O tomate Fat Monk, cuja mera descrição já faz salivar, está ganhando popularidade entre profissionais e amadores. É adequado para cultivo tanto em campo aberto como em estufa e o seu sabor permanece elevado.
[toc]
Descrição da variedade
Fat Monk é uma variedade de tomate de meia temporada. Do surgimento das mudas ao início da frutificação, decorrem 111–115 dias. A planta é alta e pode atingir mais de um metro e meio de altura. É cultivado com sucesso tanto sob cobertura de filme quanto em terreno aberto.
Os tomates têm formato quadrado truncado, o peso de uma fruta pode chegar a 220 gramas em condições de cuidado padrão.Quando maduros são de cor vermelha profunda. A polpa é muito carnuda, quase não há suco e há poucas câmaras de sementes. Entre as características positivas, vale destacar o excelente sabor do tomate, que é classificado como sobremesa.
A produtividade da variedade Fat Monk é de alto nível. Uma planta pode formar até 5 cachos com 5–6 frutos cada. Os tomates são muito adequados para consumo fresco, bem como para recheio. Mas praticamente não são utilizados para conservação de frutos inteiros devido ao grande tamanho dos frutos. O Fat Monk também não é adequado para processamento em suco.
Características de cultivo
A variedade de tomate Fat Monk, cujas avaliações são controversas, é recomendada para cultivo apenas por meio de mudas. As plantas são plantadas em local permanente aos 55 dias de idade. Jardineiros experientes dizem que é ideal colocar de 4 a 5 plantas por metro quadrado. Com plantios mais densos, os frutos podem não ficar muito grandes e perder a apresentação.
As atividades relacionadas aos cuidados básicos com o tomate Fat Monk são as seguintes:
- rega constante;
- capina e remoção de ervas daninhas;
- afrouxando a camada superior do solo;
- aplicação de fertilizantes minerais complexos.
Como observam os veranistas em suas avaliações, a variedade apresenta boa resistência às principais doenças do tomate, porém requer tratamentos preventivos. Não custa nada tratar as plantações com calda bordalesa e, caso sejam detectadas doenças fúngicas no local, com um preparado fungicida. Tudo isso só pode ser feito até que a fruta comece a endurecer.
É necessário amarrar plantas ou instalar suportes adicionais. Devido ao grande peso do fruto, os caules podem não suportar a carga e quebrar com o peso. Sem a instalação de suportes, os tomates caem ao solo, perdendo-se a sua apresentação e o amadurecimento ocorre de forma irregular.
Fat Monk não é uma variedade híbrida, então você mesmo pode preparar facilmente as sementes para semear na próxima temporada. As qualidades inerentes à planta mãe serão transmitidas às plantas filhas. Esta é uma vantagem significativa sobre os híbridos, cuja semente deve ser sempre comprada.
Cada vez mais residentes de verão dão preferência ao Monge Tolstói. O que os atrai é o clássico sabor adocicado do tomate, aroma forte, polpa adocicada e densa. As donas de casa preparam de boa vontade obras-primas culinárias com as colheitas. Nem me incomoda que esta variedade seja praticamente inadequada para colheita e conservação. Mas durante a estação de amadurecimento das frutas, você pode saborear deliciosos tomates o quanto quiser e obter muitas vitaminas e microelementos úteis.