Um dos híbridos mais comuns da primeira geração é o tomate Chibli f1, que ganhou grande popularidade no cultivo na Rússia, Moldávia e Ucrânia. A variedade ganhou popularidade por sua excelente adaptação às diferentes condições de cultivo, resistência a verticillium e nematóides das galhas. Além disso, possui boa imunidade ao fusarium e outras doenças. Além disso, quem plantou essa cultura afirma que a variedade Chibli é resistente ao estresse, não requer muitos cuidados e tem alto rendimento.
História da variedade
Pela primeira vez, a variedade híbrida de tomate Chibli f1 foi obtida por funcionários da empresa suíça Syngenta.Os criadores melhoraram tanto as qualidades de seus pais que a nova variedade acabou sendo única. Devido ao grande número de qualidades positivas, a tecnologia de produção de tomate Chibli F1 foi adquirida por empresas de sementes em muitos países. Portanto, você pode encontrar diversos fabricantes nas embalagens de sementes de hortaliças.
A variedade chegou à Rússia em 2003. Depois de passar em todos os testes e receber feedback positivo dos horticultores, foi registrado no Cadastro Estadual. Desde então, o tomate Chibli tem sido cultivado tanto em pequenas parcelas familiares como em grande escala industrial.
Características da planta
O tomate Chibli é uma cultura vegetal intermediária que pode ser cultivada tanto em campo aberto quanto em casa de vegetação.
Características gerais da variedade:
- A planta é de tipo determinado, em que a altura do arbusto não ultrapassa 60 cm.
- O arbusto é fortemente frondoso. Folhas grandes, de cor verde escura, servem como boa proteção para os frutos contra queimaduras solares.
- A planta é compacta, podendo ser plantada no padrão 45-50 cm, com densidade de plantio de 7 plantas por 1 m².
- As primeiras inflorescências começam a se formar acima da 7ª a 8ª folha, com intervalo de 1 a 2 folhas.
- Em média, o rendimento de frutos por 1 m². tem cerca de 4,3 kg.
- Recomenda-se colher tomates maduros apenas manualmente.
- O período de colheita dos frutos ocorre de julho a agosto.
Além disso, a hortaliça desenvolve muito bem seu sistema radicular, o que tem um efeito benéfico na quantidade de colheita.
Importante! Em condições de estufa, as raízes da planta não são suficientemente fortes. Portanto, se você plantar uma variedade em terreno fechado, a qualidade dos frutos e a quantidade de colheita diminuirão.
Descrição das frutas
O primeiro amadurecimento da variedade de tomate Chibli começa 80-90 dias após a germinação das mudas. Como todas as variedades híbridas, na fase de plena maturação apresentam um aspecto atraente e excelente sabor.
Descrição mais detalhada dos tomates:
- Peso – 120-140g.
- Formato: cubóide-oval.
- Cor – vermelho profundo.
- O sabor é doce com acidez agradável.
- A polpa é densa, com 4 cavidades.
- A transportabilidade é boa.
- Prazo de validade – 10-20 dias.
- Teor de matéria seca – 5,3-5,8%.
Os tomates Chibli destinam-se ao consumo in natura, ao cozimento de pratos quentes e ao processamento em produtos de tomate. Mas os frutos receberam um valor maior quando conservados. Sua pele densa, mas ao mesmo tempo fina, não se deforma sob a influência do tratamento térmico. Portanto, o tomate enlatado não só tem um sabor agradável, mas também uma aparência atraente de fruta inteira.
Concluindo, gostaria de confirmar a avaliação positiva do horticultor da empresa Seed Supermarket sobre a variedade Chibli F1. Há muito tempo que venho cultivando essa variedade em meu terreno. Durante todo esse período, a planta se mostrou a melhor. Não exige cuidados, é imune às doenças do tomate e a qualidade do fruto permite que seja utilizado de diversas formas.