O tipo lixiviado de chernozem é formado em zonas de estepe florestal. Está predominantemente localizado sob vegetação de estepe campestre e tem ampla distribuição. Este tipo de solo pode conter até 10% de húmus. O solo é considerado muito fértil, mas requer alimentação adicional com potássio e fósforo. O solo pode ser utilizado para o cultivo de hortaliças e frutas.
Descrição e características
Este tipo de solo é formado sob estepes de prados com cereais e gramíneas, que se localizam em zonas de estepe florestal. Hoje, essas áreas são aradas em quase todos os lugares.A topografia deste tipo de chernozem alterna entre terras altas, nas quais os processos erosivos se desenvolvem significativamente, e planícies localizadas em terras baixas. As rochas formadoras de solo dominantes incluem loess, solos semelhantes a loess e tipos pesados de solo argiloso.
O perfil do solo é caracterizado pela seguinte estrutura morfológica:
- O horizonte do húmus é cinza escuro ou preto acinzentado. É caracterizado por uma estrutura granular pronunciada ou granular protuberante. O solo apresenta textura solta e transição gradual. Neste caso, é possível determinar o limite inferior pelo escurecimento geral ou pela formação de inclusões marrons entre as línguas de húmus.
- Horizonte de húmus cinza escuro com tonalidade marrom e cor irregular. A estrutura contém manchas marrons ou cinzentas de húmus e uma estrutura fina e protuberante. Quando completamente seco, um pó branco pode se formar nas bordas das estruturas.
- Horizonte de transição livre de carbonato, cuja espessura é de 20 a 40 centímetros. Possui línguas de húmus individuais de cor escura e pequena largura. Este fragmento é caracterizado por uma estrutura irregular e filmes mais escuros. Esta parte passa suavemente para o horizonte carbonático.
- Horizonte iluvial-carbonatado, que se distingue pela sua cor castanho-pálido. É caracterizado por uma estrutura de noz ou noz-prismática. A presença de fragmentos carbonáticos determina a cor mais clara do horizonte. Os carbonatos podem ser liberados na forma de formações pulverulentas ou pseudomicélio. A formação de manchas margosas disformes também é possível. Depósitos de carbonato são observados na parte inferior do horizonte. Eles são apresentados na forma de guindastes.
- Rocha carbonática de cor fulva.
Não há gesso no perfil do solo. Também não existem sais facilmente solúveis.Nos 10 centímetros superiores do solo, o teor de húmus é de 6 a 10%. O seu declínio ao longo do perfil é gradual. Neste caso, a quantidade de ácidos húmicos excede o volume de ácidos fúlvicos.
No topo do horizonte do húmus, a reação do meio ambiente é neutra ou o mais próxima possível dela. Somente na parte inferior do horizonte do húmus é observada uma ligeira acidificação. O solo é caracterizado por uma boa capacidade de absorção - 40-50 miligramas equivalentes por 100 gramas de solo. No horizonte subhumus este parâmetro é equivalente a 25-35 miligramas. O complexo absorvente está quase totalmente saturado de bases.
A composição do volume indica um movimento pronunciado de sesquióxidos no perfil do solo. Há também algum esgotamento da parte superior do horizonte do húmus. Contém sesquióxidos e lodo.
Para obter bons resultados, é importante adicionar nutrientes adicionais em tempo hábil. Em primeiro lugar, vale a pena usar fósforo e potássio.
Condições de formação
Chernozems lixiviados são comuns no norte da zona de estepe florestal. Eles se formam em sedimentos soltos, predominantemente carbonáticos, de várias origens. Normalmente, esse tipo de chernozem está concentrado em florestas decíduas esparsas e prados de estepe com grama proibida.
Variedades
Dependendo da espessura da camada de húmus, distinguem-se os seguintes tipos de chernozems:
- serviço pesado - mais de 120 centímetros;
- poderoso - 80-120 centímetros;
- potência média - 40-80 centímetros;
- baixa potência - até 40 centímetros.
Tendo em conta o conteúdo de húmus, existem os seguintes tipos de chernozems:
- obesos - contêm até 9% de húmus e são de cor escura;
- húmus médio - a concentração de húmus é de 6 a 9%, são pretos;
- baixo húmus - o nível de húmus é de 4-6%, tais solos são caracterizados por uma cor cinza escuro;
- baixo húmus - o volume de húmus é de até 4%, caracterizado pela cor cinza;
- microhumus - inclui até 2% de húmus e tem uma tonalidade cinza claro.
Aplicação na agricultura
Solos negros lixiviados são usados para cultivar uma ampla variedade de culturas. Neles são cultivados cereais - trigo, cevada, milho. Plantas industriais como beterraba sacarina e girassóis também são cultivadas ativamente. Além disso, são cultivados vegetais, frutas e bagas.
Com uso intensivo, podem ocorrer processos negativos na estrutura do solo. Isso inclui erosão, desumidificação, acidificação e degradação estrutural. Para evitar tais problemas, é necessária proteção do solo contra a erosão. Também é necessário adicionar fertilizantes fosfatados e nitrogenados à composição.
Quanto custa esse solo negro?
Em média, 1 metro cúbico de terra preta ao encomendar 20 metros cúbicos custará 1,3 mil rublos. As casas de verão requerem menos solo. Portanto, o chernozem pode ser adquirido em sacos de 40-50 litros. Seu custo será de 180 a 300 rublos.
Durante a preparação para entrega e descarga, vale levar em consideração a massa de terra preta. Dependendo da composição e estrutura, a massa de 1 metro cúbico pode ser de 1 a 1,3 toneladas.
Chernozems lixiviados são bastante comuns. Eles são usados ativamente na agricultura para o cultivo de uma série de culturas. Ao mesmo tempo, é necessário alimentar a terra em tempo hábil.