O tomate híbrido “Crystal F1”, criado por criadores franceses e recomendado para cultivo em estufas, viveiros e terrenos abertos, recebeu excelentes críticas dos jardineiros.
Os tomates "Crystal F1" são um híbrido de cacho para todas as estações, de maturação precoce. O período desde a semeadura no solo até o amadurecimento dos primeiros frutos é de 90-105 dias. O arbusto é alto, os entrenós são curtos, a inflorescência é simples. O caule é grosso. A folha é pinada e verde claro. A primeira inflorescência é formada acima da 5-6ª folha. Cada inflorescência possui de 8 a 10 frutos.“Crystal F1” é uma variedade alta e de alto rendimento, por isso definitivamente requer amarração a um suporte, sendo também recomendado a remoção dos enteados. Para crescer um arbusto forte, ele é formado em uma ou duas hastes.
Características da fruta
Descrição: o tomate “Crystal F1” possui frutos com peso entre 120-160 gramas, redondos, regulares, densos, vermelhos por dentro e por fora, de cor uniforme e do mesmo tamanho. Dentro do tomate existem três pequenas câmaras de sementes contendo pequenas sementes. A espessura da parede do híbrido Crystal F1 é de 6 a 8 mm, o que garante uma apresentação de alta qualidade e boa preservação durante o transporte. Os tomates desta variedade não são suscetíveis a rachar. O pincel amadurece completamente, então você pode colher a colheita com pincéis.
O peso de um pincel “Crystal F1” pode atingir 1,5-1,6 kg.
Sabor e características técnicas
Os frutos do "Crystal F1" são agridoces, carnudos e com casca fina e densa. Esta variedade de tomate é adequada para consumo in natura, em saladas, e tem se mostrado bem em conservas caseiras. Os frutos mantêm bem a sua forma quando em conserva e salgados. Para obter maiores tons de sabor, tomates com vários graus de maturação podem ser colocados em uma jarra. A pasta e o purê feitos com esses tomates receberam críticas especialmente entusiasmadas das donas de casa por sua pronunciada cor vermelha e consistência espessa.
Características de cultivo
Os tomates "Crystal F1" são cultivados em solos ligeiramente ácidos ou neutros. As sementes são semeadas de acordo com o período de maturação e as condições climáticas da região. A semeadura é feita a uma profundidade de 1 a 2 cm e a camada superior do solo é levemente pressionada.
O primeiro pré-requisito para a obtenção de mudas fortes é a colheita das mudas, que é realizada quando aparecem 2 a 4 folhas verdadeiras nas mudas (30 a 35 dias após a semeadura).Por volta dos 50-60 dias, as mudas atingem uma altura de 25-30 cm.As mudas acabadas são plantadas em canteiros a uma distância de 50 por 40 cm uma da outra; densidade de plantio: 2-3 plantas por 1 metro quadrado. m.
É preferível cultivar em estufa ou em estufas para a variedade “Crystal F1”, pois o rendimento por arbusto aumenta de 6 kg em campo aberto para 10 kg em estufa e 15-18 kg em estufa. Uma planta de estufa desenvolve-se melhor, uma vez que a temperatura ideal, as condições de luz, a irrigação por gotejamento e a fertilização são constantemente mantidas nela.
O cuidado adicional com a planta se resume a procedimentos simples:
- regar a cada 7 a 10 dias;
- cobertura obrigatória do solo;
- aplicação oportuna de fertilizantes no solo;
- ventilação;
- afrouxamento e capina de plantações.
Fertilização e frutificação
Os tomates são fertilizados pela primeira vez na fase de crescimento ativo das mudas, depois 10 dias após o início da floração do segundo ovário e, a seguir, assim que a primeira colheita for colhida. Após o aparecimento dos frutos em 3-5 ovários, é necessário arrancar as folhas inferiores dos arbustos, liberando o caule até a base do segundo cacho. Isso melhora o fluxo de ar para a planta, ela cresce melhor, aumenta a resistência a doenças fúngicas e também acelera o amadurecimento dos frutos.
O seguinte remédio popular também é usado para acelerar a frutificação: Diluir as cinzas em 2 litros de água (um terço de balde). Diluir em 5 litros de água fervente, misturar bem e esfriar a solução. Depois disso, leve a mistura resultante a um volume de cerca de 10 litros, adicione 1 frasco de iodo e 10 g de ácido bórico. Deixe a solução por um dia.
Você também pode acelerar o amadurecimento dos tomates usando preparações especiais prontas.
Resistência e processamento a doenças
Uma característica importante da variedade de tomate “Crystal F1” é que ela não sofre do vírus do mosaico do tabaco do tomate e é resistente aos vírus manchados, murcha de verticillium e fusarium. Você pode aumentar a resistência dos tomates a infecções fúngicas usando fertilizantes minerais contendo potássio, magnésio e nitrogênio.
Vantagens e desvantagens
Vantagens | Imperfeições |
Variedade de maturação precoce | Haste de liga |
Dá excelentes rendimentos | Ao crescer em estufas, o custo de manutenção da estufa aumenta |
Resistente ao mosaico do tabaco, fusarium, verticillium | Seleção necessária |
Adequado para cultivo em canteiros de jardim e estufas | |
Amadurecimento amigável de frutas | |
Possibilidade de colheita com escovas |
|
Boa transportabilidade | |
Excelente apresentação |