Seleção varietal “Finish” de tomate da estação experimental VNIIR de Volgogrado. N.I. Vavilova. Criado especificamente para cultivo em terreno aberto. Os tomates “acabados” são resistentes ao estresse climático, despretensiosos e consistentemente produtivos, e receberam apenas boas críticas.
[toc]
Descrição da casta: “Finish” é uma casta tardia de fruta média. Dá a primeira colheita 120-130 dias após a germinação. O arbusto desta variedade é semideterminado, atingindo 60-75 cm, o caule é potente e bem desenvolvido. As folhas dos arbustos são de formato normal, leves, ligeiramente onduladas. O arbusto dá 3-4 enteados por baixo. Não requer beliscar. Amarrar os arbustos “Finish” é preferível, mas não necessário. O rendimento desta variedade é bom: 7-7,5 kg por 1 metro quadrado. m.
Características da fruta: Os frutos dos tomates Finish maduros são vermelhos, porém não brilhantes, mas apresentam tonalidade alaranjada. O peso da fruta é de cerca de 80-100 gramas. Frutas com excelente sabor e qualidades técnicas. A polpa do tomate é suculenta e contém um pequeno número de sementes. Esses tomates são perfeitos para consumo in natura, bem como para processamento, incluindo enlatados de frutas inteiras e decapagem. Após o tratamento térmico, a quantidade de vitaminas no tomate quase duplica!
As avaliações sobre a transportabilidade e manutenção da qualidade da variedade também são positivas.
Como cultivar pés de tomate produtivos
Aqueles que plantaram a variedade “Finish” notam resistência à murcha das folhas de verticillium, mas esses tomates são frequentemente afetados pela requeima.
- Fertilize os brotos uma vez por semana com fertilizante líquido para mudas de hortaliças.
- Durante o transplante, são utilizados preparados para fortalecer o sistema radicular, além de cinzas, que são utilizadas para polvilhar os buracos.
- Antes do plantio das mudas, elas são inspecionadas. Plantas enfraquecidas e quebradas são descartadas.
- Os tomates toleram satisfatoriamente a rega aérea, mas a irrigação por gotejamento é preferível.
Depois de plantar pés de tomate você deve:
- Regue os tomates a cada 10 dias.
- Cubra o solo sob a planta com grama picada.
- Alimente e fertilize os arbustos em tempo hábil.
- Remova todas as folhas inferiores para melhorar o amadurecimento do tomate e melhor aeração dos arbustos.
- Afrouxe e remova ervas daninhas dos canteiros.
Dicas para iniciantes
A variedade “Finish” tem maturação tardia, por isso deve-se prestar atenção à preservação do maior número possível de ovários. Os tomates tardios sofrem forte exposição solar, temperaturas elevadas durante a floração e baixa umidade do ar.No calor do verão, uma rede de sombreamento é puxada sobre os canteiros, que protege os frutos do tomate das queimaduras solares, dá sombra e cria um microclima úmido. Essas redes salvam as colheitas tardias de tomates e os ataques do besouro da batata do Colorado se forem puxadas para baixo, sobre os arbustos.
As variedades tardias de tomate dão frutos por muito tempo, os arbustos são verdes e a colheita amadurece gradativamente. É preciso monitorar as condições climáticas da região para não perder as primeiras geadas. Os frutos verdes dos tomates tardios amadurecem bem e duram de 4 a 6 meses. Frutas verdes e marrons verdes são adequadas para decapagem e conservas no inverno. Esta é uma mercadoria quente no mercado. Os agricultores vendem com sucesso tomates verdes sem esperar que estejam maduros