O cavalo pônei é um animal decorativo para ensinar as crianças a andar, participando de apresentações circenses. Mas isso não é inteiramente verdade. Subespécie em miniatura de cavalo doméstico preservado em estado selvagem na Ilha Sable, na costa da Nova Escócia. Os pôneis são usados pelos agricultores para trabalhos agrícolas e, anteriormente, trabalhavam em minas sem subir à superfície durante anos.
Como surgiram os pôneis?
Existem pôneis que evoluíram naturalmente e aqueles que foram criados artificialmente por humanos.O primeiro formou-se em territórios insulares com clima rigoroso e vegetação esparsa - na Escandinávia, nas Ilhas Britânicas, em Hokkaido e na Sicília. Antes de outros, cavalos peludos e despretensiosos apareceram no sul da França, na atual reserva natural de Camargue, onde viviam os antigos ancestrais dos cavalos.
Com parâmetros diminutos e pêlos grossos com subpêlo, é mais fácil para os animais se protegerem dos ventos frios e cortantes. Sua baixa estatura e pernas fortes tornavam mais fácil pastar e desenterrar raízes com escassos alimentos.
20 variedades de pôneis foram criadas artificialmente. Entre elas estão as raças de montaria, as que participam de corridas, as raças de tração leve e os animais de companhia.
Qual é a diferença entre um cavalo e um pônei
As características do pônei são baixa estatura (altura na cernelha 80-150 cm), pescoço enorme, crina e cauda exuberantes e cabelos grossos. Apesar de seu tamanho diminuto, eles têm uma constituição atlética forte, pernas musculosas e cascos fortes. Na Rússia, ponaidh (cavalos pequenos) incluem animais com não mais de 110 cm, e a Federação Equestre Internacional classifica como pôneis cavalos com até 1,5 m de altura. Se os cavalos domésticos viverem de 25 a 30 anos, a expectativa de vida de um pônei com os devidos cuidados é de 30 a 50 anos.
Diferenças de comportamento:
- Os pôneis, assim como os cães, tornam-se apegados ao dono. Para manterem a calma, os animais devem se comunicar com os humanos várias vezes ao dia e morar perto de casa.
- Os cavalos em miniatura são inteligentes, experientes e fáceis de treinar, absorvendo habilidades positivas e negativas.
- O cavalo não deve ser estragado. Para evitar que seu animal de estimação se torne um animal incontrolável, capaz de derrubar uma criança, é necessário um treinamento rigoroso.
- Os cavalos curtos são amigáveis não só com as pessoas, mas também com os representantes de sua raça e animais de estimação.Nenhuma partição é necessária para manutenção; elas se dão bem em uma barraca comum.
Os pôneis que sobreviveram em condições desfavoráveis do ambiente natural são resistentes, trabalhadores e possuem excelente saúde. O único inconveniente em mantê-los é a dificuldade de adquirir arneses. O equipamento padrão não é adequado, é necessário fazer um pedido individual.
Variedades
As raças de pôneis mais comumente adquiridas são:
- Shetlândia. Uma variedade de caminhões pesados com altura de 70 a 110 cm e peso de até 200 kg, que levam o nome de seu local de origem - o arquipélago de Shetland, localizado na junção do Atlântico com o Mar do Norte. Animais confiáveis, de cores malhado, preto ou louro, são musculosos e, se necessário, mostram coragem e engenhosidade. Sua resistência e capacidade de transportar cargas de até 40% do seu próprio peso são surpreendentes. Entre os cavalos Shetland há muitos artistas de circo e guias para cegos.
- Galês. Uma variedade de pôneis, nativos do norte do País de Gales, desenvolvidos no século 15 aC. Distingue-se pela variedade de cores e divisão em 4 tipos após cruzamento com cavalos árabes. Os representantes do tipo A têm até 120 cm de altura e são adequados para crianças andarem. Os cavalos do tipo B crescem até 137 cm e competem ao lado de outras raças. Pônei tipo C, com mistura de sangue árabe, altura 122-137 cm - utilizado para equitação, com arreio. O tipo D, com 137 cm de altura, é versátil.
- Falabela. A raça criada artificialmente manteve as proporções de um cavalo alto. Animais anões com altura de 45 a 75 cm não pesam mais que 60 kg, não têm significado prático e são usados como animais de companhia. Inteligente, rápido de aprender, amigável com crianças e adultos.
- Islandês. Os pôneis louros e negros vieram da Noruega para a Islândia através dos vikings.Os animais atingem 137 cm de altura.Os representantes desta espécie única, que pode se movimentar ao andar, são caracterizados por pescoço largo e cabeça grande. Os islandeses, protegendo a pureza da raça, proibiram a importação de outros cavalos para o país.
Os pôneis escoceses resistentes são semelhantes aos cavalos selvagens asiáticos. De interesse é a variedade de equitação inglesa, criada para ensinar as crianças a andar a cavalo e que externamente lembra os cavalos árabes em miniatura. O menor cavalo é considerado Einstein, representante da raça Polo. O potro nasceu pesando menos de 3 kg e medindo 0,36 m de altura.
O que é importante saber ao cuidar de um pônei
Para manter a saúde dos cavalos em miniatura, é necessário atenção e cuidado. No verão, os animais pastam o dia todo em pastagens designadas. No inverno alimentam-se de feno e suplementos vitamínicos e minerais. Cavalos pequenos têm tendência a comer demais, por isso a comida é dosada, dividida em 2 partes, e a manjedoura é recheada de manhã e à noite. Se você quiser mimar seu animal de estimação, trate-o com maçãs, cenouras e beterrabas. Os estábulos são limpos regularmente e água fresca é oferecida pelo menos três vezes ao dia. Se o solo de pastagem não for rochoso, apare os cascos conforme necessário para evitar a curvatura das articulações das pernas.