Verões curtos, úmidos e quentes, tempo parcialmente nublado, umidade - todos esses fatores determinam quando plantar tomates em uma estufa nos Urais. O clima imprevisível traz muitas surpresas aos jardineiros. Aqui, as condições ideais para o crescimento do tomate podem ser combinadas com uma mudança repentina no clima.
A temperatura média do verão nos Urais Subpolares é de +30 graus, o que, aliado à alta umidade e ao solstício abundante, dá boas chances, que, em combinação com as condições de estufa, aumentam muitas vezes.
informações gerais
Como determinar corretamente a hora de início da estação de cultivo em condições climáticas tão variáveis? Quais são as datas de semeadura e mudas em relação aos Urais?
Primeiro, um pouco de geografia. A cordilheira é uma fronteira condicional entre a Europa e a Ásia. As temperaturas máximas no verão variam muito entre as áreas e podem atingir:
- Pai-Khoi - +6;
- Urais Polares - +30;
- Urais Subpolares - +12;
- Norte dos Urais - há neve o ano todo;
- Médios Urais - +18;
- Mugodzhary - clima continental seco;
- Sul dos Urais - +19.
A duração do verão é instável, depende da região e varia de 1,5 a vários meses - clima bastante rigoroso para a semeadura do tomate. Mas existem lugares isolados nos Urais onde esta cultura caprichosa se enraíza bem.
O último plantio de sementes deve ser calculado com muita precisão. O curto verão não deixa margem para erros. Durante a temporada, a colheita deve amadurecer totalmente e produzir frutos maduros. Basicamente, são plantadas variedades precoces de tomate, com material de muda previamente preparado.
Preparando-se para pousar
Para escolher o momento certo para o plantio, você pode usar o calendário lunar. Também é chamada de semente.
Há muito se observa que os tomates crescem melhor quando a lua está nascendo. Não admira. A Lua rege toda a água da Terra, influencia o movimento das massas de água nos oceanos e organiza a vazante e o fluxo das marés. As mudas também usam água: a atração lunar as ajuda a sentir uma espécie de onda de força.
Sementes
Para escolher o tomate certo para as mudas, é preciso decidir com antecedência sobre o material da semente. No final do outono, selecione frutas grandes da sua variedade favorita. Deixe-os amadurecer. É melhor que os próprios tomates caiam do arbusto. É preciso armazenar as frutas por um tempo e depois retirar as sementes.O plantio começa em março, o prazo final é início de abril.
Existe a opinião de que híbridos complexos não produzem sementes, o que é apenas parcialmente verdade. Se você tirar tomates para mudas nos Urais desse arbusto, poderá cultivar tomates selvagens. Muitos jardineiros seguem deliberadamente esse caminho para ver com seus próprios olhos o ancestral distante de todas as variedades modernas. Crescerá um arbusto ramificado, coberto de pequenos tomates - o ancestral dos tomates selvagens que ainda crescem na América do Sul.
Se você preparar a semente com antecedência, as mudas ficarão fortes e se formarão mais rápido. Para isso, basta colocá-los em água quente (+50 graus) por 15 a 20 minutos, depois em uma solução espessa de permanganato de potássio (15 minutos para desinfecção). Enxágue em água fria e seque bem. Coloque em uma solução nutritiva especial com microelementos (vendida em qualquer loja de jardinagem). Após a germinação bem-sucedida, geralmente nos dias 3–4, as sementes estão prontas para o plantio.
Como conseguir boas mudas
Eu me pergunto quando semear tomates para mudas, dado o curto verão. A questão é bastante relevante: levará pelo menos 30 a 45 dias para ser formada.
Para plantar mudas de tomate, você pode usar copos plásticos descartáveis com terra. Normalmente são colocadas várias sementes por copo. Os primeiros rebentos aparecem após 2 a 3 dias. Para evitar que as mudas se estiquem, é necessário manter uma temperatura de +14 graus por 7 a 10 dias.
A iluminação espectral é utilizada desde os primeiros dias após o plantio. Primeiro, 24 horas por dia, após 2 a 3 dias ele fica ligado por 14 a 16 horas. A colheita é feita quando 2 a 3 folhas maduras são formadas. Após 15–20 dias, você pode começar a endurecer a planta.
Sinais de boas mudas:
- altura 20 - 40 cm - tudo depende da variedade;
- perna forte e elástica;
- cor verde escura rica;
- folhagem saudável, cor ligeiramente mais clara nas bordas.
O momento certo pode aumentar significativamente a produtividade: os tomates nos Urais crescem em condições de verão curto. É melhor usar mudas com ovário - isso economizará significativamente tempo na formação de frutos maduros.
Os tomates são plantas autopolinizadoras. Em condições naturais, esse processo ocorre sob a influência do vento. Em casa, naturalmente, uma corrente de ar é indesejável.
Para ajudar as mudas, é preciso acariciá-las periodicamente, como se estivesse verificando a elasticidade dos caules. Uma espécie de ginástica ajudará a planta a se autopolinizar.
O solo
Para o plantio, primeiro é necessário preparar o solo:
- Os fertilizantes orgânicos são geralmente aplicados no final do outono. O húmus é simplesmente espalhado por toda a área da futura colheita. Ficará bem até a primavera, enriquecendo o solo com elementos úteis.
- Na primavera, a água do degelo transferirá alguns dos microelementos para o solo. É hora de aplicar fertilizantes minerais complexos.
Elementos fundamentais para o crescimento normal – nitrogênio, potássio, fósforo.
Fertilizantes complexos
Os fertilizantes complexos contendo esses três elementos são perfeitos para o crescimento das plantas e a formação de frutos maduros.
Uso recomendado:
- Ammophoska - além dos três minerais listados acima, contém cálcio, enxofre, fósforo;
- Diammofoska - além dos elementos principais, contém 8 adicionais;
- Nitroammophoska - nitrogênio, potássio, fósforo, enxofre;
- Nitrophoska - possui composição de três componentes;
- O amofos é de dois componentes, consistindo de nitrogênio e fósforo.
A vantagem dos fertilizantes complexos em uma ampla gama de aplicações. As composições são adequadas para qualquer variedade de tomates.Você pode plantar tomates de qualquer variedade e usar fertilizantes complexos como cobertura. Eles enriquecem o solo com elementos acompanhantes e evitam o esgotamento do solo.
Fertilizantes monocomponentes
Usado para alimentação pontual com um elemento. Recomenda-se usá-los com extremo cuidado. Um excesso de nutrientes leva ao desenvolvimento de anomalias. Uma planta cultivada nessas condições começa a adoecer.
Os fertilizantes de componente único incluem:
- Superfosfato - teor de fósforo 20%;
- Superfosfato duplo — consequentemente, o fósforo é aproximadamente o dobro (45%);
- O nitrato de amônio (nitrato de amônio) é um sal do ácido nítrico, contém uma grande quantidade de nitrogênio;
- O nitrato de potássio (nitrato de potássio) é o principal fornecedor de potássio para o solo.
As vantagens de sua aplicação incluem a alimentação individual das plantas. A falta de um ou mais elementos fundamentais leva ao aparecimento de sintomas característicos. As plantas plantadas desenvolvem-se mal, podendo aparecer necrose ou amarelecimento da folhagem. A deficiência de um elemento é determinada por sinais externos e o tratamento é prescrito.
Ao usar fertilizantes minerais, algumas regras simples devem ser seguidas:
- Não use recipientes para alimentos para preparar soluções. É melhor manter panelas, xícaras, copos e outros utensílios longe de produtos químicos. O que é nutritivo para as plantas é veneno para os humanos. Mesmo uma pequena concentração de elementos que entra acidentalmente nos alimentos pode causar distúrbios gastrointestinais ou outras consequências negativas.
- Armazene em recipiente ou embalagem fechada.
- Os fertilizantes são “semeados” ou regados pela raiz - o contato com folhas ou caules pode causar queimaduras.
- Evite overdose.A planta come toda a comida com alegria, mas depois começa a adoecer. As folhas são um bom indicador. A overdose é determinada por sinais externos e o solo começa a ser lavado com regas intensivas.
- Os fertilizantes secos são geralmente adicionados gota a gota. Isso evita a pulverização descontrolada na área. Garantido para nutrir o sistema radicular.
- Os solos arenosos reduzem o consumo de minerais, enquanto os solos argilosos os aumentam.
Ao usar fertilizantes orgânicos e minerais juntos, a participação destes últimos diminui aproximadamente três vezes.
cama
Normalmente cultivo tomates na chamada cama quente:
- Cavamos uma vala com 20–25 cm de profundidade.
- Colocamos palha limpa: deve ser embebida em água morna de regador.
- Rapidamente devolvemos a terra ao seu lugar.
- Cubra com filme preto.
- Acontece que é um canteiro para o cultivo de plantas em casa de vegetação.
A física aqui é bastante simples. Cortamos a camada de argila fria com palha (10 - 15 cm de altura). Sua condutividade térmica é suficiente para reter o calor da camada superior. Restam cerca de 20 cm de solo onde o sistema radicular da planta irá prosperar. O filme reterá calor e umidade até o início do plantio. Resta decidir quando plantar as mudas.
Nós plantamos e armazenamos
Agora você precisa escolher um dia quente e ensolarado. Decida quando plantar as plantas, de preferência levando em consideração a previsão do tempo para os próximos dias.
Mudas de tomate podem ser plantadas à noite. Cavamos buracos e plantamos. Direcionamos o sistema radicular da planta na direção da rega esperada. Instalamos suportes para liga. Se os arbustos forem altos, você pode amarrar imediatamente as hastes. O momento do plantio do tomate varia dentro de pequenos limites, cerca de 5 a 10 dias.Dado o curto verão, é melhor não atrasar o plantio.
O plantio é acompanhado de rega abundante pela raiz. Continuamos este procedimento por vários dias. Normalmente, o período de adaptação dura 2–3 dias.
A distância entre as plantas é estritamente medida. Tem cerca de 60 cm e com esse plantio o sistema radicular tem espaço suficiente para o pleno desenvolvimento. Há todas as chances de conseguir uma boa colheita.
Na hora de plantar não se esqueça da rotação de culturas. Os tomates crescem bem no lugar das leguminosas (ervilhas, feijões), que enriquecem o solo com nitrogênio. Dessa forma, a quantidade desse mineral deve ser reduzida durante a alimentação.
A batata é um parente distante do tomate. Pertence à família das beladonas. Há pouco nitrogênio nos canteiros de batata do ano passado. Se os tomates forem semeados neste local, as bactérias do solo, as pragas, irão rapidamente se reorientar e danificar a colheita.
Vamos organizar a programação abaixo:
- Esmalte;
- alimentando;
- afrouxando.
Geralmente todas as etapas se alternam. Uma exceção pode ser considerada:
- aplicação pontual de fertilizantes;
- tratamento com medicamentos antibacterianos;
- tratamento para overdose de nutrientes;
- combate a insetos e pragas.
Você pode coletar a colheita finalizada levando em consideração o tempo de processamento do produto. Os tomates amadurecem bem em local seco, fresco e escuro. Geralmente armazenado até o final do outono.
O local tradicional para guardar tomates é o porão. Prepare caixinhas de plástico e coloque a primeira camada de canudo. A seguir, coloque os tomates, deixando uma pequena distância entre eles. Faça a próxima camada. Isso ajudará a preservar a safra colhida por muito tempo.
É impossível seguir exatamente as instruções e esperar uma colheita garantida. Nos Urais, até mesmo o momento de plantio do tomate para as mudas não é o mesmo em todas as estações.Experiência única no cultivo de hortaliças, intuição e regras agrícolas vêm em socorro.