Codornizes Tenebrose são muito populares entre os agricultores. Essas aves se diferenciam pela alta produtividade de carne e produzem ovos deliciosos. Para criar pássaros com sucesso, eles requerem cuidados cuidadosos. É importante monitorar os parâmetros de temperatura e umidade. O cumprimento das regras de alimentação das aves é de grande importância. Também vale a pena engajar-se na prevenção de patologias.
Descrição e características da raça
A Tenebrose é uma nova raça alemã desenvolvida a partir da codorna negra de Moscou. Estas aves pertencem à categoria de carne.São fonte de carne saborosa e excelentes para reprodução.
Os pássaros são caracterizados por penas exuberantes. Eles têm um físico forte e denso, com músculos bem desenvolvidos. O esqueleto é considerado forte e ao mesmo tempo leve. As aves têm asas bem desenvolvidas e pernas curtas e fortes.
Prós e contras da raça Tenebrose
Manutenção, nutrição, cuidados
Essas aves precisam manter uma temperatura bastante elevada. Em temperaturas abaixo de +15 graus, eles param de botar ovos. Recomenda-se manter as aves em gaiolas e não em aviários. Para 1 macho e 4 fêmeas, uma gaiola de 30x30 centímetros e 25-30 centímetros de altura é suficiente. Recomenda-se fixar os alimentadores no exterior. Isso ajudará a evitar ajuntar o feed. Os bebedouros são fixados dependendo do desenho da gaiola - externa ou interna.
As aves têm uma natureza tímida, por isso é importante evitar sons altos ou movimentos descuidados. Para evitar a ocorrência de problemas, as gaiolas devem ser instaladas em local calmo e tranquilo.
É importante garantir que não haja correntes de ar na sala. No inverno vale a pena fornecer aquecimento e no verão - ventilação. A temperatura ideal deve ser de +18-22 graus. Neste caso, os níveis de umidade devem ser de 50 a 70%.Codornizes não toleram ar seco ou alta umidade. Se o ambiente estiver muito seco, é recomendável colocar recipientes com água próximos às gaiolas e realizar limpeza úmida constantemente.
Codornizes precisam de luz natural suficiente. No entanto, não deve ser muito claro. É importante garantir que as aves não sejam expostas à luz solar direta. Caso contrário, eles começarão a se bicar.
O horário de verão deve ser de pelo menos 17 horas. Portanto, no inverno é necessário utilizar fontes de iluminação artificial. Se você fornecer iluminação 24 horas às codornas, elas produzirão muitos ovos. No entanto, existe o risco de aumento dos custos de alimentação e desgaste rápido do corpo.
Codornas de raças de corte requerem nutrição adequada, o que contribui para o rápido ganho de peso. A comida deve conter a quantidade ideal de vitaminas e minerais. Definitivamente, os pássaros deveriam receber verduras. A dieta das aves deve conter os seguintes produtos:
- 30% trigo;
- 15% coroa;
- 15% de farinha de peixe;
- 25% milho;
- 5% de cascas trituradas;
- 5% de cevada pérola.
Recomenda-se dar vitaminas às aves todos os dias. Também é permitido usar cenoura picada, repolho e verduras.
Sutilezas da criação
Codornas não chocam ovos sozinhas. Portanto, para sua criação é necessária a utilização de incubadoras especiais. Para conseguir a fertilização dos ovos, um máximo de 3-4 fêmeas devem ser colocadas com cada macho.
Para a reprodução, vale a pena utilizar aves vigorosas que não apresentem sinais de esgotamento ou obesidade. As penas na área da cloaca devem estar limpas.
Inspecionar o bico das codornas não é de pouca importância. Deve estar seco e uniforme.Um sinal de um bom pássaro é uma aparência elegante e sem sujeira. Para reprodução, vale a pena utilizar fêmeas de 3 a 8 meses. Os machos devem ter de 3 a 6 meses de idade.
Para chocar pintinhos, é permitido o uso de incubadoras manuais simples ou modelos automáticos mais complexos. Para a postura, recomenda-se a utilização de ovos coletados há no máximo uma semana. Após a postura dos ovos, os filhotes aparecem após 17 dias. Eles devem ser colocados em uma chocadeira.
Possíveis doenças
As doenças das codornas podem ser infecciosas ou não infecciosas. A segunda categoria de patologias se deve ao conteúdo incorreto. Se a dieta for violada, existe o risco de desenvolver deficiência de vitaminas, formação inadequada da casca do ovo e prolapso do oviduto com o ovo. Para evitar o desenvolvimento de patologias, vale monitorar a ausência de correntes de ar e temperatura. Os pássaros jovens requerem uma temperatura de +22-24 graus. Para codornas mais velhas, +16-17 graus é o suficiente.
Se as normas de pouso de aves forem violadas, houver iluminação excessiva ou exposição direta à luz solar, existe o risco de bicadas ou canibalismo. Também existe um alto risco de alopecia. É caracterizada pela perda abundante de penas.
Os principais sinais de patologias incluem fraqueza geral, passividade, sonolência excessiva das aves e perda de apetite. Em tal situação, vale a pena colocar a ave em quarentena. Também é recomendado retirar aves que tenham sido danificadas ou sofridas por bicadas.
Codornas Tenebrose se distinguem pela alta produtividade de carne. Para obter sucesso em seu cultivo, é importante cuidar bem das aves. Uma alimentação equilibrada e a prevenção de doenças são de grande importância.