Tomato Solaris é uma variedade intermediária da seleção da Moldávia. A descrição nas embalagens de sementes de diversos fabricantes garante alta comercialização e carnosidade da fruta. Esta informação é confirmada por avaliações de quem já testou a variedade.
Tomates da Transnístria
Solaris superou em muitos aspectos o famoso Perseu moldavo. Os tomates Solaris vermelhos brilhantes não têm a mancha verde característica ao redor do pedúnculo do fruto de Perseus e são significativamente superiores a ele em rendimento. No entanto, os indicadores de qualidade tornam ambas as variedades de tomate adequadas para armazenamento e transporte a longo prazo.
Solaris é aprovado, de acordo com o registro da Federação Russa, para cultivo sem abrigo nos distritos do Norte do Cáucaso e da Sibéria Oriental. Adequado para cultivo em escala industrial e colheita mecanizada. Principais características da fruta:
- grande (até 170 g);
- estável em armazenamento (armazenado por até quatro meses);
- tem sabor doce com leve acidez;
- o fruto tem 3–4 câmaras;
- os tomates são usados para preparar saladas frescas e enlatar suco de tomate.
Por conteúdo de substância:
- açúcar 3,3%;
- matéria seca 4,9%.
Os tomates Solaris têm formato achatado e redondo, nervuras fracas e pele lisa. 5-7 peças são amarradas nas borlas. Produtividade por 1 m² m 6 kg, de 1 ha coletam até 539 c.
Características biológicas da planta
Os arbustos são determinados, não ultrapassam 80–90 cm, a folhagem é média, as inflorescências são simples, a primeira forma-se sobre 6–7 folhas, as seguintes após 1–2. O pedúnculo é articulado.
Os arbustos são concluídos sem intervenção após 4–6 cachos de flores. Existe uma suscetibilidade moderada a doenças:
- requeima;
- deformações de órgãos vegetativos;
- fusarium;
- Praga de Alternaria.
Segundo avaliações e descrições, é resistente ao TMV e à antracnose do tomate. Após a germinação, passam-se 110 dias até o amadurecimento da colheita. A produção de frutos é boa. Em regiões com verões frescos é cultivada em estufas e sob cobertura de filme. Tolera altas temperaturas do ar e do solo sem sérios danos ao seu estado e é despretensioso nos cuidados gerais.
Tecnologia agrícola básica
As sementes da variedade são semeadas para mudas na segunda década de março. Na primeira quinzena de maio, as mudas estarão prontas para campo aberto. O plantio é feito de acordo com o esquema: 50x40 cm por 1 quadrado. m deixo 7–8 plantas. O abrigo com filme é necessário durante o período de geadas primaveris e baixas temperaturas, quando as ameaças já passaram - o filme é retirado do tomate.
As mudas são regadas 1 hora antes do plantio - o que facilita a retirada dos recipientes. Os tomates são colocados nas covas preparadas, aprofundando o caule principal em 4–5 cm, o que é necessário para a formação de um sistema radicular forte e ramificado da variedade.
A primeira aplicação de fertilizante líquido está programada para 10–14 dias. Ao mesmo tempo, a camada superior do solo é coberta com palha, serragem ou coberta com materiais agrícolas não tecidos.
De acordo com especificações tomates determinados A variedade Solaris não requer amarração, mas são instalados suportes para evitar que os caules dobrem sob frutos grandes. Os arbustos podem ser formados em um ou dois troncos. A peculiaridade do tomate determinado é a formação de um cacho de flores na extremidade do caule. Além disso, o enteado continuará a crescer, deve ser corretamente identificado e deixado.
A variedade Solaris não apresenta dificuldades de crescimento. Uma boa colheita de tomates maduros é colhida não apenas por jardineiros experientes, mas também por residentes de verão novatos.