As donas de casa que costumam conservar pepinos muitas vezes descobrem que eles ficam mais macios em potes. É recomendável que você se familiarize com antecedência com o motivo pelo qual os picles amolecem em uma jarra e como corrigir esse problema.
- Por que os pepinos em uma jarra ficam moles e estragam depois de um tempo?
- Erros durante a esterilização
- Violação de aperto
- Efeitos das enzimas pectolíticas
- Preparação incorreta de salmoura
- Erros ao colocar pepinos
- Pepinos de má qualidade
- Armazenamento inadequado
- Por que os pepinos ficam vazios por dentro quando em conserva?
- Usando frutas maduras
- Armazenamento de longo prazo
- Processo de cozimento demorado
- Por que os pepinos em potes encolhem?
- Como evitar que problemas ocorram?
- Conclusão
Por que os pepinos em uma jarra ficam moles e estragam depois de um tempo?
Muitas donas de casa ficam insatisfeitas porque seus pepinos em barril perdem a força e não ficam crocantes. Na maioria das vezes, esse problema ocorre quando os vegetais são fermentados incorretamente ou devido ao mau tratamento com água fria. No entanto, existem outras razões para os pepinos amolecerem.
Erros durante a esterilização
Os vegetais muitas vezes perdem a elasticidade se forem conservados em recipientes não esterilizados. Portanto, donas de casa experientes recomendam tratar cuidadosamente todos os recipientes com água fervente antes de usar. Se potes de vidro forem usados para conservar pepinos, eles serão tratados com vapor.
Para isso, coloque uma panela com água no fogão a gás e leve para ferver. Em seguida, é instalada uma malha no topo, sobre a qual os potes são colocados de cabeça para baixo. O processamento do contêiner deve durar de 20 a 25 minutos.
Violação de aperto
Não é segredo que, na hora da decapagem, todos os pepinos são colocados em potes de um ou três litros, bem fechados com tampas especiais. Às vezes as pessoas não fecham as tampas corretamente e isso permite a entrada de ar. Aos poucos, por conta disso, as tampas começam a inchar e os vegetais de dentro estragam. Portanto, é recomendável verificar regularmente os frascos para garantir que não inchem.
Efeitos das enzimas pectolíticas
Às vezes, os fungos entram no recipiente onde estão os pepinos em conserva, o que leva à formação de ácido péctico e pectina. Isto faz com que os vegetais no seu interior percam a elasticidade e comecem a deteriorar-se.
Para evitar que o picles estrague, você terá que fazer o seguinte:
- remova o mofo;
- despeje a salmoura em uma panela;
- adicione sal a gosto;
- ferva o líquido;
- despeje a marinada fervida de volta.
Preparação incorreta de salmoura
Pessoas que nunca fizeram picles costumam cometer erros ao enlatar e preparar a marinada. Erros comuns incluem o seguinte:
- Sal insuficiente. Recomenda-se usar 50-60 gramas de sal por frasco de litro.
- Falta de vinagre. Se os vegetais forem enrolados em um recipiente de três litros, use 60-70 mililitros de mistura de vinagre.
- Fermentação longa. Os pepinos devem fermentar por 3-4 dias.
Erros ao colocar pepinos
Há casos em que os pepinos amolecem devido à colocação inadequada nos recipientes. Os pepinos devem ser empilhados de forma que fiquem bem ajustados uns aos outros. É melhor conservá-los em potes de três litros.
Não se deve usar recipientes muito grandes, pois o aumento da pressão neles faz com que os frutos do pepino fiquem mais macios.
Pepinos de má qualidade
Às vezes, os picles ficam sem gosto devido ao uso de vegetais de baixa qualidade ou estragados. Existem várias recomendações que são levadas em consideração na escolha das frutas:
- os pepinos devem ser pequenos, com 5 a 7 centímetros de comprimento;
- a casca dos vegetais não deve ser muito densa;
- Você precisa escolher pepinos sem danos ou sinais de apodrecimento.
Armazenamento inadequado
Às vezes, os picles estragam devido ao armazenamento inadequado no inverno. O ácido láctico, que é um conservante, é rapidamente destruído sob a influência de temperaturas elevadas. Portanto, os especialistas aconselham manter picles em porões, onde a temperatura não ultrapasse 10-15 graus.
Por que os pepinos ficam vazios por dentro quando em conserva?
Algumas donas de casa se deparam com o fato de que, depois de enlatados, os pepinos se transformam em vegetais amolecidos e vazios por dentro.
Usando frutas maduras
Pode aparecer vazio dentro da fruta devido ao enlatamento de vegetais maduros demais. Os frutos maduros do pepino espalham-se e deterioram-se com o tempo. Portanto, é necessário escolher pepinos verdes e elásticos, em cuja superfície não haja manchas amareladas ou escurecimentos.
Armazenamento de longo prazo
Às vezes, os frutos do pepino se dissolvem e sua polpa interna se transforma em geleia. Este problema ocorre porque o sal de decapagem fica armazenado por muito tempo na adega. Os vegetais salgados não podem ser armazenados por mais de 2 a 4 anos, após os quais é melhor jogá-los fora, pois começam a estragar.
Processo de cozimento demorado
Para evitar que pepinos em conserva se transformem em mingau, não atrase o processo de preparo. O processo de decapagem de vegetais dura de 2 a 4 dias. No entanto, algumas pessoas decidem fermentá-los durante 10-12 dias. Você não deve fazer isso, pois um tempo de cozimento tão longo pode estragar as frutas.
Por que os pepinos em potes encolhem?
Outro problema que muitas donas de casa enfrentam é que os vegetais enlatados enrugam.
Pepinos murcharam pelos seguintes motivos:
- a água utilizada para a salga é muito macia;
- muito sal foi adicionado à marinada;
- Frutos secos foram selecionados para decapagem.
Como evitar que problemas ocorram?
Para evitar que os pepinos amoleçam, você deve seguir as seguintes recomendações:
- escolha variedades de pepino adequadas para enlatados;
- não use frutas estragadas;
- guarde picles na adega;
- Siga as regras para enlatar vegetais.
Conclusão
Pessoas que amam conservas de inverno costumam encontrar picles macios.Para evitar que as frutas estraguem rapidamente no futuro, você precisa se familiarizar com os motivos da deterioração dos pepinos e dicas para eliminar esse problema.