Hidroponia é um método de cultivo de plantas sem solo, usando um ambiente criado artificialmente que fornece às plantas os suplementos minerais e nutrientes necessários. Portanto, os tomates cultivados em hidroponia não são de forma alguma inferiores em qualidade aos seus equivalentes cultivados no jardim.
No inverno, é preciso se contentar com os tomates comprados, cuja qualidade muitas vezes deixa muito a desejar. E às vezes você quer se deliciar com um tomate fresco e aromático direto do mato. A hidroponia será uma salvação para todos os amantes de vegetais frescos.Devido ao sistema radicular raso dos tomates, eles são ideais para cultivo por este método. A hidroponia permitirá que você cultive tomates em casa, mesmo quando está frio lá fora.
O que você precisa para crescer
Cultivar tomates em hidroponia é uma tarefa difícil e trabalhosa, mas você pode lidar com isso mesmo sem experiência. É importante comprar tudo o que você precisa ou construir você mesmo o sistema com os materiais disponíveis.
- Recipientes: externos – maiores e internos – menores.
- O substrato para recipientes internos pode ser qualquer coisa: perlita, lascas de coco, brita, argila expandida, musgo, areia grossa ou lã mineral.
- É aconselhável equipar os recipientes internos com indicador de nível de líquido.
- Você pode adquirir uma solução nutritiva para recipientes externos pronta ou prepará-la você mesmo.
- Um indicador de condutividade elétrica que pode ser usado para medir a concentração de nutrientes de uma solução.
- Iluminação: Para o desenvolvimento normal, os tomates precisam de muita luz, por isso é imperativo fornecer às plantas fontes de luz adicionais. Lâmpadas ultravioletas ou fluorescentes devem ser instaladas em casa.
- Um sistema hidropônico pode ser equipado com irrigação por gotejamento, inundação gradual ou técnica de camada de nutrientes.
Como fazer você mesmo um sistema
Em primeiro lugar, é necessário preparar recipientes com 15 cm de profundidade, que podem ser feitos cortando a tampa de garrafas plásticas de cinco litros. No fundo de cada “panela” é necessário fazer furos para drenar o excesso de umidade. Os recipientes prontos devem ser desinfetados com solução de cloro, bem enxaguados e secos. Após todas as manipulações, o substrato deve ser despejado em recipientes plásticos.
Agora você precisa de um palete no qual os contêineres serão colocados.Para simplificar e facilitar o cuidado com as plantas, o estande deve ser colocado a meio metro do chão. É importante manter alguma distância entre o suporte e o fundo dos recipientes. Isso permitirá que o sistema radicular receba nutrição e oxigênio na quantidade necessária.
Em seguida, você precisa configurar a irrigação. Para isso, coloque um recipiente aberto (por exemplo, um balde) sob o palete e preencha-o com uma solução nutritiva, que escorrerá para potes plásticos, e o excesso será devolvido ao recipiente sob o palete. Para construir um sistema de irrigação completo, você pode usar uma bomba especial ou bomba de aquário.
O sistema está pronto, você pode plantar mudas em vasos improvisados.
Solução nutritiva
Para o tomate, uma solução nutritiva pode ser adquirida pronta ou você pode comprar todos os ingredientes e preparar você mesmo a mistura com fertilizantes complexos. Ao preparar a mistura, é necessário manter a dosagem exata em gramas. Já uma solução de baixa qualidade pode danificar as plantas e até destruí-las.
A composição nutricional do tomate deve ser constantemente verificada quanto à acidez e condutividade elétrica.
- A acidez é determinada pelo fator pH, que deve estar na faixa de 6,0 a 6,3. Para aumentar o nível de acidez, recomenda-se adicionar hidróxido de potássio à solução e, para diminuí-lo, ácido fosfórico.
- Além disso, a solução nutritiva deve conter uma condutividade elétrica de 1,5 a 3 mS. Com o tempo, o nível começará a diminuir e quando ultrapassar os limites permitidos, a solução deverá ser substituída ou atualizada adicionando os elementos que faltam.
Para facilitar o acompanhamento de tudo, você precisa fazer anotações diárias. A hidroponia é uma ciência, uma ciência exata, difícil no início, mas extremamente fascinante.
Seleção de variedades
A variedade escolher depende principalmente das preferências de gosto, já que o método hidropônico não abre exceções. Mas para obter um rendimento maior, na hora de escolher uma variedade, deve-se levar em consideração as recomendações de cultivo. Portanto, será mais fácil cultivar variedades de tomates de maturação precoce e que gostam de calor.
Tecnologia crescente
O cultivo do tomate é um processo passo a passo e o método hidropônico também segue essa regra.
- Ao cultivar tomates hidroponicamente, os agrônomos recomendam semear as sementes em um tampão esponjoso especial para mudas. Graças à sua excelente capacidade de drenagem, a cortiça fornecerá oxigénio suficiente aos rebentos. E depois de uma semana, quando os brotos começarem a esticar, os plugues podem ser colocados nas laterais, o que permitirá que os brotos fiquem mais fortes e formem um poderoso sistema radicular. Como último recurso, em vez da rolha, pode-se usar algodão embebido em solução nutritiva.
- Após 7 a 10 dias, quando as primeiras folhas verdadeiras se formarem nas mudas cultivadas, elas devem ser transplantadas para cubos de esponja maiores e cultivadas dessa forma por mais três semanas.
Nesse caso, a cada dois dias as plantações precisam ser regadas com uma mistura de nutrientes, além de monitorar a iluminação e a temperatura. Os tomates são muito sensíveis à luz. A pouca luz pode fazer com que a planta se estique, afinando os caules e diminuindo a produtividade. Portanto, na fase inicial de desenvolvimento, as mudas necessitam de iluminação adicional. E a temperatura do ar deve ser de + 20-22 graus.
- Após três semanas, os cubos de mudas devem ser bem umedecidos e colocados em uma bandeja em forma de xadrez. A bandeja deve ser cuidadosamente lavada e tratada previamente com solução de cloro.
- Em seguida, os brotos cultivados são transplantados diretamente para o sistema hidropônico, onde serão posteriormente cultivados. Neste caso, deve-se observar o intervalo entre as plantas, para que nenhum arbusto fique sem luz. O ideal é destinar uma área de 0,9 a 1,2 metros quadrados para cada muda. m.
- Crescer na ausência de solo priva o tomate de apoio. Portanto, mesmo as variedades de baixo crescimento, que atingem 20 cm de altura, precisam ser amarradas.
- Se o tomate for cultivado em casa, durante o período de floração intensa é necessária a polinização artificial das plantas. Para isso, é conveniente usar uma escova macia ou uma escova de dente elétrica como ventilador. Se o método hidropônico for usado para cultivar tomates em uma estufa, será necessário fornecer acesso a insetos.
- Após a mudança para residência permanente, os arbustos jovens devem estender o horário de verão para 15 horas por dia e durante a floração ativa aumentar para 20 horas. Quando os tomates começam a amadurecer, o horário de verão pode ser reduzido para 15-17 horas, mas é importante garantir que a temperatura não desça abaixo de + 28 graus.
Vantagens e desvantagens
O método hidropônico tem vantagens e desvantagens. Entre as vantagens qualitativas estão:
- permite que você cultive seus vegetais favoritos em casa;
- economiza espaço, tempo e fertilizantes;
- fornece controle completo sobre o desenvolvimento da planta;
- rápido crescimento e alto rendimento de tomates.
Quanto aos contras:
- em primeiro lugar, o elevado custo dos consumíveis e equipamentos;
- Você não pode prescindir da teoria, é preciso estudar cuidadosamente a tecnologia;
- Muito tempo é gasto no plantio de plantas e no monitoramento diário do estado da solução nutritiva.
Além disso, continua a existir o risco de doenças e pragas.Mas com a abordagem certa, o cultivo de tomates usando hidroponia pode tornar a vida de um ávido produtor de vegetais muito mais fácil.