Regras para acender um fumante para abelhas, que combustível abastecer e como fumigar

Para trabalhar com segurança com as abelhas, os apicultores contam com diversos dispositivos. Consideremos a finalidade e o princípio de funcionamento de um fumante para abelhas, por que ele é necessário e que tipos de dispositivos existem. O que e como encher um defumador, como acendê-lo e como usá-lo corretamente no apiário de sua casa para fumigar as abelhas, para não prejudicar você e os insetos.


O que é um fumante para abelhas e por que você precisa dele?

Usando um fumante, as abelhas são fumigadas com fumaça. Os insetos ficam calmos e não demonstram agressividade.Isto permite realizar com segurança e eficácia os trabalhos necessários na colmeia e não ter medo de ser atacado por abelhas.

O princípio de funcionamento do fumante é um certo comportamento dos insetos. Ao entrar na colmeia, pretendem picar o estranho para evitar a destruição do lar. A fumaça neutraliza as substâncias liberadas pelas abelhas quando há perigo, que são necessárias para avisar seus familiares. Eles percebem a fumaça como um sinal de fogo e por isso começam a procurar um lugar para uma nova casa. Para isso, eles coletam mel em suas lavouras e, nesta posição, não conseguem dobrar o corpo para picar.

Além disso, nem todas as raças de abelhas são calmas por natureza; algumas não podem ser trabalhadas sem o uso de um fumante. É utilizado na inspeção da colmeia e da rainha, é necessário na realização de trabalhos de tratamento de insetos, prevenção de doenças e desinfecção da colmeia.

O fumante gera uma fumaça espessa, o que é conseguido fornecendo ar ao invólucro onde o combustível arde. Sai por um orifício na tampa, que permite direcioná-lo para onde for necessário.

O fumante consiste em:

  • recipiente cilíndrico metálico (aço inoxidável, aço galvanizado, cobre);
  • um recipiente interno com fundo treliçado onde é colocado o combustível;
  • uma tampa-bico em forma de cone de onde sai a fumaça;
  • peles;
  • válvula de retenção;
  • corpo de treliça e invólucro protetor.

O design, embora bastante primitivo, é eficaz.

Variedades

O tipo de aparelho mais comum é o manual e também o mais acessível. Geralmente é utilizado pela maioria dos apicultores em apiários porque é simples e, se quebrar, pode ser facilmente reparado ou substituído por um novo.

Estão disponíveis fumantes elétricos alimentados por baterias.O projeto inclui motor elétrico e ventilador, que facilitam o funcionamento do aparelho, mas é mais caro e precisa ser consertado com mais frequência. Existem também dispositivos mecânicos cujo ventilador é acionado por uma mola enrolada com chave. O fornecimento de fumaça é controlado por uma alavanca.

Não há diferença de eficiência entre os tipos de dispositivos, a escolha de um ou outro depende das preferências do apicultor. Fumantes de todos os tipos podem ser carregados com os mesmos tipos de combustível, como o fungo inflamável, que é um material popular para criar fumaça para os apicultores.

Com o que preencher?

Você pode colocar qualquer material vegetal no fumante que emita muita fumaça durante a combustão lenta. Você pode usar lascas de madeira, madeira podre, casca de árvore e carvão não queimado como combustível. É importante que a madeira não seja resinosa. Você pode usar qualquer fruta e árvores silvestres.

Usa-se um fungo tinder, que emite uma fumaça espessa, que é o que você precisa pegar. Você também pode encher o recipiente do defumador com verbasco seco, madeira podre ou preparações especiais que são vendidas em lojas para apicultores. Para tratar as abelhas contra os ácaros varroa, raízes secas de raiz-forte são colocadas no dispositivo.

Não use lascas de madeira dura, palha, que queimam em vez de arder, gasolina e substâncias inflamáveis ​​semelhantes.

Como acender

Antes de carregar o combustível, o dispositivo deve ser limpo de depósitos de carbono, principalmente todos os furos. Coloque o combustível e um pedaço de papel para acender no fundo ralado do vidro. Coloque fogo no papel e sopre-o com fole. Primeiro você precisa criar um pouco de tração, depois os movimentos do fole podem ser aumentados.

Especialista:
Coloque mais combustível em cima das brasas já fumegantes e o fumante estará pronto para começar.

Termos de uso

Para trabalhar com sucesso com o fumante, é necessário seguir as seguintes regras: a fumaça não deve ser quente, seu volume deve ser regulado, observando o comportamento das abelhas. Não permita que o fumante quente toque nas molduras. Se o trabalho for interrompido temporariamente, não é necessário extinguir a combustão lenta, basta colocar o aparelho de lado.

As precauções de segurança do apicultor incluem também a sequência de trabalho com o fumante:

  • Antes de abrir a colmeia, é necessário enviar fumaça para dentro da colmeia para que as abelhas se acalmem.
  • Ao inspecionar o ninho, a fumaça deve envolver a moldura de maneira uniforme e não se acumular em um só lugar.
  • Movimentos bruscos devem ser evitados para não irritar as abelhas.
  • Apenas uma moldura precisa ser fumigada, as demais devem ser cobertas com pano.

Para impedir o funcionamento do fumante, é necessário fechar os orifícios da caixa. O oxigênio irá parar de fluir e o fogo se apagará. Limpe o dispositivo somente depois que ele esfriar.

Os fumantes podem ser usados ​​em espaços fechados se tiverem excelente ventilação. Tomar precauções reduzirá a probabilidade de ataques de insetos e ajudará a manter a saúde.

Você pode determinar se precisa aumentar a quantidade de fumaça observando o comportamento das abelhas. Se eles voaram para fora da colmeia, mas se viraram em direção a ela, ainda há fumaça suficiente. Quando eles voltarem, você precisará aumentar a velocidade.

Qual equipamento escolher?

O princípio de funcionamento de todos os dispositivos é o mesmo, o design é simples, então você pode escolher qualquer modelo. Para um pequeno apiário com várias colmeias, um simples fumante comum será suficiente. Se houver muitas colônias de abelhas, é melhor adquirir um aparelho com ventilador para que suas mãos não se cansem depois do trabalho.

O fumante para o apicultor é um dos aparelhos mais necessários. Sem ele fica difícil realizar qualquer trabalho dentro da colmeia.O aparelho facilita o cuidado das abelhas, o tratamento delas, você pode pegar facilmente as molduras se precisar bombear mel e assim por diante. Ao utilizar fumaça, esse trabalho fica muito mais fácil, pois não há necessidade de temer que as abelhas comecem a atacar. Você pode trabalhar com tranquilidade, a qualidade do trabalho será maior e levará menos tempo.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim