A presença de arbustos de groselha rosa em canteiros de jardins é uma ocorrência rara. Essa cultura surgiu há relativamente pouco tempo, mas já ganhou popularidade entre os jardineiros. Apesar da sua tenra idade, diversas variedades desta cultura foram desenvolvidas até à data, cada uma das quais caracterizada por maior resistência à geada e facilidade de cuidado.
- Características da groselha rosa
- Classificação e descrição das melhores variedades
- Lyubava
- maravilhoso
- Rossoshanskaia
- Cadeira Rosa
- Pérola rosa
- Pulando
- Rosa holandês
- Rosa moscatel
- Características do plantio de groselha
- Seleção de mudas
- Selecionamos o local ideal
- Preparando o solo e cova de plantio
- Tecnologia e tempo de plantio
- Requisitos de cuidados
- Regar e fertilizar
- Formação de arbusto
- Tratamento preventivo contra insetos e pragas
- Características de propagação da cultura
Características da groselha rosa
A groselha rosa é uma subespécie de beleza. Portanto, a descrição e as características de ambas as culturas são semelhantes. Esta variedade possui as seguintes características:
- o peso dos bagos varia entre 0,4-1 gramas;
- os frutos não apresentam o azedume característico da groselha;
- os bagos são brancos ou rosa pálido, com tonalidades amareladas;
- O formato do fruto é redondo, mas às vezes alongado.
A groselha rosa produz uma colheita precoce ou média. De um arbusto adulto é possível colher até 7 quilos de frutas silvestres.
As groselhas são resistentes à geada, por isso mesmo as plantas jovens toleram bem o frio. As bagas contêm toda uma gama de vitaminas e microelementos úteis, que são retidos na fruta até que ocorram temperaturas abaixo de zero.
Classificação e descrição das melhores variedades
Existem diversas variedades de groselha rosa. As variedades populares entre os jardineiros incluem o seguinte:
- Lyubava;
- Maravilhoso;
- Rossoshanskaya;
- Cadeira Rosa;
- Pérolas rosa;
- Saltador;
- Rosa holandês;
- Rosa moscatel.
Cada uma das variedades acima tem suas próprias vantagens, que merecem consideração separada.
Lyubava
A variedade proporciona uma colheita abundante. Ao contrário de outras variedades da cultura, os frutos da Lyubava apresentam leve acidez. Esta variedade híbrida tolera bem as geadas e a seca e dá frutos regularmente.
maravilhoso
Os primeiros frutos maduros desta variedade no mato aparecem no início do verão. O tamanho do fruto ultrapassa 1 centímetro. Tal como no caso de Lyubava, os frutos maravilhosos têm um sabor adocicado com um ligeiro azedume.Um arbusto produz até 9 quilos de colheita, para isso é necessário cultivar a cultura em áreas bem aquecidas e ensolaradas.
Rossoshanskaia
A groselha Rossoshan produz uma colheita no meio do verão. Os arbustos são caracterizados por um crescimento rápido e por isso a cultura requer podas regulares. Ao mesmo tempo, os ramos não engrossam muito. Em média, é possível colher até 6 quilos de frutas vermelhas com polpa suculenta de um arbusto.
Cadeira Rosa
A variedade Rose Chair é recomendada para cultivo em áreas ensolaradas e com solo leve. Nessas condições, a planta permite colher até 5 quilos de frutos, de tamanho pequeno (até 0,8 gramas). A copa desta variedade de groselha rosa é ligeiramente espalhada. O mato produz sua primeira colheita na segunda metade do verão.
Pérola rosa
A groselha desta variedade atinge tamanho médio e produz mais de 7 quilos de frutos grandes e suculentos sem acidez por temporada. A planta tolera bem os períodos de seca devido ao seu sistema radicular ramificado. A copa fica mais espessa, graças ao qual novos brotos protegem as groselhas das queimaduras solares.
Pulando
A variedade, que atinge tamanho médio durante o crescimento, foi criada por criadores bielorrussos. Essa variedade de cultura é considerada a mais resistente a doenças fúngicas. Bagas coloridas aparecem no mato em meados de julho.
Rosa holandês
Uma variedade de groselha grande e de maturação tardia. A altura do arbusto chega a 1,5 metros. Os frutos são grandes e não toleram armazenamento a longo prazo. De uma roseira holandesa você pode colher até 9 quilos de colheita.
Rosa moscatel
Os frutos da groselha rosa desta variedade apresentam aroma de noz-moscada. A planta produz um rendimento constante quando cultivada em áreas ensolaradas com solos argilosos ou arenosos.Os frutos desta variedade caracterizam-se por uma rica cor carmesim.
Características do plantio de groselha
A groselha rosa é considerada uma planta despretensiosa, por isso o plantio geralmente não causa problemas.
Seleção de mudas
Na escolha das mudas, recomenda-se dar preferência às culturas com 1 ou 2 anos (o comprimento dos brotos varia de 25 a 30 centímetros), adaptadas às condições específicas de cultivo (região). Antes de comprar uma colheita, você deve inspecionar o sistema radicular. Não se deve comprar mudas com brotos danificados ou podres. No caso de transporte de longo prazo, a cultura é colocada em água 2 a 3 dias antes do plantio.
Selecionamos o local ideal
A groselha rosa produz uma colheita estável quando cultivada em áreas ensolaradas e protegidas de ventos fortes. Recomenda-se plantar a planta em solos argilosos com reação neutra ou levemente ácida. Após o plantio em áreas frequentemente pantanosas, o sistema radicular da cultura apodrece rapidamente.
Preparando o solo e cova de plantio
Recomenda-se primeiro desenterrar o canteiro, retirando o mato. 2-3 semanas antes do plantio das mudas, estrume, cinza de madeira, composto ou fertilizantes com potássio e fósforo devem ser adicionados ao solo.
O tamanho da cova da planta é determinado em função do desenvolvimento do sistema radicular. Em média, os buracos são cavados com 0,5 metros de profundidade e largura.
Tecnologia e tempo de plantio
Recomenda-se plantar groselhas na primeira metade do outono. Durante esse período, a planta terá tempo de ficar mais forte antes do início da geada.
As mudas são plantadas em covas preparadas em um ângulo de 45 graus e a uma distância de 1 metro uma da outra. O pescoço deve ser aprofundado em 5 a 7 centímetros.Isso permitirá que as groselhas formem a copa desejada e aumentem o rendimento do arbusto. Após o plantio, o solo ao redor da planta é compactado e abundantemente umedecido.
Ao final das manipulações, o arbusto é podado de forma que não restem mais do que três botões. Depois disso, o solo é coberto com turfa ou palha. Este procedimento deve ser repetido três dias depois.
Requisitos de cuidados
A maioria das variedades de groselha resiste aos efeitos negativos do ambiente externo. Porém, sem os devidos cuidados, a planta morrerá.
Regar e fertilizar
A planta requer bastante umidade. No período de seca, cada arbusto deve ser regado semanalmente, utilizando até 50 litros de água, e as groselhas devem ser pulverizadas. Após esse tratamento, o solo deve ser solto.
Para fertilizar a cultura são utilizados fertilizantes orgânicos e nitrogênio-potássio-fósforo, que são aplicados no máximo quatro vezes ao ano: na primavera, durante a floração e postura dos frutos e após a colheita.
Formação de arbusto
Recomenda-se podar a groselha pouco antes da geada ou no início da primavera. Todos os anos devem ser retirados galhos velhos e secos, não deixando mais de 15 brotos no arbusto. Após este tratamento, é necessário revestir as áreas cortadas com verniz de jardim.
Tratamento preventivo contra insetos e pragas
Para prevenir a infecção, os arbustos são tratados com água fervente na primavera. Se forem encontradas folhas afetadas, elas serão removidas. Se aparecerem insetos parasitas no arbusto, a planta deve ser tratada com inseticidas.
Características de propagação da cultura
Esta cultura se propaga dividindo o arbusto ou por camadas jovens. No segundo caso, os brotos são pressionados contra o solo.Assim que as mudas criam raízes em um novo local, a planta é desenterrada e replantada.
A cultura também é propagada por estacas e sementes. A primeira opção é a mais simples. Novas mudas precisam ser cortadas do arbusto no início da primavera e plantadas em um novo local, aprofundando 4 ou mais botões no solo. Depois disso, a planta é regada e coberta com cobertura morta.