Entre as ameixas encontram-se nativas de países estrangeiros que se enraízam bem nas nossas latitudes e produzem elevados rendimentos. Uma das variedades que se destacam é a Mirabelle, que combina as características da ameixa e da cereja. Possui diversas variedades, permitindo escolher a cultura adequada para qualquer região.
- Descrição geral e características da ameixa Mirabelle
- Principais vantagens e desvantagens
- Como cultivar ameixas corretamente
- Selecionando um local
- Seleção e preparação do solo
- Processo de plantio
- Cuidados adicionais com a colheita
- Rega
- Cobertura
- Afrouxamento e cobertura morta
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Colheita
- Regras de armazenamento
Descrição geral e características da ameixa Mirabelle
Árvore compacta de tamanho médio, com até 2 m de altura, formando uma copa larga e extensa.A casca do tronco e dos galhos apresenta tonalidade cinza claro. As folhas ovais são verde-escuras e enrugadas.
Os frutos são pequenos, redondos, com casca densa e amarela e grande número de pontos laranja na superfície. O peso de uma fruta é de 35 g, a polpa é densa, levemente suculenta, macia e de sabor adocicado. A polpa contém um osso achatado, oval e facilmente destacável.
Várias variedades desta ameixa colunar foram desenvolvidas. Mais populares entre os jardineiros são Mirabell de Nancy e Mirabell de setembro. A safra começa a frutificar no 4º ao 5º ano. A colheita é realizada em agosto ou setembro.
Principais vantagens e desvantagens
Os segredos pelos quais a variedade de ameixa Mirabelle conquista os jardineiros residem nas seguintes qualidades:
- rendimento, cada árvore produz até 15 kg;
- resistência ao gelo, pode suportar temperaturas abaixo de 30 graus;
- resistência de variedades a diversas doenças;
- versatilidade de propósito;
- transportabilidade.
As desvantagens da variedade de ameixa Mirabelle incluem:
- autoesterilidade;
- curta vida útil da árvore.
Como cultivar ameixas corretamente
O plantio de ameixa é um procedimento importante do qual depende a qualidade e a quantidade da colheita. É necessário tratá-lo com especial cuidado, tendo estudado todos os conselhos de jardineiros experientes.
Selecionando um local
Ao escolher um local, dê preferência aos lados sul ou sudoeste do local. Os raios solares devem incidir sobre a árvore frutífera ao longo do dia. A planta deve ser protegida de ventos fortes. É necessário evitar áreas baixas e úmidas com lençóis freáticos próximos. Também é importante manter uma distância de 3-4 m das árvores próximas.
Seleção e preparação do solo
As principais características do solo são o valor nutricional, a frouxidão e a ausência de ambiente ácido.Antes de plantar, é necessário preparar a área selecionada escavando-a. Se o solo for ácido, use cinza de dolomita, 600 g por 1 m2.
Processo de plantio
De acordo com a descrição da variedade, as mudas da ameixa colunar Mirabelle podem ser plantadas tanto na primavera quanto no outono.
Algoritmo de pouso:
- Cave um buraco medindo 70 x 70 x 60 cm.
- Equipar a cova com uma mistura de solo contendo turfa, húmus com adição de minerais como superfosfato e potássio.
- Abaixe a muda na cova de plantio para que o colo da raiz permaneça acima do nível do solo; o não cumprimento desta regra levará ao aquecimento da casca e à interrupção do fluxo de seiva.
- Cubra com terra sem adubo, sacudindo a planta para evitar a formação de vazios.
- Despeje água na proporção de 2 baldes por muda e cubra o círculo do tronco da árvore com turfa.
No plantio no outono, é necessário enterrar a muda em ângulo para que no inverno a cobertura de neve a cubra completamente, protegendo-a do frio.
Cuidados adicionais com a colheita
O cultivo da ameixa colunar Mirabelle requer cuidado e manutenção. Desde o início, a cultura necessita de rega, fertilização, poda adequada e outras práticas agrícolas importantes de alta qualidade.
Rega
Um passo importante no cuidado da colheita é regar regularmente uma vez por mês durante a estação de cultivo. Durante a estação seca, a quantidade de irrigação deve ser aumentada.
Cobertura
A ameixa Mirabella responde à alimentação. Da primavera ao outono, fertilize a planta com uréia, utilizando 50 g da substância para cada 10 litros de água. Cada árvore deverá receber 2 litros de solução.
Para estimular o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, é necessário alimentá-lo com uma solução de “Heteroauxina” no segundo ano de vida da cultura.Além disso, na luta pela colheita, regue a árvore aplicando chorume ou salitre na quantidade de 1 colher de sopa. eu. para 10 litros de água.
Afrouxamento e cobertura morta
Recomenda-se afrouxar e cobrir o círculo do tronco da árvore conforme necessário. O procedimento garantirá o fluxo de ar para o sistema radicular da planta e tornará o solo leve e poroso. Uma camada de cobertura morta protegerá o solo de ser lavado pela água durante a rega, reterá a umidade e evitará o desenvolvimento de ervas daninhas.
Aparar
A ameixa Mirabelle colunar não necessita de poda e formação de copa, pois não possui brotos laterais. Deve-se fazer podas sanitárias, retirando galhos doentes, secos e danificados. Você também deve aparar o topo da árvore em caso de congelamento grave.
Preparando-se para o inverno
As ameixeiras jovens da variedade Mirabelle são muito sensíveis às geadas, pois não têm tempo de endurecer após o plantio. Se o inverno estiver com neve, você pode instalar uma folha de ardósia perto da planta e polvilhar neve de vez em quando. Este projeto protegerá tanto de baixas temperaturas quanto de roedores. Esperando um inverno sem neve, cubra a árvore jovem com ramos de abeto ou uma camada de serragem.
Doenças e pragas
A variedade de ameixa Mirabelle demonstra resistência a doenças. Mas se a planta carece de nutrientes, umidade ou sofreu geadas, ela pode ser atacada por pragas: pulgões, mosca-da-ameixa e mariposa. Portanto, para evitar que a árvore se torne o centro de um aglomerado de pragas, é necessário tomar medidas de proteção com meios especiais e organizar os cuidados adequados.
Colheita
Os frutos da variedade Mirabelle são colhidos em agosto. Colheita em tempo seco. As ameixas destinadas ao transporte e armazenamento devem ser colhidas junto com os caules.Você precisa começar a coletar dos galhos inferiores e depois dos superiores. No processo, tente não esmagar os frutos e não danificar a camada cerosa e o pedúnculo.
Regras de armazenamento
Para evitar que a colheita estrague durante o armazenamento, é necessário manter uma temperatura de 0 a 2 graus e uma umidade de pelo menos 85%. Armazene as frutas em caixas de madeira ou bandejas baixas cobertas com papel.
É melhor comer imediatamente ameixas frescas que não serão armazenadas ou processá-las em preparações caseiras de inverno.
A variedade de ameixa Mirabelle é perfeita para cultivo em quaisquer condições climáticas. Suas principais vantagens são a robustez invernal, a frutificação abundante e a facilidade de cuidado, que garantem uma demanda considerável por esta cultura em muitos países.