Existem muitas plantas das quais as abelhas coletam néctar. O trigo sarraceno e a acácia são conhecidos por muitos, mas muito menos se sabe sobre as propriedades da planta do mel. Ao mesmo tempo, o capim é utilizado como forragem, utilizado como adubo verde, enriquecendo o solo com nitrogênio, e tem potencial medicinal. Detalhes sobre as propriedades desta planta incrível certamente serão úteis e interessantes para os agricultores.
Significado agrícola e descrição
A arruda de cabra oriental, ou galega, é uma planta herbácea perene (até 10 anos). Pertence à família das leguminosas.É de origem meridional e cresce selvagem no norte do Cáucaso. As variedades varietais de arruda de cabra atingem uma altura de 140-200 centímetros.
Erva de caule reto e oco, frondoso e ramificado, a planta é arbustos, cada arbusto contém de 10 a 15-18 caules. Cada um deles é coberto por folhas grandes, complexas e pinadas (5-6 pares), que não caem quando a planta seca. As folhas são pubescentes nas bordas.
A inflorescência tem a forma de um racemo reto multiflorado, com flores grandes de tonalidade roxa, azulada ou branca. A abertura das flores e a localização rasa dos nectários tornam a planta atrativa para as abelhas e uma excelente planta de mel. O racemo geralmente contém de 20 a 75 flores.
O fruto tem a forma de um feijão marrom. As sementes de arruda de cabra são grandes, de cor esverdeada no período de coleta e adquirem coloração marrom durante o armazenamento. Galega é uma planta com uma poderosa raiz principal com numerosos ramos laterais. A raiz penetra no solo a uma profundidade de 50 a 70 centímetros. No subsolo, formam-se 3-4 botões no caule, que na primavera garantem o crescimento da planta perene. Com o tempo, as plantações de arruda de cabra ficam mais espessas.
Galega cresce bem em áreas abertas e ensolaradas e não tolera sombra. Cresce em solos chernozem, argilosos e arenosos. Turfeiras drenadas e áreas de várzea são adequadas para isso. O melhor tipo de solo para a planta é considerado neutro. Piora em solos pobres e acidificados.
A grama serve como alimento verde para animais de fazenda, contém caroteno, ácido ascórbico, minerais necessários aos animais e melhora a produção de leite. Usado para fazer silagem, silagem e feno. A planta apresenta alta produtividade.Faça 2 a 3 cortes de grama por temporada, dependendo da região de semeadura. Em condições ideais, a quantidade de massa verde varia de 30 a 70 toneladas por hectare, aumentando anualmente, a massa de feno produzida é de 15 a 17 toneladas por hectare.
A planta não tem medo do frio e tolera bem a seca. Em invernos sem neve, pode suportar temperaturas de até -23-25 °C. Uma camada significativa de neve permite que a planta sobreviva em geadas de até -35-40 °C. A grama é usada como adubo verde. Galega solta o solo com suas raízes poderosas e o satura com nitrogênio. Ao mesmo tempo, a condição do solo melhora. A massa verde cortada é um excelente fertilizante natural.
Tecnologia agrícola da cultura
É melhor semear a planta após culturas em linha ou culturas de grãos ou gramíneas forrageiras. As sementes são plantadas 1,5-2 centímetros no solo. Antes da semeadura, um complexo fertilizante fosfato-potássio é aplicado ao solo.
Importante: na hora de semear arruda caprina, não utilize fertilizantes nitrogenados, pois a planta é fixadora de nitrogênio.
A semeadura é realizada nos últimos dez dias de abril ou nos primeiros dez dias de maio, dependendo da região. Antes da semeadura, as sementes são escarificadas (a casca externa dura é aberta para acelerar a germinação). Além disso, são tratados com Nitragin ou Rezotorfin (preparações bacterianas).
As sementes são semeadas em fileiras ou fileiras largas (se a área estiver significativamente obstruída).A germinação das sementes ocorre em temperaturas de +6 °C, elas permanecem viáveis por 7 a 8 anos.
Produtividade de mel e produtividade de néctar da planta
Durante o período de floração, as abelhas podem coletar de 50 a 100 kg de néctar em 1 hectare de plantações. De manhã e até ao meio-dia, as inflorescências abertas da galega atraem as abelhas com um aroma forte e persistente. A floração da Galega dura cerca de 1 mês. Em plantas abertas que são convenientes para coletar néctar e polinizar flores, as operárias listradas podem coletar de 100 a 110 quilos de mel por 1 hectare.
A planta fornece pólen e néctar às abelhas. O mel resultante tem uma tonalidade que vai do amarelo claro ao laranja, dependendo das plantas melíferas que o acompanham.
Este mel é usado:
- fortalecer o sistema imunológico;
- aumentar a lactação durante a amamentação;
- em cosmetologia, ao usar máscaras para pele e cabelos, envoltórios anticelulite;
- como diaforético.
Um produto monofloral não é obtido a partir da arruda de cabra.
Período de floração
Galega floresce no final de maio. A floração continua por um mês. Para aproveitar ao máximo esse período, pode-se ceifar a planta para silagem no final da floração. Assim, o produtor agrícola receberá todos os benefícios dela como planta de mel e poderá usar a massa verde para preparar ração para animais de fazenda. A floração precoce fornece às colônias de abelhas e à ninhada alimentos proteicos valiosos.
Propriedades medicinais
As pontas da arruda de cabra em flor e as folhas da grama têm poderes curativos. Galega tem propriedades diuréticas, efeitos anti-helmínticos e hipoglicêmicos, e é usada para resfriados e como diaforético. A decocção é consumida 1 colher de sopa 3-4 vezes ao dia.
A arruda de cabra oriental é uma cultura forrageira valiosa e fácil de cultivar que pode fornecer alimento para o gado, ajudar os apicultores a coletar uma excelente colheita de mel e aliviar o resfriado comum. Portanto, os benefícios desta erva despretensiosa são óbvios e está se tornando cada vez mais popular entre os produtores agrícolas.