A descrição da variedade de framboesa Octavia sugere que se trata de uma variedade não reparadora e de maturação tardia. Vejamos as características da variedade, suas vantagens e desvantagens, cultivo e cuidados adequados e como plantar e propagar plantas em uma horta. Como proteger as framboesas de pragas e doenças, como colher e armazenar a colheita.
Descrição e características
Raspberry Octavia foi criado na Inglaterra em 1992, as formas parentais foram a variedade Glen Ample e o híbrido EM 5928-114. As plantas frutificam de meados de julho ao início de agosto, justamente no momento em que as variedades precoces já deram frutos e ainda não há segunda colheita de variedades remanescentes. A produtividade de um arbusto é de 3-3,5 kg.
A variedade é recomendada para cultivo nas regiões sul e centro, em canteiros para uso pessoal ou para venda de excedentes no mercado. As frutas vermelhas podem ser consumidas frescas, enlatadas ou congeladas. As bagas podem ser colhidas dentro de 4-5 semanas.
Os caules das framboesas Octavia são flexíveis e poderosos, podendo atingir 2 m de altura. Por causa disso, as plantas são cultivadas em treliças. Os espinhos dos brotos estão localizados na parte inferior. Os rebentos frutíferos têm 15-20 cm de comprimento e os frutos maduros são vermelhos, sem brilho, cónicos e de base arredondada. O peso de cada baga é de 5 a 6 g, a polpa é densa, as sementes são pequenas. Os frutos maduros não caem dos galhos e não apodrecem depois da chuva. Eles toleram bem o transporte em distâncias curtas.
Vantagens e desvantagens da variedade
Vantagens da variedade Octavia:
- fruta grande;
- excelente sabor de frutas;
- tamanho uniforme e formato correto dos bagos;
- as frutas não assam ao sol;
- resistência à seca;
- resistência ao frio.
Desvantagens da variedade:
- Rendimento médio;
- requer cuidados e alimentação constantes;
- pode sofrer de podridão cinzenta e radicular.
Cultivando e cuidando das framboesas Octavia
Em lotes domésticos e chalés de verão, as técnicas agrícolas para o cultivo da variedade incluem plantio, rega, fertilização, afrouxamento, poda e cobertura adequados para o inverno. Se você precisar propagar essas framboesas, isso pode ser feito facilmente.
Tempo e pouso
Como muitas outras variedades, as mudas de Octavia podem ser plantadas na primavera ou no outono, o principal é que a planta esteja dormente. Se as mudas já tiverem folhas floridas, elas criarão raízes ainda piores. Na primavera, você pode plantar depois que a neve derreter e a terra secar um pouco, mas a umidade do inverno ainda não evaporou. No outono, deve-se plantar um mês antes do frio para que as mudas tenham tempo de criar raízes.
Aparar
As framboesas também são podadas no outono ou na primavera. Remova sinais danificados, frutíferos, de doenças, quebrados ou simplesmente desnecessários. Um arbusto de framboesa Octavia adulto deve consistir de 5 a 7 brotos saudáveis do ano passado. Todos os brotos cortados devem ser retirados da framboesa e queimados.
Regar e fertilizar
A variedade Octavia adora umidade, nas regiões áridas do sul as plantas precisam ser regadas com frequência, antes e depois do enraizamento. As framboesas precisam de umidade, especialmente durante a floração e a pega dos frutos. Na seca para cada metro quadrado. m de plantações você precisa despejar 3-4 baldes de água. A próxima rega deve ser feita quando a camada superior do solo secar.
É melhor regar as framboesas Octavia com um sistema de irrigação por gotejamento. Será consumida menos água, pois evaporará mais lentamente.
Junto com a rega, você pode alimentar as framboesas com fertilizantes minerais líquidos.Momento da alimentação: no início da safra, após a floração e após a formação dos ovários. Durante a primeira alimentação devem ser utilizados fertilizantes nitrogenados, depois para a formação dos frutos as framboesas necessitarão de fertilizantes fosfatados e potássicos.
Inverno
Após a poda, a zona da raiz da framboesa é coberta com cobertura morta de inverno feita de folhas caídas de árvores, palha, serragem e turfa. Sua camada deve ser maior do que no verão. Normalmente os rebentos são enterrados a uma altura de 15 cm.
Reprodução
Raspberry Octavia produz muitos brotos que criam raízes bem se enraizados. O transplante de brotos enraizados é o principal método de propagação. Os brotos são dobrados ao solo no verão, no outono aparecerão raízes neles. O transplante é realizado um mês antes do frio.
Proteção contra doenças e pragas
As principais doenças das framboesas Octavia - podridão cinzenta e das raízes - desenvolvem-se durante a estação das chuvas. Se a umidade for alta, é necessário pulverizar com fungicidas, mesmo que ainda não haja sintomas da doença. Durante o período de maturação dos frutos silvestres, é necessário usar preparados biológicos com toxicidade mínima.
Colheita e armazenamento
Os frutos não amadurecem ao mesmo tempo, mas apenas os completamente maduros devem ser colhidos. Os destinados ao armazenamento são recolhidos em recipientes plásticos e colocados em local fresco. As framboesas resfriadas podem ser armazenadas por mais de uma semana sem perda de qualidade, sabor ou aparência. Framboesas maduras são excelentes preparações caseiras e sobremesas doces.
A variedade Octavia está bem adaptada ao clima russo, às regiões sul e centro. É cultivado com tecnologia padrão, principalmente em treliças. A variedade não apresenta rendimentos muito elevados, mas pelas suas características é bastante adequada para o cultivo doméstico.Para a família média, basta um pequeno canteiro de framboesas, que pode fornecer frutas silvestres aos proprietários no verão e matéria-prima para enlatados no inverno.