Com o início do verão, os horticultores profissionais e amadores se deparam com o problema da perna preta nas mudas de pepino. Torna-se muito ofensivo. Os brotos que cresceram com tanto amor de repente começam a desaparecer um por um. A desvantagem é que a doença se espalha muito rapidamente e a planta não pode mais ser salva.
Qual é a doença
É muito fácil reconhecer a perna preta dos pepinos. As raízes das mudas prontas para o plantio começam a amarelar. Nesse momento aparecem as folhas do cotilédone.
O colo da raiz das mudas muda de cor, adquirindo tonalidade marrom. Então uma constrição se forma no pescoço. A cor da parte inferior do caule muda para verde escuro e fica úmida. Com o tempo, a raiz escurece e apodrece. As folhas inferiores tornam-se gradualmente amarelas e desbotam.
Como ocorre a infecção?
O agente causador da doença é um fungo que pode parasitar não só a própria planta, mas também existe sem problemas tanto no solo quanto nos restos vegetais. Se o solo não for alterado e os pepinos forem plantados no mesmo recipiente o tempo todo, os fungos se acumulam.
A canela preta pode ser transportada com turfa, esterco e materiais destinados à semeadura e plantio de mudas.
Propagação de fungo
Blackleg se espalha muito rapidamente em uma planta infectada. Os seguintes fatores contribuem para acelerar a propagação:
- mudanças na temperatura do solo devido a mudanças climáticas;
- água fria utilizada para regar as mudas;
- redução da temperatura do ar ambiente.
Nem sempre as pessoas levam em conta essas nuances: afinal, é tão fácil quanto descascar peras monitorar as condições de temperatura para obter boas mudas e, como resultado, uma colheita abundante.
Combatendo fungos
Como lidar com a doença para que ela saia para sempre da dacha? É melhor prevenir o desenvolvimento de doenças nas mudas. Para que a planta fique saudável e forte, um pré-requisito é o cumprimento das medidas preventivas. Muitas vezes o comprador não presta atenção à qualidade das sementes e ao nível de resistência a diversos fatores, cometendo um grande erro.
Para obter mudas fortes e protegê-las da canela preta, é necessário seguir todas as regras de semeadura e cultivo. Semeie pepinos não antes do horário especificado. Mesmo que os recipientes sejam colocados no parapeito da janela, isso não garante que os brotos ficarão fortes e saudáveis.No início da primavera, o parapeito da janela é um local bastante fresco e escuro para os pepinos. A falta de iluminação pode causar diminuição da imunidade.
As medidas para combater a canela preta são potes ou tabletes de turfa. Está comprovado que as mudas nelas cultivadas são muito menos suscetíveis ao apodrecimento. Os brotos podem ser facilmente plantados replantando-os junto com um torrão de turfa.
Requisitos de solo e sementes
Não plante sementes em solo não tratado. Primeiro ele precisa ser gravado. Um procedimento simples destruirá várias bactérias e microorganismos de podridão, mofo e bolor. O solo é regado com água fervente com adição de permanganato de potássio. Após um procedimento simples, o solo fica em repouso por dois dias. Nesse período o terreno estará preparado para o plantio da semente. É estritamente proibido plantar sementes imediatamente em solo recém-tratado: elas podem “queimar” sem brotar.
Uma ocorrência comum após a semeadura é o aparecimento de podridão na superfície do solo. Para evitar que o solo fique bolorento a cada rega, recomenda-se polvilhar a camada superior com areia de rio ou cinza. A mesma regra se aplica ao mergulho. Observando esta condição, a camada superior do solo permanecerá sempre seca e limpa.
Na maioria das vezes, a perna preta afeta mudas cujas sementes foram compradas de segunda mão no mercado. Para evitar isso, é recomendável comprar pepinos exclusivamente em loja especializada. Mas se isso não for possível, você pode fazer o seguinte. Antes do plantio, coloque as sementes adquiridas no mercado em uma solução de permanganato de potássio e deixe por 35 a 40 minutos.
O material da semente também pode ser processado por outros meios. Prepare o medicamento adquirido de acordo com as instruções. Pode ser usado para tratar raízes de mudas de pepino antes do plantio no solo.Em alguns casos, é simplesmente despejado no solo.
Dicas úteis
Para salvar mudas de pepino da canela preta, não se esqueça de nuances simples:
- Semeie as sementes em solo ligeiramente úmido.
- Desinfete o solo antes de plantar.
- Mantenha rega moderada.
- Manter a densidade de semeadura.
Aos sinais iniciais de infecção de canela preta, devem ser tomadas medidas. Em primeiro lugar, remova as plantas doentes, pare de regar e cubra o próprio solo com cinzas.
Importante
Blackleg é um fungo que vive em qualquer solo. O desenvolvimento começa somente após o aparecimento de condições favoráveis.
Para se livrar dos fungos, é recomendável primeiro prestar atenção à umidade e temperatura ambiente. Esses indicadores não devem ser elevados.
A doença é rapidamente transmitida de uma planta para outra com ventilação insuficiente. Normalmente os brotos são plantados muito densamente juntos. É melhor levar vasos com terra para fora durante o inverno. O solo congelará e ao mesmo tempo será desinfetado.
Ao primeiro sinal de fungo, é recomendável eliminar imediatamente os brotos infectados. Não há como salvá-los, pois as plantas estão muito debilitadas.
As mudas devem ser inspecionadas cuidadosamente para eliminar a possibilidade de reinfecção. Você pode não perceber os primeiros sinais da doença e sair da planta, expondo toda a muda à infecção.
Remédio caseiro
Como combater o fungo se mudas saudáveis estiverem infectadas? Residentes de verão experientes não recomendam se deixar levar por produtos químicos. Os pepinos podem acumular venenos que entrarão no corpo humano junto com os pratos cozidos. Em alguns casos, apenas pioram o estado das mudas infectadas.
O que fazer se uma perna preta em pepinos puder causar a morte de todas as mudas? Vale usar produtos que você possa preparar em casa. Uma excelente preparação caseira é uma tintura de malmequeres e cascas de cebola. Eles simplesmente regam o solo com ele, não apenas nos brotos infectados, mas também nos saudáveis.
Mas esta opção é adequada se forem notados os primeiros sinais da doença. Caso contrário, os caules enegrecidos são cortados, aprofundando a raiz para que possa brotar novos brotos saudáveis. Se isso não ajudar, é melhor remover completamente as mudas. Isso ajudará a preservar alguns pepinos e a obter uma colheita.
De qualquer forma, é melhor prevenir a doença do que tratá-la. Para evitar que a perna preta apareça nas mudas, não se deve descuidar das pontas de cultivo. Vale a pena examinar cada safra diariamente para perceber os menores sinais de mudança. Seguindo regras simples, a perna preta não fará mal aos pepinos.