Mesmo no cultivo de pequenos lotes de terra, os veranistas e jardineiros se esforçam para usar dispositivos técnicos e ao mesmo tempo preservar a camada fértil superior da terra. O cultivo do solo usando um cortador plano ou cultivador de cinzel é um método de cultivo do solo sem aiveca. A vantagem do método é que ao envolver a camada arável é possível preservar os resíduos da cultura na superfície da terra. Durante o cultivo, o solo é solto até uma profundidade rasa.
O que é isso?
O método tradicional de escavação esgota significativamente o solo e contribui para a diminuição da fertilidade.A camada superior seca rapidamente quando virada, transformando-se em pó à medida que o sistema radicular da planta é rasgado. O problema da aração profunda da terra pode ser resolvido pelo “sistema de cultivo zero” - um método sem aiveca.
Para reter a umidade no solo durante a aração da primavera, é usado o método Maltsev. Sua essência: ao cultivar uma área com arado, a camada superficial do solo não é revirada, mas o solo é solto. Além disso, o afrouxamento é feito superficialmente, o que preserva a camada superior fértil.
Graças a dispositivos especiais, é possível realizar afrouxamentos profundos do solo sem perturbar sua estrutura natural. Vários dispositivos são usados para realizar o trabalho.
Vantagens e desvantagens
O método de cultivo da terra sem aiveca é muito comum, o que não é surpreendente. O método tem várias vantagens:
- Graças ao afrouxamento superficial, a terra fica saturada de húmus e oxigênio. A escavação tradicional também proporciona acesso de oxigênio às camadas inferiores, mas em quantidades menores;
- o solo seca mais lentamente, pois em uma estrutura solta o processo de evaporação do líquido fica mais lento. Além disso, o solo solto fica saturado de água mais rapidamente;
- as plantas plantadas em solo tratado sem aiveca criam raízes mais rapidamente e crescem fortes;
- o solo solto promove a vida ativa de vermes e microrganismos, o que contribui para o enriquecimento do solo com nitrogênio;
- na estação quente, o solo solto, graças à aeração, não superaquece e no inverno congela menos;
- o processo de restauração da fertilidade do solo é mais ativo;
- É necessário menos esforço para cultivar a terra.
Para realizar o afrouxamento superficial do solo, é necessário equipamento especial.A aquisição de dispositivos técnicos é a principal desvantagem do método de preparo sem aiveca.
Unidades de aração
Ao preparar um grande campo para semear na primavera, não se pode prescindir de um arado conectado a um trator. Para cultivar um terreno de tamanho modesto, são utilizadas ferramentas manuais e dispositivos técnicos compactos:
- O cortador plano de Fokin é uma ferramenta que lembra uma pá, apenas um gancho especial é preso ao cabo. Vantagens do aparelho: os modelos estão disponíveis com lâminas de gancho de diferentes tamanhos; você pode amontoar canteiros, cortar grama, capinar, desbastar o excesso de mudas; cultivar a terra exige pouco esforço. Desvantagens: é conveniente afrouxar apenas uma pequena área de terreno, é necessário fazer esforço físico para cultivar o solo;
- Um cultivador de cobertura morta com cinzel é usado para realizar o preparo primário do solo em um método sem aiveca. Vantagens do equipamento: design compacto, manobrabilidade, versatilidade, conjunto de dicas para trabalhos diversos. A principal desvantagem é a necessidade de equipamentos de “tração” (trator de passeio ou trator compacto).
Na hora de escolher um aparelho, é preciso levar em consideração vários fatores: área do local, custo do aparelho. Para usar o cortador plano Fokin, nenhuma habilidade especial é necessária. No entanto, afrouxar uma área grande exigirá muito tempo.
Como é feito o plantio direto com aiveca?
A maneira mais fácil de cultivar canteiros é usar um cortador plano Fokina. Recomendações para usar o dispositivo sem envolver a camada tratada:
- o cabo do cortador plano é pego e segurado da mesma forma que uma enxada;
- o gancho da lâmina é inserido no solo com pouco esforço até uma profundidade de 5 a 7 cm;
- movendo-se sequencialmente pelo local ou canteiro, solte todo o solo.
O preparo sem aivecas é a melhor opção para a preparação dos canteiros para a semeadura na primavera. Graças a este método racional, a camada fértil do solo permanecerá por mais tempo. Com custos mínimos de mão de obra, será possível fazer colheitas volumosas.