A formação de pimenta em estufa é obrigatória para todos os tipos desta planta. Para cada variedade, este evento pode ser um pouco diferente. Por exemplo, ao cultivar pimentões, é necessário remover completamente os brotos e arrancar a parte superior.
Se for necessário podar variedades curtas, apenas uma pequena parte dos brotos, que ficam mais baixos, será removida.
Quais variedades precisam ser formadas
Antes de cultivar pimentas em terreno aberto ou em estufa, você precisa entender quais tipos de plantas precisam delas. Os jardineiros estão empenhados no cultivo de variedades que podem variar na duração do amadurecimento. Os seguintes tipos de pimenta são diferenciados:
- Ultraprecoce - a maturidade técnica é alcançada em exatamente três meses.
- Precoce – os frutos amadurecem em 100 dias.
- No meio do início - os primeiros pimentões amadurecem 130 dias após o plantio.
- Tardio - amadurece cinco meses após o plantio.
Além disso, os arbustos podem diferir em altura. Todas as variedades podem ser divididas em:
- anão - abaixo de 40-45 cm;
- curto - cresce até 50-60 cm;
- médio - a altura dos arbustos não ultrapassa 100 cm;
- alto - a altura média de uma planta adulta é de cerca de 200 cm.
A formação dos pimentões é realizada para todas as variedades, exceto as anãs. Frutificam bem mesmo sem podar os arbustos, desde que o esquema de plantio seja integralmente seguido.
Ao beliscar arbustos de baixo crescimento, basta cortar os brotos fracos que crescem para dentro. Um arbusto alto de pimenta precisa de muitos nutrientes. Se crescer muito durante o crescimento, serão criadas as condições ideais para o aparecimento de pragas e doenças perigosas. Portanto, a poda desses arbustos é obrigatória para proteger a planta e melhorar sua nutrição.
Métodos de formação
Para entender como formar pimentas em terreno aberto, você precisa se familiarizar com os métodos básicos de pinçamento. Durante a poda de muitas variedades, vários métodos são utilizados. Existem três métodos principais de poda de arbustos.
Em uma haste
Muitas vezes esta opção é usada se forem plantadas muitas mudas, mas o canteiro não for muito espaçoso.Ao formar um arbusto dessa forma, a planta receberá mais luz, pois a maior parte dos brotos e folhas serão retirados.
Para formar um arbusto desta forma, é necessário quebrar todos os enteados e seus gêmeos que aparecem durante a bifurcação dos caules. Apenas todos os cachos de flores permanecem na planta.
Em duas hastes
Este método é o mais popular, pois é adequado para muitas variedades de pimenta. Desta forma, você pode obter um arbusto pequeno e poderoso que suporta facilmente o peso até dos frutos maiores.
Durante a formação da pimenta em dois talos, sobra não só o talo principal, mas também o primeiro enteado. É isso que se desenvolve mais rápido que outros caules. Todos os outros brotos precisam ser eliminados.
Três hastes
Esta opção é usada quando você precisa cultivar poucas mudas em um terreno grande. Para formar um arbusto com três hastes, deve-se seguir as seguintes recomendações:
- Restam dois enteados na planta, localizados abaixo do primeiro cacho de flores.
- O arbusto é examinado cuidadosamente e outro enteado forte e bem desenvolvido é selecionado.
- Todos os enteados restantes serão excluídos.
Recomendações
Muitas pessoas não sabem cultivar pimentas em estufa. Existem várias regras específicas que o ajudarão a realizar este procedimento corretamente:
- Você não deve plantar pimentas se o tempo lá fora estiver muito quente e seco por vários dias. Nesse caso, é melhor deixar as folhas nos arbustos para proteger a planta do desbotamento. A formação de um arbusto de pimenta em estufa nesse período pode levar à sua morte. Após a remoção de todos os brotos extras, o solo e os arbustos perderão proteção adicional do sol.
- As ferramentas de poda podem transmitir infecções perigosas.Antes do procedimento, recomenda-se desinfetá-los com antissépticos.
- O plantio de pimenta não é realizado se a altura do arbusto for inferior a 20-30 cm, o que pode afetar negativamente o crescimento e a frutificação.
- Você não pode formar um arbusto se estiver doente. Por causa disso, ele pode morrer.
- Não é recomendado plantar pimentões se eles forem plantados de forma muito esparsa. A distância entre cada arbusto deve ser de no mínimo 25 cm, os arbustos que não possuem outras plantas próximas devem ficar com uma vegetação densa.
Técnicas Básicas
Durante a formação das plantas, são utilizadas três técnicas principais.
Cobertura
A pinça é feita para interromper o processo de crescimento e direcionar todos os nutrientes para os frutos jovens. Beliscar é obrigatório. Caso contrário, todos os elementos úteis serão gastos no desenvolvimento de enteados, brotos laterais e folhas.
Enteado
Os arbustos são pinçados para fornecer nutrientes aos frutos. É necessário remover apenas os enteados que cresceram até 4-5 cm.
Aparar
A poda é feita quando aparece um grande número de brotos desnecessários. Após a poda, permanecem na planta apenas alguns dos caules mais desenvolvidos, que ficam distantes uns dos outros.
Estágios de formação
O processo de plantio de pimentão em campo aberto é realizado em várias etapas. Recomenda-se usar uma ferramenta limpa e não enferrujada.
botão da coroa
Mudas jovens de pimentão têm um caule, mas com o tempo a planta começa a ramificar e novos aparecem. No ponto onde se formam novos ramos, forma-se a primeira flor. Muitas vezes é chamado de botão da coroa.A essência da primeira etapa da formação é a sua remoção. Isso é feito para acelerar o desenvolvimento da cultura.
Às vezes, vários desses botões aparecem nos arbustos ao mesmo tempo. Neste caso, você terá que se livrar de todas as flores para que a pimenta da estufa possa se ramificar bem.
Este procedimento é realizado mesmo que os botões tenham surgido antes do plantio do pimentão em campo aberto.
Fotos extras
A segunda etapa de formação é realizada após o crescimento das primeiras 10 folhas no arbusto. Neste caso, todos os ramos desnecessários são retirados dos pimentões da estufa e restam apenas alguns brotos que foram formados pela bifurcação da gema principal. Os ramos fracos são encurtados - o ponto de crescimento superior é removido deles. Todos os brotos restantes formarão a base de uma pimenta adulta.
Depois de remover o excesso de caules, os pimentões devem ser observados por várias semanas. Com o tempo, os brotos começarão a se ramificar e um novo botão aparecerá em cada um deles. Eles também podem se formar em entrenós. Os botões que estão ali devem ser removidos imediatamente.
De todas as novas hastes, você precisa escolher a mais forte e se livrar das demais. Isso é feito para melhorar o fornecimento de nutrientes aos ovários. Esta operação deve ser realizada após cada ramificação da bucha. Se os brotos fracos não forem removidos em tempo hábil, a planta começará a enfraquecer gradualmente.
Após completar a segunda etapa, o arbusto podado não deverá ter mais que 25 ovários.
Brotos estéreis
Depois de remover todo o excesso de caules, o arbusto de pimentão em campo aberto ou em estufa começa a se desenvolver rapidamente. Com o tempo, começam a aparecer brotos vazios nas plantas, que terão que ser eliminados.Aparecem na parte inferior do arbusto, não muito longe da ramificação do caule principal.
Além disso, nesta fase, os pimentões da estufa ficam cobertos por folhas extras, que não participam da alimentação dos ovários e criam sombra adicional. Além disso, às vezes aparecem folhas danificadas, devido às quais a planta desenvolve várias doenças.
Se você não remover o excesso de folhas em tempo hábil, o rendimento da pimenta começará a diminuir seriamente. Para fazer isso, é recomendável seguir o seguinte esquema:
- As folhas do caule principal só precisam ser aparadas depois de atingirem o estágio de maturação técnica. Não mais do que duas folhas são removidas por vez.
- A segunda retirada deve ser realizada após a formação do segundo cacho de pimentões.
- A última etapa de retirada das folhas é realizada 1 a 2 meses antes de os frutos estarem totalmente maduros.
Cobertura
Para formar frutos doces e grandes, os arbustos terão que despender muito esforço, que muitas vezes é gasto na manutenção de ovários novos e desnecessários. A maioria dos jardineiros novatos comete o mesmo erro - eles deixam muitos ovários que os arbustos não conseguem alimentar.
Numa fase tardia do desenvolvimento da pimenta, muitas flores novas aparecem. Porém, não aumentam a produtividade, apenas enfraquecem os frutos recém-formados. É por isso que se realiza a quarta etapa da formação do arbusto, durante a qual são pinçados os pontos de crescimento de todos os ramos. Graças a isso, a planta gasta toda a sua energia no desenvolvimento de novos pimentões.
Conclusão
Para entender como formar pimentões em estufa ou em campo aberto, você precisa se familiarizar com algumas recomendações. Um vídeo também ajudará na formação de pimentões em estufa, com o qual você poderá se familiarizar com as características desse processo.