Para obter altos rendimentos de tomate, os jardineiros usam vários métodos de cultivo de plantas. Cada método tem sua própria técnica individual. Mas, independentemente da escolha, é extremamente difícil cultivar arbustos vegetais fortes sem mudas. Para obter mudas fortes e com sistema radicular bem desenvolvido, é necessário um revestimento de filme, que deverá ser removido das mudas em tempo hábil.
Finalidade do revestimento de filme
O revestimento de filme é a estrutura mais simples para proteger o solo de fatores negativos externos. Ele está localizado na superfície das caixas durante o cultivo de mudas em casa.
Devido à estrutura do revestimento do filme, o seguinte microclima é criado dentro da moldura:
- temperatura ideal do ar;
- umidade constante do solo;
- boa iluminação.
Esses fatores favoráveis têm um bom efeito na germinação, crescimento e desenvolvimento das mudas. E também estas condições permitirão no futuro prolongar o período de cultivo das plantas e proporcionar-lhes uma boa imunidade a diversas doenças.
Vale a pena prestar atenção: o abrigo polimérico é um elo de curto prazo entre a germinação das sementes e um certo crescimento das mudas.
Usando e removendo filme
Antes de começar a cobrir as caixas com filme, primeiro você precisa plantar as sementes. A semeadura é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Solo fértil é colocado em caixas pré-preparadas medindo 24x35 cm e 7-9 cm de altura.
- Utilizando meios improvisados, são feitos sulcos com cerca de 1 cm de profundidade.
- As sementes de tomate são colocadas em cada ranhura a uma distância de 1 cm uma da outra.
- O material de plantio é derramado por gotejamento e as sementes são preenchidas com solo solto e peneirado.
Assim semeadas, as caixas são cobertas com filme plástico e guardadas em local escuro e com temperatura constante de + 25 graus.
Após 3-5 dias, quando aparecem as primeiras mudas, recomenda-se deslocar as caixas para um local bem iluminado. O melhor local para posterior germinação das sementes é considerado o parapeito de uma janela, onde a temperatura diurna varia entre +22 graus e a temperatura noturna fica em torno de +16 - + 18 graus. Ao mesmo tempo, não é recomendável retirar a película até que as sementes estejam completamente germinadas.
Quando as caixas estiverem cobertas com mudas densas, você pode começar a endurecer as mudas.Para isso, ao longo de 1 semana, o filme é aberto gradativamente. Todos os dias você precisa aumentar o intervalo de tempo de endurecimento. Após 10 dias, após o plantio das sementes, o filme pode ser totalmente retirado das caixas.
Dicas para cultivar mudas sob filme
Para que as sementes de tomate germinem suavemente e as mudas jovens se desenvolvam bem, é necessária alta umidade do solo e do ar. À menor diminuição da umidade, as plantas jovens podem morrer. Portanto, antes de cobrir a caixa com filme, é recomendável regar bem o solo com água morna, mas ao mesmo tempo tentar não inundar o solo. Após 1 semana, se for observado ressecamento ao inspecionar o solo, pode-se derramar uma vez com água morna. Neste caso, a próxima irrigação deve ser realizada em intervalos de vários dias.
Importante: Ao cultivar mudas de tomate, o solo não deve secar. Isso se justifica pelo fato das raízes da planta estarem localizadas na camada superior do solo, portanto, se estiver muito seco, as plantas simplesmente morrerão.
Seleção de revestimento de filme
Hoje, o mercado consumidor oferece diversos tipos de filmes para cobertura de mudas. Cada produto tem suas próprias características de desempenho distintas.
Mas, apesar da variedade de tipos, é mais racional escolher um material que atenda aos seguintes indicadores:
- Facilidade. Quanto menos o filme pesar, menos ele cederá devido à condensação.
- Condutividade luminosa. Para que as plantas recebam luz suficiente, a condutividade luminosa do filme deve ser de cerca de 80%.
- Resistência à radiação UV. Essas qualidades permitirão economizar calor nas caixas e proteger as mudas das queimaduras solares.
- Amizade ambiental.O produto de cobertura deve ser constituído apenas por material ecológico.
Em relação à umidade, é melhor escolher um filme hidrofílico. Nesse caso, a condensação não se acumulará e pingará da superfície do revestimento para as mudas, mas escorrerá pelas paredes das caixas.
Assim, tendo considerado a finalidade da cobertura do filme, você pode constatar por si mesmo que esta é uma opção bastante racional para a obtenção de mudas fortes. Mas, como a prática tem mostrado, o filme das caixas deve ser retirado em um determinado período, caso contrário as plantas jovens podem ser danificadas pelo excesso de umidade ou solo seco.