Entre as novas frutas frutíferas, destaca-se a Monomakh's Cap, uma variedade remanescente de framboesa, criada por cientistas russos há mais de 10 anos. Atualmente, a nova variedade de frutas silvestres não está registrada nos registros e foi retirada dos testes varietais. Mas os jardineiros e jardineiros têm grande prazer em cultivar framboesas grandes e saborosas em seus canteiros. Descobriremos com mais detalhes abaixo porque amamos esta nova colheita e como obter uma colheita de frutas suculentas e saudáveis.
Descrição e características das framboesas Monomakh's Cap
A planta é caracterizada por arbustos pequenos e compactos, não atingindo mais de 1,5 m no período vegetativo.
- O arbusto é formado por 4-5 brotos poderosos, extensos e ramificados, de tom esmeralda brilhante.
- Durante o processo de crescimento, espinhos roxos duros e pontiagudos se formam nos galhos da planta, localizados na parte inferior do arbusto.
- As lâminas das folhas são características de uma cultura de frutos silvestres: a parte superior da lâmina é verde brilhante, o verso das folhas é esbranquiçado.
- Durante o período de floração, formam-se inflorescências racemosas nos brotos, nas quais aparecem os ovários dos frutos após o final da floração.
- A variedade é capaz de autopolinização, mas para aumentar a frutificação são recomendadas vizinhas com períodos de floração semelhantes.
- O amadurecimento dos bagos depende das condições climáticas da região de cultivo. Nos climas do sul, as bagas são colhidas no início de agosto. Nas latitudes temperadas, o amadurecimento dos frutos ocorre 2 a 3 semanas depois. Nas regiões norte, o Chapéu de Monomakh não tem tempo de amadurecer em campo aberto, por isso é recomendado para cultivo em casa de vegetação.
- As framboesas desta variedade são remanescentes, ao sol do sul conseguem produzir 2 colheitas por temporada. Se os frutos do verão amadurecem nos brotos do ano anterior, os frutos do outono, maiores, amadurecem nos ramos jovens.
- Os bagos são de cor vermelha viva, em forma de cone, com peso médio de 12 a 15 g; há exemplares de até 20 g.
- Com cuidado adequado e oportuno, cada planta produz até 7 quilos de frutas saborosas, doces e suculentas.
- Os bagos são densos, não têm tendência a cair ou rachar e podem ser facilmente transportados e armazenados.
- O sabor da fruta é doce, com leve acidez e pequenas drupas. Os frutos silvestres são consumidos frescos ou utilizados em diversas preparações.
Importante! Das variedades-mãe, a framboesa Monomakh's Cap recebeu excelente resistência às mudanças climáticas e às geadas.
Vantagens e desvantagens
Para cultivar arbustos de frutas silvestres saudáveis, você precisa descobrir todos os prós e contras da planta.
Vantagens:
- finalidade universal das frutas vermelhas;
- frutificação anual estável, altos rendimentos;
- tamanho grande e excelentes características gustativas de frutos maduros;
- manifestação de habilidades reparadoras;
- alta resistência à geada, as plantas toleram geadas curtas até -25 graus;
- armazenamento de longo prazo e possibilidade de transporte de longa distância da safra colhida.
Imperfeições:
- imunidade natural fraca a doenças e insetos nocivos;
- incapacidade de cultivar framboesas em climas frios;
- seletividade da variedade com a composição do solo.
Importante! Raspberry Monomakh prefere solos férteis com baixos níveis de ácidos. Caso contrário, os arbustos de frutos silvestres param de crescer e se desenvolver.
Especificações do cultivo da variedade
Mudas varietais de framboesa são adquiridas em viveiros ou centros de jardinagem. As plantas são inspecionadas quanto a lesões e danos. Para cultivar framboesas, escolha áreas de terreno planas e bem iluminadas, protegidas de rajadas de vento e correntes de ar.
- O solo é cuidadosamente escavado até 25 cm de profundidade e solto.
- Dependendo da composição do solo, são adicionados elementos orgânicos e minerais.
- A presença de água subterrânea é permitida a um nível não superior a 1,5 m da superfície do solo.
- 2-3 semanas antes do plantio, são cavados buracos de até 35-40 cm de profundidade na área preparada.
- A distância entre as mudas é mantida entre 1-1,5 m, entre linhas - até 2 m.
- Uma camada de drenagem de pequenas pedras é colocada no fundo do buraco e solo fértil é derramado por cima.
- Uma muda é colocada no topo do monte, os rizomas são cuidadosamente esticados e cravados no colo da raiz.
Conselho! Para fornecer a umidade necessária ao solo e eliminar ervas daninhas, o solo sob as plantas é coberto com grama seca ou serragem úmida.
Sutilezas de cuidar de framboesas
Na primeira época de crescimento e desenvolvimento, as mudas recebem nutrientes suficientes adicionados ao solo durante o plantio. Além disso, os arbustos requerem rega abundante, fertilização e poda oportuna para normalizar a frutificação.
Cobertura
Cuidar de uma colheita remanescente não é difícil. Fertilizantes orgânicos e minerais são usados para alimentar arbustos de frutas silvestres:
- na primavera e no início do verão, as framboesas são alimentadas com matéria orgânica contendo nitrogênio, o que auxilia no crescimento e desenvolvimento da cobertura verde dos arbustos;
- no momento da formação do ovário e do amadurecimento dos frutos, é adicionado ao solo um complexo mineral balanceado à base de potássio e fósforo;
- No processo de preparação das plantas para o descanso de inverno, os arbustos são fertilizados com aditivos orgânicos e minerais.
Conselho! É melhor combinar o trabalho de alimentação de framboesas com rega e remoção de ervas daninhas.
Regar e afrouxar
A qualidade e o sabor dos frutos maduros dependem de uma rega adequada. Com a falta de umidade, os frutos ficam menores. A irrigação dos arbustos é feita pela manhã ou à noite, despejando até 20 litros de umidade embaixo de cada planta. Nas latitudes meridionais, as framboesas são regadas 3-4 vezes por mês, durante a seca a quantidade de irrigação duplica.
Aparar
A poda dos arbustos é realizada após a colheita ou na primavera, antes da abertura dos botões. Remova todos os galhos secos, velhos, quebrados e danificados. Em caso de possíveis geadas, as plantas são totalmente podadas.
Inverno
No clima do sul, as framboesas Monomakh's Cap não requerem isolamento adicional para o inverno. Em outros casos, os arbustos aparados são cobertos com uma espessa camada de húmus, ramos de abeto ou folhas secas.
Reprodução
A cultura varietal é propagada por estacas e estratificação. As estacas são cortadas de arbustos adultos, as pontas são tratadas com estimulador de crescimento e colocadas em um recipiente com água. Após o surgimento das raízes, as mudas são plantadas em solo fértil e na primavera são transferidas para um local permanente de crescimento.
Protegendo as plantas de doenças e pragas
A variedade de framboesa Monomakh's Cap é suscetível a várias doenças fúngicas, virais e bacterianas. Para não perder a colheita e manter as plantas saudáveis, os arbustos são tratados anualmente com fungicidas. Os insetos nocivos são tratados com medicamentos biológicos ou químicos, bem como com métodos tradicionais.
Colheita e armazenamento
Os frutos maduros separam-se facilmente do pedúnculo. A safra colhida é colocada em recipientes especialmente preparados e enviada para armazenamento ou processamento. As framboesas podem ser armazenadas na geladeira por até 6 dias.
As bagas são utilizadas para fazer compotas, sumos e néctares, e adicionadas a sobremesas e pastelaria. Frutas grandes também são congeladas e secas.