplesmente parar. Se a temperatura no termômetro da estufa for superior ao normal, a qualidade da viabilidade do pólen diminuirá, o que levará a uma diminuição no nível geral de rendimento. Em condições de aumento da temperatura do ar, as doenças fúngicas se multiplicam mais ativamente, o que torna a planta suscetível ao desenvolvimento de diversas doenças.
- Aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais.Se o solo for deficiente em algum elemento, o amadurecimento dos frutos atrasa, a produção diminui e o arbusto morre. Para evitar essas consequências da falta de microelementos, a fertilização deve ser feita regularmente. Isso precisa ser feito corretamente: as mudas de tomate Três Irmãs precisam de mais fósforo e uma planta adulta pode precisar de mais nitrogênio. Uma planta que está em fase de maturação vegetativa necessita urgentemente de um oligoelemento como o potássio.
Não se esqueça de características de cuidar do tomate, como ventilação regular da estufa, afrouxar ou aplicar cobertura morta no solo, beliscar e amarrar arbustos.
Sujeito a todas as regras, a cultura responderá com um crescimento ativo e uma boa colheita. Isto é confirmado por todos os horticultores que plantaram tomates em sua horta.
Controle de doenças e pragas
Existem muitas doenças que podem afetar o tomate. A lista dos mais comuns é a seguinte:
- Mosaico. Acompanhado do aparecimento de manchas nas folhas. Amostras de plantas doentes devem ser queimadas e as saudáveis pulverizadas com solução de uréia.
- Requeima. Uma doença fúngica com a qual todo horticultor está familiarizado. As manchas sob a casca tornam a fruta imprópria para consumo. Todas as medidas preventivas devem ser tomadas antes que a planta comece a florescer. Remédios como “Barreira” e “Oxychomom” ajudam a prevenir bem a doença.
- Podridão do ápice. Aparecem como manchas secas e um pouco brilhantes. Os principais motivos são a falta de nitrogênio e o excesso de cálcio. Você pode combater o problema com nitrato de cálcio.
- Praga de Alternaria. Os primeiros sinais podem ser vistos nas folhas inferiores do tomate.As folhas afetadas pelas manchas escuras começam a morrer, com o tempo a doença atinge toda a planta e leva à sua morte.
- Medvedka. Um inseto que se move por grandes passagens localizadas no subsolo. Ao roer a base dos caules, o grilo-toupeira provoca a morte do tomate Três Irmãs. O controle de insetos é possível com o uso do medicamento “Thunder”.
Além dos grilos-toupeira, os tomates podem sofrer de pragas como lagartas, moscas brancas, lesmas e ácaros. A luta contra eles é possível tanto com a ajuda de produtos químicos quanto com remédios populares.