O cultivo em estufa envolve a polinização artificial de pepinos. Existem várias maneiras, cada uma das quais funciona até certo ponto.
Como polinizar pepinos adequadamente em casa
Para fazer uma boa colheita em uma estufa, é necessário monitorar como as plantas são polinizadas. Para a conveniência de muitos residentes de verão, existem pepinos autopolinizadores. Eles são chamados partenocárpicos. Mas a maioria das variedades é polinizada por insetos. Portanto, você deve ajudá-los na polinização.Em campo aberto, isso é feito por insetos e pelo vento.
Como polinizar pepinos em estufa é uma questão que interessa a muitos veranistas, pois a colheita depende de uma polinização de qualidade.
Existem várias maneiras de polinização:
- Atraindo insetos.
- Polinização manual.
Atraindo insetos
A base do método é atrair abelhas para a estufa. As plantas são pulverizadas com uma solução doce.
Para isso você precisará de:
- Água morna 1l.
- Mel, açúcar ou geléia 1 colher de sopa. colher.
- Ácido bórico 0,1 g.
É necessário não só atrair o cheiro, mas também ajudá-los a entrar na estufa. Para fazer isso, abra janelas e portas. O principal é não prejudicar a temperatura e a umidade ambiente.
Se possível, você pode ter uma família inteira de abelhas. Posicione a colmeia de forma que fique a 40 cm de altura e fique bem aquecida pelo sol da manhã. Os insetos devem estar bem orientados; primeiro, eles devem se acostumar com o ambiente. Eles são liberados em uma estufa quente quando ainda não há nada lá. Com o tempo, a colônia de abelhas começará seu trabalho.
Durante a floração das plantas de mel natural, elas precisam voar fora da estufa. Para isso, é feita uma pequena janela na tampa, que precisa ser branqueada, o que ajudará as abelhas a encontrarem mais facilmente o caminho de volta à colmeia.
Se os pepinos forem cultivados no início da primavera, a casa com as abelhas será colocada em uma estufa. Se em épocas mais quentes a colmeia for deixada do lado de fora, pressionada contra a parede da estufa, proporcionando-lhes uma entrada desobstruída. O buraco feito na parede fica alinhado com a entrada da colmeia. Assim, os insetos voarão ao redor da estufa, sairão dela para a rua, pela janela do telhado.
Diferença entre flores masculinas e femininas
Se não houver como atrair insetos, os pepinos polinizam por conta própria. O principal aqui é entender as flores da planta. Existem homens e mulheres.Não é difícil distingui-los uns dos outros.
A flor masculina não tem pistilo, mas contém muito pólen. Se você agitar levemente, formará uma nuvem inteira. Eles estão localizados mais próximos da base do caule e geralmente são agrupados em várias peças.
A flor feminina contém um pistilo. Na maioria das vezes localizado em brotos laterais. Difere das inflorescências do sexo oposto por conter um ligeiro espessamento que lembra um pequeno pepino.
Condições para polinização frutífera
Para polinizar uma planta, você precisa cumprir alguns requisitos:
- A porcentagem de umidade na estufa deve ser levada em consideração. Nem mais nem menos que 70%. Com maior umidade, o pólen se aglomera; com baixa umidade, seca rapidamente.
- É melhor realizar a autopolinização de manhã cedo ou, o mais tardar, antes do almoço, o mais tardar.
- As flores femininas estão prontas para polinização no dia 2. Portanto, o processo é realizado no segundo dia, portanto é mais provável que o processo corra de forma correta e frutífera.
- Se se pretende realizar a polinização varietal, então as flores femininas, antes da polinização, ficam protegidas da penetração indesejada de insetos nelas.
- Aquelas flores que se autopolinizam devem ser marcadas de alguma forma. Para ter certeza de que tudo deu certo.
Método manual
Polinizar manualmente pepinos em uma estufa é um método difícil, mas eficaz.
Duas regras importantes de polinização:
- Deve haver muito pólen.
- É melhor retirar o pólen de uma planta e usá-lo para polinizar flores de outro arbusto.
Observando todos os requisitos necessários, qualquer residente de verão terá sucesso.
- O primeiro método é polinizar com um pincel comum. Para fazer isso, o pólen é removido com muito cuidado da inflorescência masculina e transferido para a flor feminina diretamente para o pistilo. Então você deve cobrir a flor polinizada. Você pode usar algodão ou outros materiais disponíveis para isso.
A escova deve ser de cerdas naturais, de preferência bem macias. Para evitar danificar as delicadas flores dos pepinos.
- Segundo método, flor masculina. Pode ser usado como polinizador. Para fazer isso, ele é cuidadosamente arrancado e as pétalas são removidas. Em seguida, é colocado em uma flor feminina, podendo ficar nela até o ovário crescer. Várias flores são usadas.
Recomenda-se polinizar os pepinos manualmente várias vezes durante a semana, assim o resultado será garantido. Se os ovários começarem a crescer, as flores serão consideradas polinizadas.
Variedades autopolinizadoras
Muitos residentes de verão não gostam de cultivar pepinos de espécies autopolinizadoras. Isso se deve ao fato de terem um sabor atípico para a cultura, o estresse leve pode reduzir o rendimento do arbusto e as plantas serem dependentes de mudanças nas condições externas de cultivo.
Mas, apesar disso, polinizar as plantas por conta própria exige muito trabalho, então os jardineiros compram variedades híbridas. Na maioria das vezes é:
- Zozulia.
- Emelya.
- Hermann.
- Milionário.
- Residente de verão.
- Dinamite.
Jardineiros experientes aconselham o uso de um esquema de plantio específico para pepinos quando cultivados em casa de vegetação. Os primeiros a serem plantados são os primeiros híbridos de variedades autopolinizadoras. A maioria das culturas numa estufa devem ser plantas polinizadas por insectos. As últimas espécies de pepino a serem plantadas são as de meia maturação.
Cultivar pepinos em casa dessa maneira protegerá o residente de verão da perda da colheita.
Os privilégios da autopolinização
Embora este procedimento não seja fácil, muitas pessoas o utilizam quando cultivam em estufas. Pepinos submetidos à polinização manual crescem como variedades varietais. Você pode coletar sementes deles com segurança, sem se preocupar com a colheita futura.
A autopolinização permite a obtenção de frutos selecionados. Praticamente não têm sabor diferente daqueles pepinos cultivados em campo aberto. Além disso, as plantas praticamente não reagem às mudanças de temperatura, iluminação insuficiente e outros sinais desfavoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento.
A presença de um grande número de flores estéreis
Em primeiro lugar, esta não é uma tecnologia agrícola adequada, ou seja, algo foi feito de forma errada. Podem existir várias razões:
- As sementes foram coletadas no ano passado.
- Aquecimento insuficiente das sementes antes do plantio.
- Falta de luz.
- Plantas muito próximas umas das outras.
Para corrigir a situação, você pode apertar o topo da planta. Provocando assim o desenvolvimento de brotos laterais. E a subsequente formação de flores femininas nelas.
A obtenção de uma colheita qualificada de uma safra é precedida de muito trabalho com plantas. A autopolinização em casa não é exceção. Mas o trabalho vale a pena, os pepinos com certeza vão agradecer ao paciente residente de verão pela sua produtividade.