O tomate híbrido Ksenia f1 foi criado por criadores russos para cultivo em terreno aberto e fechado. A variedade possui uma série de características pelas quais é frequentemente utilizada por jardineiros.
Características da variedade
O amadurecimento precoce determina a variedade de tomates. Do plantio das sementes das mudas até o recebimento da primeira colheita, são necessários de 82 a 100 dias. Para obter uma colheita mais precoce, o tomate é cultivado a partir de mudas. Arbusto de escalada média, baixo. Uma planta adulta atinge 100 centímetros de comprimento. A folhagem é média.A variedade não requer pinçamento. Até seis frutos amadurecem em uma axila. A colheita é alta - são colhidos até 18 quilos de frutas por metro quadrado.
Descrição do tomate: arredondado, achatado, ligeiramente estriado. Quando maduro, não aparece mancha verde no pedúnculo. A cor é vermelha brilhante. Os tomates maduros crescem até 130–150 gramas.
A polpa é carnuda e suculenta. O sabor da casta é excelente - tem um sabor adocicado com acidez. Destinado ao consumo in natura, produção de suco de tomate e conservas.
As plantas são resistentes ao vírus do mosaico do tabaco, à praga de Alternaria, ao ChBP e às mudanças de temperatura.
Qualidades positivas da variedade
As características positivas da variedade incluem:
- colheita antecipada;
- alta produtividade;
- qualidades transportáveis;
- resistência a fungos;
- excelente sabor.
O híbrido Ksenia é frequentemente usado para o cultivo de tomates para venda.
Características agrotécnicas do cultivo
Antes do plantio no solo, as mudas são preparadas em casa. No mês de março, as sementes são semeadas em recipientes para germinação, regados com água morna e cobertos com filme. Quando as sementes eclodem, a película é retirada e as mudas colocadas em local ensolarado para posterior crescimento. Ksyusha responde bem ao solo fertilizado com matéria orgânica, rega e cuidado moderados.
É aconselhável plantar mudas em canteiros onde cresceram alho, cenoura, endro, salsa, pepino ou couve-flor na temporada passada. Esquema de plantio de plantas no canteiro: 50 por 40 centímetros.
Cuidando de canteiros de tomate
Para obter no futuro uma excelente colheita de tomates maduros e saudáveis, é necessário cuidar adequadamente das plantas.
- Regando plantas.
- Capinando e afrouxando os canteiros.
- Ligando e desbastando arbustos.
- Identificação de doenças.
- Alimentação com minerais e matéria orgânica.
Durante todo o processo de cultivo, as características do arbusto exigem liga. Isso é feito para que os pincéis pesados não se quebrem com o peso dos tomates e a planta não caia no chão. Os tomates são exigentes quando se trata de regar, fertilizar e capinar. Após cada irrigação, o solo deve ser solto para reter a umidade por muito tempo. Durante a temporada, o solo é fertilizado pelo menos três vezes.
A capina é uma condição importante para o crescimento, se houver grande quantidade de ervas daninhas, todos os fertilizantes irão para as ervas daninhas, não deixando alimento para os tomates. Você também precisa monitorar o estado dos arbustos e frutas. Se uma doença for detectada, tome medidas imediatamente para destruir o vírus ou fungo.
Revisão de comentários sobre a variedade
Uma revisão das análises mostrou que o tomate Ksenia f1 é cultivado não apenas na Rússia, mas também nos países vizinhos: Moldávia, Ucrânia. E lá ele também apresentou excelentes resultados.
Olga Pavlovna escreve: “Plantei o híbrido Ksenia no ano passado e me surpreendeu com uma colheita abundante e maturação precoce dos frutos. Quando cultivada em canteiro aberto, a variedade resistia à requeima e outras doenças igualmente perigosas. Os arbustos não cresceram. Retirei apenas as folhas inferiores para melhor amadurecimento. Agora recomendo esta variedade a todos os meus amigos.”
Como você pode ver, com os devidos cuidados, o tomate resiste bem às doenças, produz altos rendimentos e cresce em áreas abertas e em estufas.