Como formar tomates adequadamente em estufa e em terreno aberto

Existem certos esquemas sobre como formar tomates em uma estufa. Eles permitirão que você conclua o processo em tempo hábil e sem erros. A formação do caule central é realizada apenas nas variedades altas de tomate. O procedimento permite obter uma boa colheita e reduzir o risco de infecção.


informações gerais

O tomate é uma hortaliça que adora o calor, mas o verão nem sempre traz um clima favorável. Os jardineiros estão cada vez mais começando a cultivar vegetais em estufas de policarbonato. Sob cobertura, as plantas não têm medo de flutuações de temperatura, precipitação, vento e outros fatores desfavoráveis.

Quase todos os tipos Tomates precisam ser beliscados, o que significa cortar galhos laterais. A exceção são as espécies padrão. Esta é uma variedade determinado grupo de tomates. Cultivar tomates convencionais é muito fácil e simples. Não necessitam de retirada de ramos laterais, formação de tronco central e amarração a um suporte.

Os pés de tomate do tipo padrão têm um caule forte e poderoso que se estende até 60 cm e no caule são formados 4 cachos frutíferos.

Variedades altas de tomate sem formação de caule principal começam a ramificar-se em diferentes direções, formando muitas flores que não têm tempo de se transformar em frutos. Portanto, a formação do tomate em estufa é considerada um procedimento obrigatório. Cortar inflorescências desnecessárias e fracas fará com que todos os esforços sejam direcionados para o desenvolvimento de uma colheita plena.

A etapa é realizada por três razões principais:

moldagem e crescimento

  • o crescimento ilimitado do arbusto leva ao desenvolvimento de numerosos ramos florais laterais e ovários, que requerem mais componentes nutricionais e energia para o excesso de vegetação;
  • um grande número de folhas leva à penetração insuficiente da luz solar e do ar em várias partes da planta;
  • um arbusto de tomate formado produz uma colheita abundante e de alta qualidade.

Para realizar o procedimento corretamente, é necessário distinguir claramente uma folha comum de um enteado. Os enteados crescem entre o caule principal e as folhas. Primeiro aparece a própria folha e, acima, depois de algum tempo, um enteado começa a se formar. Acontece que eles crescem a partir de um ponto. Rasgue o broto de cima sem tocar no de baixo.

Como formar um arbusto cabe a cada um decidir por si. Para tomates em campo aberto é permitido ter dois talos, mas em estufa de policarbonato podem ser cultivados com um talo. Isto é adequado para tipos altos de tomates.Determinadas variedades de tomate em estufa geralmente têm duas hastes principais, enquanto os tomates em terreno aberto podem ter três hastes.

dois tomates de caule

Se o caule for formado corretamente, irá desacelerar o crescimento da hortaliça e aumentar a quantidade de colheita. Cultivar e modelar pés de tomate em uma estufa consiste em beliscar, beliscar e outras manipulações.

Regras para a formação do tronco principal

Assim que o primeiro broto extra se formar sob o pincel central com inflorescências, não é preciso perder o momento e colhê-lo a tempo. Um rebento com mais de 5 cm será mais difícil de arrancar e o caule pode ficar danificado. Portanto, os tomates precisam ser inspecionados regularmente.

A formação do tomate em estufa é feita de acordo com um esquema especial, durante o qual é necessário seguir algumas recomendações. Dicas importantes sobre como cultivar tomate em estufa.

  1. A primeira modelagem é realizada 7 a 10 dias após o plantio das mudas em terreno fechado. Nesse período, as mudas têm tempo para ficar mais fortes, criar raízes e se adaptar. Formar pela primeira vez um arbusto de tomate em estufa envolve identificar o caule principal onde se encontra o cacho com inflorescências. Assim que os rebentos atingem 5 cm, são arrancados.
  2. A posterior formação de arbustos é realizada em intervalos de 11 dias. Durante estes dias, os novos ramos laterais que aparecem não terão tempo de crescer. É melhor beliscar de manhã ou à noite.
  3. É necessário quebrar ou cortar os ramos laterais não pela raiz, mas deixando um pequeno rebento com cerca de 2 cm de comprimento, o que evitará a reforma dos enteados.
  4. A formação de tomates indeterminados pode ser realizada em vários talos.
  5. Ao beliscar, é preciso deixar brotos com flores grandes e fortes. A melhor opção é ter três pincéis.Você também precisa se livrar dos brotos que se formam na zona radicular.

Ao formar um tomate em um caule, resta um tronco central e os ramos laterais são cortados. Com isso, não é o número de frutos que aumenta, mas sim o seu peso.

Como transformar os tomates em dois talos? Se você decidir formar uma planta em 2 hastes, deixe o tronco central com inflorescências e o caule localizado mais próximo. Ao formar três hastes, o tronco fica correspondentemente deixado abaixo da segunda. Ao formar o tomate em dois talos, devem ser retirados os ramos que se formarão nos talos.

Variedade de variedades e cuidados adequados

A forma adequada do tomate também depende do tipo de semente de tomate escolhido. Todas as variedades de tomate estão divididas em três grupos diferentes. Podem ser plantadas tanto em solo protegido como desprotegido. Ao descrever os métodos de formação, a variedade da semente é levada em consideração.

Uma determinada variedade de tomate atinge uma certa altura e para de crescer (pode crescer até 150 cm). Mas às vezes isso pode ser um ponto negativo. A cobertura precoce resulta em menos colheitas. Muitas vezes os arbustos são de tamanho médio.

cultivo de tomates

É aconselhável deixar uma haste em variedades semideterminadas de tomate. Como transformar tomates em terreno aberto em 1 tronco? O esquema tradicional envolve retirar o excesso de galhos e deixar um caule para frutificar. Para que os frutos amadureçam mais rápido, as pontas são pinçadas no final do período vegetativo.

Formação do tomate em estufa segundo um esquema que envolve a manutenção de vários rebentos no caule ao mesmo tempo. Assim que os brotos se formarem nos ramos laterais, seu ponto de crescimento precisa ser pinçado.Os arbustos de tomate mantêm um caule frutífero central e racemos laterais.

A formação de um arbusto de tomate em estufa pode ocorrer em etapas (o método é adequado para variedades semideterminadas de tomate em novilha). Com esse método, a pinça é feita periodicamente, deixando um broto adicional no meio do caule central. Assim que os frutos assentam, o ponto de crescimento do caule principal é pinçado.

Cultivar tomates determinados não é difícil. Após a formação de vários pincéis com inflorescências, o crescimento cessa. Tomates determinados também podem ser formados com a formação de dois ou três troncos principais. É fácil formar tomates com caule duplo. O enteado, que fica embaixo da escova principal, não é arrancado, mas deixado para a segunda haste. Para o terceiro tronco, resta um broto, localizado sob o segundo tronco principal.

tomates em uma estufa

A formação de determinados tomates em estufa deve ser feita de acordo com todas as normas, deixando um galho adicional no topo. Pode salvar a planta em situações desfavoráveis ​​​​e atuar como caule principal.

É aconselhável formar tomates indeterminados em um único caule. Se houver muito espaço na estufa, os tomates podem formar dois talos. O segundo ramo principal é formado a partir de um ramo lateral que cresce sob o primeiro pincel com inflorescências. Eles arrancam os brotos, deixando 4 cachos.

Procedimentos adicionais

Depois de realizado o primeiro enteado, é necessário realizar o procedimento de amarrá-lo ao suporte. Uma estaca é cravada perto de cada arbusto de tomate ou amarrada a uma treliça. Sem esse procedimento, o longo caule quebrará com o peso das frutas e das verduras.

Variedades indeterminadas de tomate não podem prescindir de beliscar a parte superior.Isso deixará a planta compacta, sem a formação de novos ovários. A pinça geralmente é feita duas vezes.

Quando o número necessário de cachos com flores tiver crescido em cada haste restante durante a formação, é necessário cortar o topo da haste central. O crescimento ascendente da planta cessa e todos os componentes nutricionais vão para os frutos.

Muitos jardineiros experientes acreditam que todas as folhas devem ser removidas, deixando o tronco nu. Isto reduzirá o risco de infecção por doenças fúngicas e virais. Todos os nutrientes serão enviados diretamente para o tomate. A luz solar e o ar circularão livremente. Os jardineiros que utilizam esse método deixam apenas algumas folhas por cima.

Os defensores de outra versão acreditam que a remoção de todas as folhas interrompe o movimento dos nutrientes e a fotossíntese. Eles removem apenas as folhas inferiores, bem como as folhas amareladas e doentes.

Todos os procedimentos descritos acima têm um efeito positivo no desenvolvimento das hortaliças, muitas vezes os jardineiros aconselham não esquecê-los: “Sempre formo qualquer tipo de tomate em dois ou três talos. Isso permite que você colha mais. Os frutos têm casca densa que não racha. A polpa é suculenta, doce, não aguada.”

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim