O pepino Cedric f1 foi introduzido no mercado em 2015 pela ENZA ZADEN e atraiu imediatamente a atenção dos horticultores. Descrição do híbrido:
- alto rendimento, até 14–16 kg/m2;
- híbrido partenocárpico de primeira geração;
- amadurecimento precoce;
- universal (para terrenos protegidos e abertos);
- arbusto indeterminado, medianamente ramificado e com raízes desenvolvidas;
- resistente a doenças (oídio, vírus do mosaico do pepino, cladosporiose);
- tolerante à sombra, resistente ao estresse;
- adequado para conservas e saladas;
- pepinos verdes escuros, finamente tuberculados, 10–14 cm, 100–105 g;
- as frutas são saborosas, próprias para saladas e conservas;
- sem amargura;
- boa apresentação e transportabilidade.
A variedade holandesa Cedric rapidamente assumiu uma posição de liderança entre os produtores profissionais de vegetais. As características do pepino abrem amplas perspectivas para a disseminação do híbrido. O Pepino Cedric apresentou excelente produtividade com tecnologia agrícola adequada, além de facilidade de cuidado e despretensão.
Plantinha
As sementes da variedade Cedric f1, como convém aos híbridos holandeses, não requerem tratamento pré-semeadura e são caracterizadas por alta germinação. Copos para mudas são adequados com volume de 0,4–0,5 litros com amplos orifícios de drenagem. O solo é preparado a partir do solo do futuro canteiro e componentes orgânicos: composto, húmus, serragem, turfa.
Uma semente é plantada em cada vaso a uma profundidade de 1–1,5 cm e umedecida. Temperatura de germinação 26–28 ⁰С. Após a emergência das mudas, a temperatura é reduzida para 21–22 ⁰С. Regar as mudas com água sedimentada em temperatura ambiente, sem deixar o torrão de terra secar completamente. A partir de 12 a 14 dias após a germinação, as plantas começam a ser alimentadas com fertilizante mineral complexo a cada duas semanas.
Se o híbrido for cultivado em campo aberto, as mudas devem ser preparadas.
10–14 dias antes do plantio, as plantas são expostas ao ar fresco em climas quentes. O endurecimento começa com 30–40 minutos, aumentando o tempo em 1,5–2 horas todos os dias.
Com 3 semanas de idade, os pepinos crescem de 4 a 5 folhas verdadeiras e estão prontos para serem plantados em local permanente.
Formação de arbusto
O rendimento máximo de pepinos Cedric f1 pode ser alcançado quando cultivados em estufas usando o método de treliça com irrigação por gotejamento. Em terreno aberto, o híbrido se sente muito bem, mas a frutificação será reduzida. Isto é típico da maioria dos híbridos holandeses.
A 1m2 Você não pode plantar mais do que 3-4 arbustos. São removidos até 5–6 folhas da planta, flores e brotos laterais, ajudando a desenvolver o sistema radicular.
O pepino indeterminado Cedric f1 cresce um ramo central durante toda a estação de crescimento. Os rebentos laterais de Cedric são pequenos e param de crescer após 4–5 folhas.
Normalmente, a planta é plantada antes do final da primeira onda de frutificação, que é de 2 a 2,5 meses. Em seguida, os pepinos iniciam uma segunda floração ativa e a formação de novos enteados com ovários abundantes. À medida que o arbusto amadurece, as folhas amareladas são cortadas, melhorando assim a ventilação do canteiro e estimulando a renovação das plantas.
O solo
Em estufas adaptadas para o cultivo de pepino, o solo é substituído a cada temporada até uma profundidade de 30 cm.
2 semanas antes do transplante das mudas, você pode “isolar” os canteiros com biocombustível orgânico.
Para fazer isso, cave trincheiras com 50 cm de profundidade e coloque uma camada de 20–30 cm de esterco fresco com palha. Regue generosamente o topo com água morna e cubra com filme por vários dias. Em seguida, a camada de biocombustível é levemente polvilhada com cal e é colocada a mistura de solo preparada na qual está planejado o cultivo de pepinos.
Geralmente esta é uma composição de solo de jardim, composto, húmus, turfa, serragem cozida no vapor e fertilizantes minerais complexos. Depois de uma semana, a temperatura do solo se estabilizará em 22–28 ⁰C e estará pronto para o plantio de mudas. Essa cama “funcionará” por cerca de dois meses.
Regar e fertilizar
Para uma variedade tão produtiva como o Cedric, é ideal organizar a irrigação por gotejamento com aplicação regular de fertilizantes líquidos. O amadurecimento de numerosos frutos é muito ativo e a planta necessita de um fornecimento contínuo de água e nutrientes.A cada 10–12 dias os arbustos são alimentados com fertilizantes complexos.
Colheita
O ovário é formado em cachos de 2 a 4 pepinos e fica cheio mesmo em dias frios e nublados. De acordo com avaliações de horticultores, os arbustos de Cedric costumam deliciar-se com cachos de verduras, até 12 pedaços por nó. Em situações estressantes, o ovário não cai e continua a amadurecer.
A planta dessa variedade não necessita de polinização por insetos, pois é um híbrido partenocárpico. Após 38–45 dias do início da germinação, Cedric começa a dar frutos.
Os pepinos não crescem demais, o tamanho máximo é de até 14 cm; os pepinos podem ser colhidos na fase de maxixe (6–8 cm). A casca verde escura é coberta por pequenos tubérculos com espinhos. A polpa tem um sabor rico a pepino, sem amargor. Pepinos crocantes têm um bom desempenho em saladas e conservas. Os frutos do Cedric têm bom prazo de validade, as verduras resistem facilmente ao transporte e mantêm a apresentação.
O feedback dos produtores de vegetais é apenas positivo: a variedade está ganhando popularidade entre os agricultores profissionais para o cultivo de pepinos em estufa nas rotações estendidas de inverno-primavera e verão-outono.