A composição e o tipo de solo variam dependendo da região. No sul, o solo é mais fértil, sua camada pode chegar a um metro. Ao norte, o solo fica mais pesado, a fertilidade da terra diminui e é mais difícil cultivar nela. Uma descrição detalhada dos solos da região Noroeste será útil aos jardineiros que vivem neste distrito, que inclui diversas regiões.
Peculiaridades
O Distrito Federal do Noroeste inclui os territórios das repúblicas da Carélia e Komi, Vologda, Arkhangelsk, Novgorod, Murmansk, Pskov, Kaliningrado, regiões de Leningrado, a cidade de São Petersburgo e o Okrug Autônomo de Nenets.
Em toda a área do distrito, a combinação de solo complexo (ácido, altamente pantanoso) e um clima frio com chuvas abundantes levou ao fraco desenvolvimento da agricultura.
Que tipo de solos existem na região Noroeste?
A região é caracterizada por vários tipos de solos podzólicos, típicos de zonas de clima frio e húmido. Suas propriedades são semelhantes às da argila, densas, pouco permeáveis ao ar e à umidade. Este tipo de solo é típico das florestas de coníferas do norte, taiga e áreas de floresta mista com chuvas abundantes. Anteriormente, era chamado de belozem devido à tonalidade clara, cinza ou branca da terra. Há:
- podzólico - florestas de coníferas, onde crescem vários tipos de arbustos, líquenes e musgos;
- gleypodzólico - ligeiramente mais leve, com alto teor de ferro;
- encharcado-podzólico - esse tipo de solo contém maior percentual de matéria orgânica em áreas onde a taiga é adjacente a florestas caducifólias, além de musgos e líquenes, nessas áreas crescem gramíneas.
Os seguintes recursos são típicos dos podzóis:
- baixa quantidade de nitrogênio;
- baixa temperatura e lento aquecimento do solo;
- regime hídrico de lixiviação (quando a quantidade de precipitação é maior que a quantidade de umidade evaporada do solo);
- fraca atividade microbiana, baixa quantidade de matéria orgânica no solo.
A agricultura bem-sucedida nas regiões deste distrito requer a aplicação constante de fertilizantes (nitrogênio, matéria orgânica), o plantio de plantas em estufas e a disposição de um sistema de drenagem no local da dacha. Apenas a região de Kaliningrado é caracterizada pela presença de um clima europeu (muito mais ameno), onde peras, ameixas e cerejas crescem bem.
Apesar de o Noroeste do Distrito Federal ser a região de maior desenvolvimento econômico, a agricultura aqui é pouco desenvolvida devido à complexidade do plantio e do cuidado das plantas. Os fãs de jardinagem conseguem obter excelentes rendimentos de vegetais e frutas nas regiões de Leningrado e Novgorod, plantando variedades zoneadas.
Principais problemas
A alta umidade, os terrenos pantanosos, a pequena quantidade de matéria orgânica no solo, aliados ao clima frio, tornaram o cultivo de produtos agrícolas nas regiões do Noroeste um processo complexo e trabalhoso. Aqui é necessário aplicar fertilizantes, calar o solo para diminuir a acidez, usar matéria orgânica (estrume, húmus), usar estufas e estufas para criar uma temperatura ideal para as plantas.
Medidas sistemáticas para melhorar a composição do solo, o aquecimento climático e o trabalho dos criadores permitem cultivar nas regiões norte plantas que são familiares às regiões sul e melhorar o rendimento das culturas familiares.