Criar canteiros de WPC é uma solução moderna escolhida por muitos jardineiros. Eles ajudam a criar um espaço confortável e funcional. Essas estruturas ficam especialmente bem em áreas pequenas, onde é muito importante usar o solo da forma mais eficiente possível. O compósito madeira-polímero utilizado na confecção das camas possui excelentes características e preço acessível.
O que é WPC
As camas WPC são consideradas uma excelente alternativa às estruturas feitas de placas metálicas ou plásticas. São altamente práticos e complementam perfeitamente a paisagem. Isto é devido à sua textura.Além disso, as estruturas feitas de WPC são muito melhores do que as camas feitas de madeira comum.
Essas estruturas são feitas de compósito polímero de madeira, considerado um material ecologicamente correto. É capaz de permitir a passagem do ar, o que é uma diferença vantajosa em relação ao metal e ao plástico.
WPC é feito de resíduos de madeira e plástico. Esses materiais são misturados em diferentes partes. Os fabricantes normalmente usam 60% de farinha de madeira e 40% de resina de PVC. Aditivos especiais também são adicionados à composição. Pode variar dependendo do fabricante.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens do uso de cercas de polímero para a construção de canteiros incluem o seguinte:
- Fácil de instalar e consertar. Para isso, é utilizada uma fixação especial.
- Não há risco de apodrecimento ou infecção fúngica. O material também é resistente a pragas.
- Aparência atraente. A superfície do material lembra a tonalidade e o padrão da madeira natural. Pode ser pintado se desejar.
- A capacidade de criar de forma independente uma estrutura a partir de placas.
- Não há necessidade de processamento adicional. O material não precisa ser lixado, envernizado ou outras manipulações.
- Não há necessidade de cuidados específicos.
- Resistência a fatores climáticos adversos. O revestimento não perde a cor e não seca.
- Capacidade de suportar cargas aumentadas. O material não se deforma sob a influência do solo. Além disso, permite utilizar diversas ferramentas.
- Amizade ambiental. WPC é caracterizado por uma composição segura. Não produz substâncias perigosas e não se deforma sob a influência de temperaturas elevadas. Além disso, o compósito polímero de madeira não queima.
No entanto, o material também apresenta uma série de desvantagens:
- Risco de acúmulo de umidade e mofo.WPC contém ingredientes de madeira que absorvem e armazenam água.
- O risco de destruição dos polímeros contidos no WPC sob a influência da radiação ultravioleta.
Como fazer camas de WPC com suas próprias mãos
Para criar canteiros elevados é possível comprar estruturas de fábrica prontas e muito fáceis de montar. Muitas empresas vendem esses materiais - por exemplo, a fazenda camponesa "Old Farm".
Você também pode comprar placas padrão e fazer você mesmo a estrutura. Para isso, além do material principal, é necessário levar dobradiças para fixação das tábuas e estacas para instalação da estrutura no solo.
Para fazer uma cama com tábuas de deck WPC, é recomendável fazer o seguinte:
- Corte as tábuas para obter pedaços de comprimento adequado.
- Conecte os fragmentos com dobradiças e pinos para formar uma caixa. Neste caso, os cantos e postes internos devem ser ligeiramente mais altos que as laterais - 2 e 5 centímetros, respectivamente. Isto é necessário para a construção de cercas altas.
- Faça marcações e cave buracos para os postes nas laterais.
- Mova a caixa para o canteiro, instale os postes no solo e compacte-a. Para fortalecer a estrutura, é permitido o uso de cantos metálicos suspensos.
Exemplos de soluções prontas
As camas WPC variam em tamanho e formato. Os seguintes tipos de estruturas podem ser citados como exemplos:
- Padrão - seu comprimento geralmente não ultrapassa 9 metros e sua altura chega a 25 centímetros. Esta opção é considerada a mais simples. Pode ser usado por iniciantes. Uma característica distintiva de tais estruturas é a facilidade de manutenção. Eles são fáceis de cavar, remover ervas daninhas, subir e regar.Além disso, canteiros padrão proporcionam facilidade de plantio e colheita.
- Alto - neste caso, a altura da estrutura chega a 40 centímetros. Esta opção é adequada para jardineiros experientes. Parece muito incomum. Além disso, a criação de tais estruturas exigirá mais custos.
- Quente - essas camas têm uma estufa embutida. Eles são recomendados para o plantio de culturas que gostam de calor. É importante seguir as regras de construção da estrutura.
Possíveis erros
Jardineiros inexperientes cometem vários erros ao criar canteiros:
- Nenhuma lacuna para compensar a expansão da placa. As tábuas do terraço são deformadas sob a influência de fatores externos - elas se alongam e se estreitam. Portanto, durante a instalação é importante deixar espaços para que as placas possam se expandir linearmente. É especialmente importante fazer isso em áreas onde existem limitadores.
- O uso de toras de madeira. Fazer isso é estritamente proibido. Madeira e WPC têm diferentes coeficientes de expansão linear. Isso provoca rápida deformação da estrutura.
- Não cumprimento do intervalo recomendado entre defasagens. Isso leva a um aumento da carga nas placas, o que leva à sua flacidez e deformação.
- Violação das regras de preparação da superfície para assentamento do sistema de terraço. É importante nivelar bem o revestimento. Caso contrário, as irregularidades irão se intensificar e causar deformações.
- Fixadores fracos ou apertados. Muitas vezes, ao instalar placas, os grampos não são apertados. Como resultado, o piso fica solto. Fixadores excessivamente rígidos provocam a formação de fissuras durante a instalação e operação.
A criação de camas a partir do WPC possui certos recursos. Para obter uma estrutura forte e confiável, é importante escolher o material certo e seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas.