As condições de formação, composição e propriedades dos solos são características importantes que devem ser levadas em consideração na agricultura. Solos marrons ricos em húmus são considerados férteis. Esses solos têm uma estrutura solta e contêm uma variedade de nutrientes. O solo marrom absorve e retém facilmente a umidade e é fácil de cultivar.
Condições de formação
Os principais locais de formação de solos marrons são os contrafortes e as áreas montanhosas, que se caracterizam por um clima moderadamente quente com verões quentes e secos e invernos úmidos e quentes. Mais frequentemente encontrado nas áreas planas do Cáucaso Oriental e do Noroeste.Os solos são formados sob condições de umidade significativa no período outono-inverno-primavera.
O húmus do solo é formado devido à cobertura vegetal das florestas secas (carpa, faia, bordo, carvalhos xerófitos, zimbro semelhante a uma árvore, nogueira). A principal fonte de matéria orgânica do solo é a cobertura de grama que se desenvolve sob as esparsas copas das árvores.
Gênese
O principal processo de formação do solo é a turfa, associado principalmente à atividade vital da vegetação herbácea. Simultaneamente ao processo de grama ocorre a argilização interna do solo (formação de materiais argilosos).
É graças às culturas herbáceas e ao tipo de regime hídrico sem descarga que o húmus se acumula. A terra adquire uma estrutura granular granulada, apresentando qualidades físico-químicas da água favoráveis ao desenvolvimento das plantas. A camada superior do solo acumula nitrogênio e substâncias cinzas necessárias ao pleno crescimento das culturas.
Estrutura e classificação do perfil
Os solos marrons são heterogêneos. No perfil do solo, vários horizontes podem ser distinguidos convencionalmente devido à classificação por cores:
- O horizonte húmico (espessura - 30-50 cm) é de cor marrom escuro, possui baixa densidade e alta biogenicidade. É caracterizada por uma estrutura granular-protuberante contendo raízes de plantas;
- O horizonte de transição húmus/metamórfico (espessura – 15-20 cm) distingue-se pela sua cor castanha e estrutura protuberante. Muitas raízes longas verticais crescem através da camada;
- O horizonte carbonático de tons marrom claro ou marrom claro tem uma estrutura maciça ou pequena em blocos.
Naturalmente, não existe uma divisão clara em horizontes na natureza - as transições são suaves e não claramente definidas.
Composição e propriedades
Devido ao alto teor de húmus (4-7%), os solos marrons são caracterizados por alta fertilidade. Propriedades do solo: estrutura solta, rica em elementos minerais, boa capacidade de retenção de umidade e permeabilidade à água. Para evitar a compactação do horizonte húmus, utiliza-se o método de afrouxamento profundo do solo. Ao mesmo tempo, a profundidade de umedecimento do solo aumenta e a permeabilidade à água e ao ar melhora.
Ao cultivar solos marrons, manter e aumentar sua fertilidade é de grande importância. Portanto, é dada atenção à prevenção da erosão hídrica e eólica. Medidas preventivas: distribuição de culturas em faixas, encostas redondas são cercadas com árvores e arbustos, e também é praticado o desenho de encostas em socalcos. Recomenda-se a semeadura periódica de gramíneas perenes e adubos verdes.