Quase todos os proprietários de um terreno rural alocam espaço para o cultivo de pepinos. Graças ao trabalho dos criadores, existe uma grande variedade de variedades. Recentemente, formas híbridas, como os pepinos Rodnichok, tornaram-se cada vez mais populares. Isso se deve ao fato de tais variedades produzirem mais rendimento e serem menos suscetíveis a doenças.
Este híbrido foi desenvolvido na época soviética, mas ainda é usado ativamente. Pepino Rodnichok f1 é uma espécie polinizada por abelhas no meio da temporada, conhecida até em países vizinhos.Os residentes de verão muitas vezes voltam a cultivar esta variedade específica depois de experimentar outras.
Descrição da variedade
As características dos pepinos da variedade Rodnichok incluem a grande altura da planta - aproximadamente três metros.
Descrição da variedade de pepino “Rodnichok f1”:
- Um máximo de cinco brotos laterais são formados em cada arbusto.
- Em campo aberto, o rendimento por metro quadrado é de pouco mais de 6 kg.
- Se os pepinos forem cultivados em casa de vegetação, podem ser obtidos 17-25 kg de frutas por metro.
- Pepinos maduros atingem comprimento máximo de 12 cm, com diâmetro de seção transversal de aproximadamente 5 cm.
- O peso médio do fruto é de 100 g.
- Bom aroma, sem lacunas, os pepinos são crocantes e não amargos. A superfície é ligeiramente irregular.
As características da variedade incluem maior resistência a doenças. Por exemplo, o oídio, a antracnose, o míldio, a praga da ascochyta e a azeitona manchada não afetam os pepinos.
Vantagens e desvantagens da variedade
Na maioria das vezes, a variedade de pepino Rodnichok f1 é usada devido ao seu alto rendimento, mas depende muito dos cuidados e das condições de cultivo. Por exemplo, o peso médio do fruto de 100 g pode aumentar significativamente se forem utilizados fertilizantes adequados. Um longo período de frutificação contribui para um bom rendimento.
Outras vantagens de Rodnichka:
- Versatilidade de uso. Adequado tanto para a confecção de conservas como para consumo in natura.
- Resistente a altas temperaturas.
- Sem possibilidade de superação. Se os pepinos não forem colhidos a tempo, não ficarão muito grandes e não perderão o sabor.
- Excelente apresentação. Os frutos são limpos e macios.
- Facilidade de transporte. Esta variedade de pepinos pode ser facilmente transportada por longas distâncias.
Quanto às principais desvantagens das espécies descritas, em primeiro lugar, é a possibilidade de adquirir um sabor amargo. Isso acontece em condições de irrigação insuficiente. No entanto, a colheita resultante ainda é adequada para fazer conservas.
Também é importante armazenar os frutos de maneira adequada, pois após a colheita eles começam a murchar rapidamente.
Procedimento para cultivo de pepinos
A maneira mais fácil de cultivar Rodnichok é pelo método de mudas, mas é bastante aceitável semear em canteiros. Se você pretende plantar plantas em terreno aberto, é melhor dedicar algum tempo a uma série de medidas preliminares.
Eles incluem:
- Seleção de sementes de peso total e tamanho médio.
- Tratamento com desinfetantes e estimulantes.
- Imersão e endurecimento.
- As sementes devem ser imersas aproximadamente 2 cm na gema.
- A época de plantio é determinada pela região e pelas condições climáticas, mas não pode ser antes de maio.
- Os pepinos plantados devem ser protegidos da geada à noite.
Quando chegar a hora de desbastar os canteiros, isso deverá ser feito de forma que não haja mais de quatro plantas em cada metro e a distância entre elas seja de aproximadamente 30 cm. Se as sementes foram preparadas corretamente, então, as mudas aparecerão dentro de alguns dias.
Como plantar e alimentar pepinos corretamente
O primeiro passo no processo de plantio de Rodnichka é o preparo do solo. Para fazer isso, são adicionados excrementos de galinha ou esterco de vaca podre. Se não houver fertilizante orgânico disponível, é permitido o uso de fertilizante mineral complexo. É importante que os pepinos tenham potássio no solo, por isso os canteiros costumam ser polvilhados com cinzas.
As sementes são plantadas com alguns centímetros de profundidade, em fileiras, com distância entre as plantas. Depois disso, futuro pepinos são cobertos com agrofibra ou filme.
Se o tempo estiver quente, pode-se retirar a cobertura e ventilar as camas.
Posteriormente, o plantio é fertilizado duas vezes por mês. Excrementos ou estrume de galinha são bastante adequados para isso. Você pode criar fertilizante misturando esterco e água em proporções de 2 para 1. A mistura deve repousar por cerca de duas semanas para que o processo de fermentação comece. O fertilizante acabado é retirado na quantidade de 0,5 litro e diluído em um balde com água. Esse líquido deve ser usado para regar as mudas.
Aplicação de produtos e sutilezas de cuidado
Para obter um crescimento uniforme e intensivo dos pepinos, as sementes podem ser tratadas com diversos compostos, incluindo Narciso, etamon, epin, humis e zircão. Para encher recipientes para plantio, você pode adquirir misturas especiais de nutrientes que são utilizadas para hortaliças.
Se o cultivo ocorrer em solo preparado pela própria pessoa, é melhor tratá-lo com preparações como Planriz, Agat-25, Gamair ou Fitosporin. O controle de pragas nas raízes e a prevenção de sua ocorrência são feitos com o auxílio de Topázio ou Confidorom.
O que lembrar ao sair:
- É necessário regar os pepinos quando o solo secar.
- O solo não deve ficar muito úmido ou muito seco.
- Água morna é usada para irrigação.
- Não devemos esquecer a necessidade de amontoar as raízes e soltar a camada superficial do solo.
- Para manter os canteiros protegidos de ervas daninhas e do excesso de umidade, você pode recorrer à cobertura morta orgânica.
- É necessário inspecionar regularmente as plantas e remover ervas daninhas dos canteiros para que os frutos não sejam danificados por doenças ou pragas.
- É importante coletar sistematicamente os frutos maduros.
Se você estiver cultivando pepinos Rodnichok em casa de vegetação, então é melhor fixar a videira principal sobre a treliça, com as laterais isso é feito no segundo ou terceiro nó. Ao afrouxar, é importante lembrar que o sistema radicular do Rodnichka fica muito próximo do solo e por isso o procedimento deve ser realizado com cautela.
A opinião dos veranistas sobre a variedade Rodnichok
A primavera é uma variedade clássica de pepino usada há muito tempo. É por isso que as avaliações de uma planta tão comprovada são positivas. Os residentes de verão observam que, independentemente de o verão ter sido ensolarado ou chuvoso, eles ainda conseguem colher uma rica colheita. Porém, não devemos esquecer a importância de proteger os canteiros das geadas.
As avaliações indicam que esta variedade pode realmente ser cultivada em um apartamento, em uma varanda. Pepinos podem brotar em baldes de cinco litros. Embora a planta atinja um metro de altura, ela não se ramifica muito. Cerca de 55 dias se passam desde a germinação até a colheita.
Esta variedade de pepino é perfeita para cultivo e venda. Isto é influenciado pela sua apresentação decente, alto rendimento e sabor. Pelo fato de todas as frutas serem iguais, inclusive, praticamente não há desperdício. Ao mesmo tempo, não é difícil cultivar Rodnichok, pois não é suscetível à maioria das doenças. Nas avaliações, os moradores do verão observam que compram outras variedades apenas para que ocorra a polinização.