Dimensões e desenhos de uma colmeia Jiboia, como fazer você mesmo

Os apicultores com vários corpos vêm em diferentes tipos. Por exemplo, uma colmeia chamada “Boa Constrictor” foi inventada pelo apicultor Vladimir Davydov e é valorizada pelos apicultores devido ao seu pequeno tamanho e peso leve. Será útil para os iniciantes se familiarizarem com as vantagens e desvantagens de tal casa, características de uso e possibilidades de montagem em casa (desenhos, nuances, recomendações).


vale a pena a evidência

descrição geral

O peso e o tamanho desses apicultores são os fatores determinantes. No entanto, nos apiários russos, tais estruturas são raras. Peculiaridades:

  • tipo de alojamento para abelhas de pequeno formato;
  • As molduras em favo de mel são instaladas no interior. Atenção! Os Sotoramki diferem dos quadros habituais de Dadan. O tamanho desses elementos é quase um quarto menor - 28 cm por 11 cm, sendo adequados para famílias pequenas;
  • Durante a instalação, a fundação deverá ser cortada em quatro partes iguais, após o que será possível inserir a “tecelagem” da jibóia.

Durante o processo de montagem, pode-se recusar o uso de arame, que às vezes tem um efeito negativo na madeira (ferrugem, deformação, flacidez).

retire o quadro

Vantagens e desvantagens

As vantagens deste tipo de alojamento para abelhas incluem o seguinte:

  • baixo peso da estrutura (mesmo com mel);
  • tamanho pequeno (as abelhas ocupam essa área mais rapidamente);
  • não é necessário isolamento adicional na forma de travesseiros (as abelhas formam seu próprio microclima no interior, portanto não há forro);
  • não há necessidade de instalar núcleos - as rainhas podem nascer no ninho;
  • A bandeja inferior permite coletar detritos e insetos mortos, bem como ácaros mortos deixados após o tratamento.

Atenção! Não haverá problemas com a coleta de mel - pequenas seções do galpão multicasco podem ser removidas e limpas. Neste caso, duzentas molduras são colocadas simultaneamente em um extrator de mel.

abelhas dentro

O design não apresenta falhas significativas. As moradias do tipo “Boa Constrictor” podem ser instáveis ​​​​- é necessária a instalação de 8 a 10 edifícios de altura. O ninho principal não se baseia em uma ou duas seções, mas em quatro ou cinco. Outra característica é que você precisará de muitas peças e elementos durante a montagem.

Dimensões e desenhos

Para preparar as peças, é necessário utilizar desenhos prontos, onde será necessário levar em consideração as seguintes dimensões:

  • as paredes da seção (frontal, lateral) devem ter 37,5 cm de comprimento, 13,5 cm de altura e espessura - 3 cm;
  • paredes laterais – comprimento 34 cm, altura 13,5 cm e espessura 3 cm;
  • o fundo é montado separadamente - as partes frontal e traseira têm 37,5 cm, altura 9 cm, 3 cm de espessura; o arnês tem 34 cm de comprimento, 9 cm de altura e também 3 cm de espessura.

Atenção! Você precisará preparar um grande número de dobras e ranhuras: de baixo para dentro (1,5 cm por 2 cm), de cima, dos lados externo e interno (1,5 cm por 1,1 cm), das laterais (2 cm por 2cm).

Especialista:
É importante preparar com antecedência a quantidade necessária de peças e elementos para simplificar o processo de montagem da estrutura desejada. Leia mais sobre tamanhos de colmeias.

Recursos de uso

A manutenção de insetos em colmeias do tipo “Boa constrictor” praticamente não difere do processo de criação de abelhas em outros tipos de alojamentos apícolas. Algumas nuances:

  • quando os edifícios são reorganizados, o microclima interno permanece praticamente inalterado, o que é especialmente importante na primavera;
  • não restam mais do que cinco edifícios para o inverno;
  • na primavera, retira-se a parte retrátil da bandeja, retira-se os detritos (pode-se substituir o elemento por um novo se a desinfecção estiver prevista para ser realizada em outro momento);
  • 7 a 10 dias após o primeiro verão, é necessário instalar uma seção de um corpo adicional com fundação colocada dentro da colmeia (uma grade de metal é colocada sob ela), após o que as seções são colocadas na ordem padrão.

A expansão é necessária para evitar o processo de enxameação de insetos. Durante o verão, é necessário verificar os “andares” inferiores e remover periodicamente os blocos vazios ou cheios de pão de abelha. As características de criação de abelhas em tais edifícios são apresentadas no vídeo a seguir.

Como fazer você mesmo

Colmeias do tipo “Boa constrictor” podem ser adquiridas na loja ou fabricadas de forma independente. Para a montagem é necessário preparar local de trabalho, materiais, desenhos e ferramentas. Peculiaridades:

  • para a construção é necessário levar madeira natural (por exemplo, tília, álamo tremedor - sem impregnações e impurezas estranhas);
  • preparar as peças de acordo com os desenhos (marcar, cortar e polir elementos);
  • a montagem das peças começa por baixo;
  • você precisa decidir com antecedência o número de edifícios da colmeia;
  • em cada etapa é necessário verificar as juntas - não deve haver distorções ou fissuras (neste caso, é necessário tratar os locais com cola ou revesti-los com massa).

Na parte frontal é necessário deixar um furo com diâmetro de 1,3 cm - este é um furo para as abelhas, que também precisará fazer um tampão (fechar e abrir o furo). Também é necessário deixar reentrâncias nas laterais para transportar colmeias.

processo de manufatura

As abelhas “Boa constrictor” não são tão comuns (como, por exemplo, as de Dadanov). Os cases são pequenos, as molduras são menores que as opções padrão. As habitações deste tipo apresentam diversas vantagens (peso leve, vários edifícios, facilidade de transporte).

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim