Cultivo de tomates em baldes em terreno aberto e estufa

Muitos jardineiros experientes cultivam tomates em baldes e estão satisfeitos com os resultados. Este método de cultivo de tomate tem muitos aspectos positivos, que facilitam o cuidado e a colheita de uma colheita numerosa e de alta qualidade.


Vantagens do método

Cultivar tomates em baldes não é difícil.

Um recipiente com uma muda fica ótimo em terreno aberto e em uma estufa. Os jardineiros consideram os seguintes pontos como vantagens:

  • a água e o próprio solo aquecem rapidamente no balde, com isso o crescimento e o desenvolvimento do arbusto aceleram;
  • na rega, a água não se espalha pela superfície do solo, mas penetra diretamente nas raízes;
  • os fertilizantes são totalmente fornecidos ao sistema radicular;
  • o terreno pode ser renovado anualmente;
  • o risco de propagação da infecção é reduzido;
  • as plantações ocupam pouco espaço e podem ser movidas;
  • durante chuvas fortes e prolongadas, os recipientes podem ser colocados sob o telhado;
  • não há necessidade de combater ervas daninhas;
  • os tomates começam a amadurecer duas ou até três semanas antes.

tomates em baldes em uma estufa

Nos pés de tomate cultivados formam-se frutos suculentos, carnudos, grandes, com casca densa que protege contra rachaduras. Um recipiente com mudas pode ser guardado tanto em estufa quanto em canteiros comuns.

Para cultivar tomates em baldes, você precisa escolher a variedade certa. Este método é adequado para o plantio de híbridos e variedades de tomate com sistema radicular compacto e ramos com folhas fracas.

As avaliações observam apenas os aspectos positivos desse cultivo em balde: “Há muitos anos comecei a plantar pés de tomate em baldes. E tudo começou por acidente. Restaram brotos extras de mudas, que foi uma pena jogar fora. Plantei uma muda em baldes velhos e furados, cheios de terra dos canteiros do jardim. Coloquei as mudas na estufa, longe dos canteiros.

O que foi inesperado foi que os tomates da estufa em baldes começaram a amadurecer 2,5 semanas antes do resto das plantações. Seus caules eram fortes e seus frutos eram grandes e muito saborosos.

No ano seguinte, plantei novamente vários brotos separadamente. O resultado novamente agradou com uma colheita saborosa. Além disso, percebi que quanto mais furado o balde, mais colheita eu conseguia colher! Agora planto só em recipientes separados, o cuidado é mínimo, nunca tive nenhuma doença e todos os familiares gostam do sabor do tomate!”

Tecnologia crescente

Você pode cultivar tomates em baldes de metal e plástico com volume de pelo menos 10 litros.Você pode pegar recipientes velhos e deformados. É preciso lembrar que a cor preta e marrom escura do recipiente esquentará mais fortemente ao sol, o que prejudicará a planta. Por isso, baldes dessa cor precisam ser embrulhados em material de cor clara.

Vários furos são feitos no fundo do recipiente preparado. O excesso de umidade escapará dos furos feitos. Um broto é plantado em cada balde.

Nos últimos dias de outubro, uma mistura de húmus e cinza de madeira é colocada em um balde e regada. A opção ideal seria ocupar o terreno onde cresciam os canteiros de pepino.

Os baldes são colocados em fileiras organizadas em uma estufa ou cavados no solo de uma horta. Recomenda-se garantir que durante todo o inverno haja sempre neve nos baldes. Satura bem o solo.

colheita de tomate

A neve derrete em baldes muito mais rápido do que em camas. Além disso, a terra aquece mais rápido, então as mudas podem ser plantadas muito mais cedo.

Alguns jardineiros inventam outras maneiras de cultivar tomates em baldes em uma estufa. O cultivo de tomates com o sistema radicular levantado é popular. Para isso, selecione um balde, faça um furo na base por onde é puxada a muda. As raízes estão cobertas de terra e compactadas.

Este método permite não recorrer à remoção de ervas daninhas e ao afrouxamento durante o cultivo. O balde pode ser pendurado em qualquer lugar, economizando espaço, que é sempre escasso.

Regras de cuidado

Cuidar dos tomates em baldes envolve as etapas usuais.

  1. A rega deve ocorrer à medida que o solo seca. Se os baldes forem enterrados no solo, você poderá regar o espaço fora do recipiente. Evite molhar a parte verde das plantas.
  2. O ambiente da estufa deve ser ventilado e a temperatura e umidade do ar monitoradas. A umidade do ar não ultrapassa 70%, a temperatura não ultrapassa 30 graus.
  3. As ervas daninhas devem ser removidas imediatamente.
  4. Muitas variedades de tomates requerem beliscar durante o cuidado.
  5. Durante todo o período vegetativo, os fertilizantes devem ser aplicados pelo menos três vezes.

É necessário realizar amontoamento. O procedimento ajuda a fortalecer o sistema radicular, o caule fica poderoso e as folhas ficam com um verde intenso. Como a área ao redor do mato é pequena, a obra vai demorar um pouco.

tomates verdes em baldes

A cobertura morta é recomendada, embora as mudas em baldes não precisem tanto dessa etapa. Mesmo assim, a cobertura morta pode reduzir o risco de propagação de infecções, ataque de pragas, ervas daninhas não aparecerão e a umidade não evaporará. Como cobertura morta, você pode escolher turfa, grama picada, serragem e palha.

Para evitar a formação de uma crosta seca na superfície do solo, é útil soltar o solo, principalmente após regar ou chover, se o tomate for cultivado ao ar livre. Graças ao afrouxamento, os microelementos e o oxigênio penetram mais rapidamente na planta.

O cultivo de tomates em baldes não fica completo sem o procedimento de pinçamento. A poda é necessária para aumentar a produtividade. A retirada dos ramos laterais extras ajuda a planta a direcionar toda a sua energia para a formação dos frutos, e não para o crescimento das folhas e caules. Variedades altas de tomate geralmente precisam desse procedimento.

Se a haste se estender para cima, será necessário instalar uma estaca na qual a bucha será amarrada. Às vezes, os arbustos de baixo crescimento também precisam de uma liga. Colocar um grande número de frutas nos galhos pode quebrar o caule.Graças à liga, a luz e o ar podem fluir livremente para todas as partes da planta.

Variedades adequadas

Você pode plantar qualquer variedade de tomate em um balde, por exemplo, você pode experimentar os seguintes tipos.

A variedade Milagre da Terra é uma variedade de maturação precoce. grupos indeterminados de tomates. O caule pode atingir até 170 cm e os frutos rosados ​​​​em baldes começam a amadurecer após 90 dias. O peso pode chegar a 500 G. A safra colhida pode ser armazenada por muito tempo e não racha.

O arbusto da variedade gigante canadense pode crescer até 150 cm, por isso precisa ser amarrado. Os frutos vermelho-alaranjados podem pesar cerca de 350 g e apresentar formato levemente achatado. A polpa é doce e com agradável acidez.

Tomate gigante canadense

O creme argentino é caracterizado por um arbusto compacto que não ultrapassa os 40 cm de altura e alto rendimento. O formato do tomate é oblongo com bico na base. O peso é de cerca de 80 G. Os tomates começam a ficar vermelhos após 90 dias.

O feiticeiro é caracterizado pelo amadurecimento precoce dos frutos, aproximadamente 95 dias. O caule estende-se até 50 cm, os ramos têm folhas médias. São 5 frutos em cada cacho, que ficam vermelhos quando maduros. Peso aproximado de 150g.

O sonho de um jardineiro é ter variedades determinadas. A altura do arbusto é de apenas 65 cm, os frutos são redondos e apresentam superfície lisa, brilhante e vermelha. O peso médio é de 160 g.

aparência de tomate dos sonhos

A variedade Shakhtarskaya Slava, plantada em baldes, distingue-se pelo caule poderoso, tomate grande e doce, pesando cerca de 250 g e maturação precoce. A frutificação é duradoura. Os tomates têm formato oval e ficam vermelhos quando maduros. A fruta tem um sabor suculento e doce.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim