Os jardineiros estão usando novas receitas de soluções nutritivas ao cuidar dos pepinos. Não faz muito tempo, começou a ser utilizado o tratamento de pepinos com soro de leite e iodo. Muitas pessoas falam sobre seus benefícios para as hortaliças. Mas você precisa saber preparar a solução corretamente e saber como e quando usá-la.
Um novo método de combate às doenças do pepino
O pepino é uma das plantas delicadas que costuma ser suscetível a diversas infecções.Durante o verão úmido, a hortaliça sofre ataque de fungos patogênicos que provocam a formação de mofo nos caules e folhas. E somente borrifar pepinos com soro de iodo pode salvar a futura colheita do vegetal. Armadilhas para pragas de jardim também são preparadas com soro.
Como funcionam os componentes da mistura?
Uma característica do soro de leite, produto do processamento do leite durante o preparo do queijo cottage, é um ambiente ácido que suprime a atividade de microrganismos patogênicos. O líquido que sobra após a coalhada do leite não contém proteínas ou gorduras, mas contém aminoácidos em grandes quantidades. A fermentação do produto está associada à atividade de fungos, que prejudicam seus congêneres causadores de doenças nas plantas. soro de leite Não é à toa que o líquido é classificado como fungicida natural.
O iodo contém um excelente anti-séptico, temido por todas as pragas de jardim. Uma solução de iodo não apenas eliminará mofo e pulgões, mas também evitará que os pepinos sejam atacados por eles.
Juntamente com o soro de leite, o iodo ajudará a melhorar a saúde das plantações de pepino.
Preparação da solução
Os pepinos devem ser tratados corretamente. Portanto, prepare a mistura, observando as proporções:
- O soro é diluído em água em temperatura ambiente, tomando-os na mesma quantidade 1:10.
- Se o soro puro for substituído por kefir, a proporção de diluição será a mesma.
- Você precisa de um pouco de iodo para cada dez litros de solução de soro de leite, apenas dez gotas.
- Para potencializar o efeito terapêutico, adicione vinte gramas de sabão em pó triturado. Isso ajudará a mistura a aderir melhor às partes afetadas da planta.
A solução preparada também pode ser usada para prevenção doenças do pepino. Dá resultados quando a planta está infectada com oídio ou podridão radicular.
Como tratar pepinos contra doenças e pragas
Para pulverizar plantas doentes, escolha as horas da manhã, quando o orvalho já baixou. O dia deve estar calmo e não quente. Os arbustos de pepino são tratados com pulverizador. Se isso não for possível, um regador servirá. É melhor borrifar as folhas por cima. Quando os fungos patogênicos já infectaram partes da planta, eles morrerão em um ambiente ácido de soro de leite após o tratamento.
As medidas preventivas também incluem pulverizar pepinos com soro de leite e iodo. É melhor realizar os procedimentos três vezes por temporada com intervalo de sete a dez dias. As vantagens desse tratamento são que as hortaliças também podem ser pulverizadas com frutas. Não existem substâncias nocivas na mistura de soro de leite e iodo. Além dos benefícios, não trará nada aos pepinos ou aos humanos.
Armadilhas para insetos - pulgões, pulgas, moscas - são preparadas colocando soro em pequenos potes. Tanto lesmas quanto tesourinhas, que comem as folhas verdes dos pepinos, adoram o cheiro azedo. Os insetos entram nos potes e morrem, sem conseguir sair. Você pode lubrificar as paredes e bordas dos recipientes com óleo inodoro, o que evitará que as pragas do jardim escapem da armadilha.
O soro de leite pode ser usado como fertilizante?
O cuidado do pepino inclui, além da rega abundante, a aplicação de fertilizantes. Para o rápido crescimento dos vegetais e a obtenção de um alto rendimento de verduras, são necessários aminoácidos, cálcio, fósforo e cobre. Todos os elementos úteis para pepinos estão contidos em quantidades suficientes no soro de leite, que pode ser enriquecido com iodo e cinza de madeira.
Recomenda-se o uso do soro para alimentar mudas de pepino. É melhor regar as mudas jovens quando aparecerem duas ou três folhas verdadeiras. Tendo recebido os microelementos e aminoácidos necessários ao crescimento ativo, as mudas não esticarão, mas ficarão fortes e saudáveis.
O soro também é usado para alimentação radicular e foliar de pepinos em estufas e em terreno aberto. Mas não devemos esquecer que a acidez do solo aumentará. Portanto, é imperativo diluir o soro antes de processar os pepinos.
Maneiras de usar fertilizante
Na horta, o fertilizante é aplicado pela raiz, diluindo o soro em água a uma temperatura de pelo menos 23 graus Celsius. É melhor regar os pepinos num raio de meio metro do caule principal. Se a acidez do solo no canteiro for ligeiramente superior ao normal, ainda poderá aumentar. Mas isso é prejudicial para os pepinos, então depois de algum tempo regue o solo com leite de cal diluído em água.
Você também pode fertilizar com soro de leite líquido usando o método foliar. Para pulverizar, tome uma solução a dez por cento de um produto lácteo. O soro diluído é benéfico e não queima as folhas do pepino. Você precisa saber como pulverizar as plantas e quando fazê-lo.
Escolha um clima calmo, de preferência nublado, para o processamento. Para garantir que o fertilizante adira bem às folhas, adicione um pouco de sabão em pó em forma de aparas à solução nutritiva. É necessário deixar o fertilizante por três a quatro horas para que o sabão se dissolva. Após misturar, comece a pulverizar as mudas de pepino.
Você pode derramar a solução de soro de leite sobre o composto, então ele amadurecerá rapidamente e será enriquecido com microelementos úteis.
Quais fertilizantes são preparados à base de soro de leite?
Para tornar o soro de leite mais benéfico como fertilizante, ingredientes adicionais são adicionados a ele:
- Os excrementos de frango são misturados com cinzas de madeira em um recipiente de vinte litros. Preencha tudo com líquido ácido. O fermento é dissolvido em água morna com adição de açúcar. Eles são introduzidos na mistura de soro de leite resultante.O fertilizante é infundido por uma ou duas semanas. A fertilização dos pepinos ocorrerá após a diluição da solução concentrada na proporção de 1:10. Meio litro é suficiente para uma planta.
- O soro de leite, junto com a grama recém-cortada, é um excelente fertilizante. Após dois dias de fermentação, o líquido é diluído alimentando os pepinos pela raiz.
- É útil usar soro com iodo, mel e cinzas. Para dois litros de laticínios, tome um copo de cinzas, cinco colheres de mel e dez gotas de tintura de iodo. Após misturar, deixe a mistura por dois a três dias. Bons resultados com o uso de fertilizantes durante a floração dos pepinos. Os ovários não caem e os pepinos produzem frutos saborosos.
O soro, em combinação com outras substâncias, dará às plantas os elementos necessários ao desenvolvimento do pepino e à frutificação de alta qualidade. O fermento compensará a deficiência de magnésio e vitaminas B, e esterco de galinha – nitrogênio. Devido à fermentação da erva, os pepinos receberão os aminoácidos e oligoelementos necessários ao crescimento ativo. Você precisa saber como regar pepinos. Faça isso pela manhã, na ausência de orvalho.
Também é útil pulverizar as pontas das folhas de pepino com soluções nutritivas. Mudas de pepino respondem bem a esses fertilizantes.
O uso do soro de leite como fertilizante foi experimentado por jardineiros e tem muitas críticas positivas. Além disso, o produto faz um excelente trabalho na eliminação das causas das doenças fúngicas dos pepinos. O iodo apenas aumentará as qualidades curativas do soro.