O solo de prado-chernozem é comum em planícies em socalcos e em terras baixas, localizadas em estepes florestais e zonas de estepe. Também é encontrado na vegetação rasteira - na área dos terraços baixos dos rios. Este solo também está presente nas plumas deluviais. As rochas de base são coluviões de margas calcárias e solos argilosos semelhantes a loess. As camadas superiores deste solo são caracterizadas por uma estrutura granular.
Composição e propriedades do solo prado-chernozem
Esses solos possuem características únicas. Há muito húmus nos horizontes superiores do solo.À medida que o solo se aprofunda, o seu volume diminui. Os ácidos húmicos são considerados a parte principal do solo. Em termos de quantidade e acúmulo de húmus, esse tipo de solo pode até superar os chernozems.
A reação do solo é quase neutra. Além disso, é caracterizado por uma capacidade de troca catiônica bastante elevada. Por 100 gramas de solo pode atingir 45 micromoles. Neste caso, o volume de magnésio representa até 30-50% da quantidade total de bases trocáveis.
Este tipo de solo se assemelha ao solo preto. Sua característica distintiva é considerada a localização próxima das águas subterrâneas à superfície e a formação do horizonte subhúmico e do topo da rocha formadora do solo a uma profundidade de 1,2-1,5 metros.
Entre os tipos de solo prado-chernozem, são frequentemente observadas variedades salinas, o que está associado à presença de águas subterrâneas salinas. A estepe florestal do norte é caracterizada pela salinidade soda, enquanto a estepe sul é caracterizada pela salinidade sulfatada. Na zona de estepe existe um tipo cloreto-sulfato.
Condições de formação
Este tipo de solo é comum principalmente nas estepes florestais. No entanto, às vezes é observado nas zonas de estepe e floresta decídua. Os maiores maciços estão localizados nas planícies entre montanhas localizadas na Transbaikalia. Eles também estão localizados na planície oeste da Sibéria. Este tipo também é encontrado na planície de Oka-Don.
Esses solos são considerados substitutos semi-hidromórficos do chernozem.No entanto, sua característica distintiva é a sua formação em condições de alta umidade, que é criada devido ao acúmulo temporário de umidade do escoamento superficial ou à profundidade insignificante do solo e das águas subterrâneas - na região de 3 a 7 metros.
Este tipo de solo se desenvolve sob a cobertura de plantas de estepe de prados. Esta área é caracterizada por uma variedade de espécies de gramíneas. Além disso, o solo pode se formar sob florestas esparsas de gramíneas, em áreas de baixo relevo e na área de terraços de várzea. Este tipo de solo é frequentemente encontrado em planícies com má drenagem.
O regime hídrico deste tipo de terreno é caracterizado por recarga capilar recíproca, que é substituída por umedecimento profundo do perfil do solo. Esta situação ocorre durante a maior parte da estação de crescimento.
Estrutura morfológica do perfil
O perfil deste tipo de solo é caracterizado pelo seguinte tipo de estrutura morfológica:
- O horizonte húmico A distingue-se pela sua cor cinza escuro e estrutura solta. Pode ser granular ou granular irregular.
- Horizon AB – apresenta cor cinza escuro com impurezas acastanhadas. Possui uma estrutura irregular ou de granulação grossa. Os parâmetros da espessura total dos horizontes de húmus atingem 35-70 centímetros. A ebulição é observada na parte inferior.
- O horizonte Bca está localizado mais baixo e é um horizonte iluvial-carbonatado pouco definido. Os carbonatos apresentam-se na forma de impregnação e na forma de torneiras. Esta estrutura é típica da parte inferior do perfil. Em alguns casos, a uma profundidade de 2-3 metros, são encontrados pequenos nódulos de Fe-Mn e são observados sintomas de gleying profundo. Eles são instáveis no tempo e no espaço devido às mudanças nos níveis das águas subterrâneas dependendo da estação e do ano.
- Sk é uma rocha-mãe de cor fulva com traços de gleying. Apresenta-se na forma de manchas e veios ocres enferrujados.
Os solos de prado-chernozem são caracterizados por um maior volume de húmus em comparação com os chernozems circundantes. Eles são considerados muito férteis. As únicas exceções são os gêneros solonchak e solonetzic. Em termos de parâmetros de fertilidade, esses solos superam os chernozems.
Processos básicos de formação de solo
Os principais processos incluem o seguinte:
- coagulação e estruturação biogênica;
- acumulativo de húmus;
- distribuição eluvial-iluvial de carbonatos;
- gleying não pronunciado.
Como usar
Este tipo de solo é considerado mais fértil que o solo negro. Isto é devido a um melhor fornecimento de umidade. As vantagens desse solo são especialmente evidentes em tempo seco.
Para uma utilização racional dos solos de prado-chernozem, vale a pena realizar as mesmas medidas que no caso da utilização de chernozem. Porém, recomenda-se irrigar esses tipos de solo com muito cuidado. Isto deve-se ao risco de um rápido aumento dos níveis das águas subterrâneas, o que poderia levar à subsequente salinização e alagamento.
Como os solos não salinos de prados e chernozem são considerados os mais férteis, eles estão sendo ativamente desenvolvidos para terras aráveis. Na parte europeia da Rússia, esses solos no seu estado original só podem ser encontrados em áreas protegidas.
Este tipo de solo pode ser utilizado para o cultivo de diferentes tipos de vegetação agrícola na zona correspondente. Com uso ativo, é necessária fertilização com nitrogênio e fósforo. Recomenda-se que sejam combinados com substâncias orgânicas.
Os solos Meadow-chernozem são caracterizados por um alto grau de fertilidade.Portanto, eles são usados ativamente na agricultura. Para evitar o esgotamento do solo, é importante aplicar fertilizantes em tempo hábil.