Todo apicultor precisa de um moedor de cera. Ele precisa deste dispositivo independentemente do número de colmeias que tenha. O dispositivo pode ser adquirido pronto ou fabricado de forma independente. Hoje existem muitas variedades de tais estruturas conhecidas. Uma das opções mais comuns é o modelo a vapor. É importante saber como usar corretamente um aparelho de fusão de cera a vapor.
Prós e contras do refinador de cera
O objetivo principal do dispositivo é o derretimento da cera. O produto apícola pode derreter, como a parafina. Isso acontece em temperaturas acima de +70 graus.Um aparelho de fusão de cera é um recipiente no qual os favos de mel usados são derretidos. A cera resultante é filtrada, colocada em moldes e deixada endurecer.
Usar um moedor de cera tem as seguintes vantagens:
- Possibilidade de obter muita cera. Além disso, a sua quantidade depende da duração do tratamento.
- Nenhum contato com água fervente. Isso ajuda a evitar a formação de emulsão de cera.
- Manter a limpeza do local de trabalho.
- Obtenção de um produto de alta qualidade sem aditivos estranhos. Se a tecnologia for seguida, não há necessidade de fundir novamente os círculos de cera.
As desvantagens dos aparelhos de fusão de cera incluem:
- Preço Alto.
- A necessidade de monitoramento constante do processo.
Como derreter cera usando um aparelho de fusão de cera a vapor
Derreter cera usando um aparelho de fusão de cera não é muito difícil. Além disso, este processo possui certas características dependendo do design.
Solar
Este dispositivo é um dispositivo simples para derreter cera. O princípio de sua aplicação baseia-se no aproveitamento da energia solar. O dispositivo inclui um corpo retangular de aço, que contém acessórios com bandeja de estanho. A estrutura é coberta por uma tampa de vidro na parte superior.
A estrutura deve ser instalada em um leve ângulo - aproximadamente 15 graus em relação ao horizonte. Isso garante uma exposição mais eficiente à luz solar. Graças a isso, é possível obter fusão e drenagem de alta qualidade da massa de cera.
Sob a influência da luz solar que passa pelo vidro, os favos de mel aquecem até +70 graus. A cera neles derrete, é filtrada por uma rede e vai parar em uma bandeja. É necessário processar matérias-primas em dias ensolarados, quando a temperatura do ar é superior a +25 graus.Este tipo de aparelho de fusão de cera é perfeito para um apiário nômade.
Vapor elétrico
Antes de começar a aquecer a cera, você deve encher o gerador de vapor com água. É derramado na metade do recipiente. Deve haver espaço livre na parte superior para a formação de vapor. Você precisa instalar molduras na cesta do dispositivo para derreter cera. Em seguida, use um elemento de aquecimento para aquecer a água.
Quando o líquido começar a ferver, o vapor se acumulará e entrará no forno de cera através da mangueira. Sob a influência de temperaturas elevadas, o favo de mel começará a derreter. Como resultado, a cera líquida fluirá através da malha do filtro, acumulando-se na bandeja e fluindo para um recipiente especial através da válvula de drenagem.
Temperatura alta
Em quase todos os fornos de cera de alta temperatura, o aquecimento das matérias-primas de cera é realizado com vapor de água. O derretimento da massa começa a uma temperatura de +65 graus. À medida que o vapor esquenta, atinge +100 graus. Penetra facilmente na matéria-prima da cera e aquece-a até os níveis exigidos.
Depois de derreter a matéria-prima da cera, ela flui para uma bandeja especial. A madeira esticada deve ser colocada em sacos ou em grade. Depois de derreter a cera, o que resta é a merva.
Um aparelho de fusão de cera é um dispositivo útil que permite dar à cera uma consistência líquida e remover impurezas estranhas dela. Para que o processo seja eficaz, é importante escolher o dispositivo certo e seguir as recomendações para seu uso.