Os pessegueiros são muito raros na zona intermediária. Tradicionalmente, esta cultura é considerada exclusivamente meridional e poucos jardineiros decidem plantá-la se não tiverem certeza das condições climáticas. Na verdade, entre as muitas variedades existem aquelas que são adequadas para locais do norte. Nesse sentido, vale destacar a variedade de pêssego amarelo Donetsk. Apesar da resistência ao gelo, possui bom gosto e outras vantagens.
- Características varietais da madeira
- Variedades de variedades
- Prós e contras do pêssego Donetsk
- Especificações do cultivo de uma árvore
- Hora de embarque
- Compra de mudas
- Preparando o assento
- Esquema e processo de desembarque
- Dicas para cuidar das plantações
- Modo de rega
- Alimentação e fertilizantes
- Recursos de corte
- Especificações do inverno
- Doenças e pragas do pêssego
- Colheita e armazenamento
Características varietais da madeira
A variedade ganhou esse nome graças à Estação Experimental de Donetsk, onde foi criada por Liliya Taranenko e outros criadores em 1960. Agora é chamada de Estação de Pesquisa Bakhmutov, e a variedade ainda é propagada em sua base para plantio no sul da Ucrânia e na Rússia (na região de Rostov).
A variedade possui a seguinte descrição:
- árvores bastante altas;
- a coroa é densa, esférica;
- resistente ao inverno,
- meia temporada;
- começa a frutificar 3 anos após o plantio;
- as folhas são grandes, lanceoladas, verde-escuras;
- As flores são exuberantes, de um rosa rico e carmesim.
Graças à sua bela floração, o pêssego amarelo Donetsk é frequentemente plantado para decorar o jardim, como outras variedades da cultura. O sabor da fruta também é elevado:
- em tamanho - médio ou grande;
- a pele é ligeiramente pubescente, amarela, com mancha vermelha;
- a polpa é amarela, suculenta, doce, com leve acidez e aroma agradável;
- adequado para uso em qualquer forma.
Variedades de variedades
Existem dois tipos de pêssego Donetsk:
- Donetsk amarelo;
- Donetsk branco.
Ambas as variedades não são muito diferentes uma da outra. Eles são resistentes à geada, no meio da temporada e produzem uma colheita de frutas bastante rica. Porém, os frutos do Donetsk branco são menores, seu peso máximo é de 130 gramas. A polpa é branca, ligeiramente translúcida e a semente apresenta veias escuras visíveis. Além disso, esta variedade pode dar frutos mais tarde que a amarela - durante 4 anos.
Prós e contras do pêssego Donetsk
Esta variedade tem uma série de vantagens:
- bela aparência;
- resistente ao frio;
- mesmo depois de frio intenso e congelamento, ele se recupera rapidamente;
- não requer polinizadores;
- pêssegos grandes e saborosos;
- de uma árvore você pode colher até 60 quilos de colheita;
- frutas verdes são fáceis de transportar.
No entanto, existem algumas desvantagens que podem impedir uma boa colheita:
- fraca transportabilidade de pêssegos maduros;
- a variedade é suscetível ao oídio e ao enrolamento;
- também é necessária a prevenção de outras doenças e pragas;
- não tolera a seca.
Além disso, uma das características inusitadas da variedade é que seus frutos amadurecem de forma irregular. Cada um pode conter polpa madura e ainda em maturação.
Especificações do cultivo de uma árvore
O plantio do pêssego amarelo Donetsk tem muitas características. Sem o seu conhecimento, é difícil conseguir uma colheita abundante.
Hora de embarque
Na hora e local de plantio, é preciso ter em mente que o pêssego amarelo Donetsk ainda não tolera temperaturas que caiam para -20 graus.
Portanto, é indicado para regiões com invernos amenos.
As datas de plantio são determinadas da seguinte forma:
- Em climas frios, plante na primavera.
- Em locais quentes é possível no outono, quando a temperatura já atingiu +10 e o fluxo de seiva parou.
Um pêssego não pode ser colhido depois de morangos, alfafa, melões e beladonas.
Compra de mudas
Para que a árvore crie raízes bem, as mudas devem estar saudáveis e fortes:
- Não é permitido que partes das raízes fiquem secas ou apodrecidas.
- Casca esverdeada.
- O local da enxertia é liso, sem danos.
- A idade ideal de uma muda é de 1 ano.
Após a compra, mergulhe as raízes do pêssego em água com estimulador de crescimento.
Preparando o assento
A tecnologia de plantio depende diretamente da época do ano. Para a primavera, a área de estar está preparada desde o outono:
- Cave um buraco com meio metro de profundidade e 70 centímetros de largura.
- Prenda o suporte no meio.
- Misture a camada de solo removida com 7 quilos de húmus, esterco podre ou composto, adicione também 300 gramas de cinza e 50 gramas de cloreto de potássio e superfosfato.
- Despeje toda a mistura em forma de monte no buraco.
Se o solo for suficientemente fértil, a matéria orgânica pode ser excluída. O mesmo se aplica ao plantio no outono. Neste caso, o buraco é cavado 2 a 3 semanas antes da data prevista e fertilizado.
Esquema e processo de desembarque
O plantio de mudas de pêssego não requer atividades complicadas. É realizado utilizando a seguinte tecnologia:
- Coloque a muda sobre um monte de terra e fertilizante e distribua as raízes uniformemente.
- Cubra com terra, certificando-se de que o local da enxertia fique do lado de fora.
- Compacte e faça uma pequena vala ao redor do perímetro do buraco.
- Adicione 30 litros de água.
- Quando a água for absorvida, amarre a árvore a um suporte.
- Cobertura morta com uma camada de esterco de 10 centímetros de espessura. No entanto, o fertilizante não deve tocar na própria planta.
Dicas para cuidar das plantações
O pêssego amarelo Donetsk não pode ser chamado de despretensioso. Requer cuidados regulares e também precisa estar preparado para o inverno.
Modo de rega
Na rega, eles se orientam pela idade do pêssego, bem como pelo grau de ressecamento do solo. Durante um mês após o plantio regar as mudas a cada 3 dias, o volume é de 1 balde de água. No tempo seco, faça isso com mais frequência - uma vez a cada 2 dias, você pode esvaziar 2 baldes. Os pêssegos já maduros precisam de 5 baldes, mas se choveu muito no inverno e na primavera não fazem isso de imediato. Se não for suficiente – a partir de maio. Você não precisa regar mais do que 2 vezes a cada 30 dias.
A última rega é um mês antes da colheita. A planta também precisa de água antes do inverno. Em seguida, despeje até 10 litros por 1 metro quadrado.
Alimentação e fertilizantes
Uma vez a cada 2-3 anos, o pêssego é fertilizado com composto ou húmus.Quanto à fertilização sazonal, o pêssego é fertilizado pela primeira vez na primavera. Para tanto, utiliza-se uréia diluída (antes da abertura dos botões) ou uréia e nitrato de amônio (após a abertura dos botões).
No verão, quando os frutos estão se formando e amadurecendo, pode-se usar uma mistura de uréia, extrato aquoso de superfosfato, sulfeto de potássio, sulfato de amônio e bórax. São diluídos em 10 litros de água. A preparação para o inverno também requer alimentação. Por 1 metro quadrado, adicione 40 gramas de superfosfato e 50 gramas de cloreto de potássio.
Recursos de corte
Existem dois tipos de poda de culturas:
- Para remover ramos velhos, doentes ou congelados.
- Formativo - após o surgimento dos botões, é realizada a poda para formar uma coroa em forma de xícara. Necessário nos primeiros 4 anos.
Especificações do inverno
Após regar, cavar e fertilizar, o solo é coberto com turfa ou húmus, sua camada deve ser de 10 a 15 centímetros. Os pêssegos também são isolados com uma moldura de papelão ou outro material (saco, ramos de abeto), fixados em estacas especiais. Se o inverno for quente, basta colocar terra para cobrir o tronco em meio metro.
Doenças e pragas do pêssego
Na maioria das vezes, a planta é afetada por folhas enroladas e oídio. Em ambos os casos, as partes afetadas da planta são cortadas. Para prevenir o oídio após a floração, as mudas são tratadas com Topsin ou Topázio. A mistura bordalesa ajuda no combate aos cachos, é usada no outono.
Os pulgões são uma praga perigosa para o pêssego. Em caso de danos graves, as plantas são pulverizadas com preparações adequadas (por exemplo, Karbofos). Isso deve ser feito no máximo 15 dias antes da colheita. Para controlar pulgões e outras pragas após o inchaço dos botões, são usados inseticidas.Após a floração, o tratamento é repetido, mas em conjunto com antifúngicos.
Colheita e armazenamento
Os frutos verdes são coletados para armazenamento; Se você usar imediatamente, poderá pegar os maduros imediatamente. Se os pêssegos não estiverem maduros, mas saudáveis e inteiros, eles mantêm a qualidade por até um mês e meio. Eles precisam ser embrulhados em jornais, colocados em caixas e deixados em ambiente com alta umidade e temperatura de 0 graus.