A principal característica do cavalo de tração bielorrusso é que, ao contrário de outros representantes da sua espécie, esta raça continua a ser procurada nos desportos equestres, na agricultura e noutras esferas da atividade humana. Os animais são caracterizados por um físico forte e uma disposição calma. Portanto, os cavalos de tração bielorrussos são frequentemente usados para treinar jovens cavaleiros.
História de origem
Durante muitos anos, os criadores bielorrussos têm tentado desenvolver a sua própria raça de cavalos. Os cientistas queriam obter um animal que tivesse simultaneamente força, resistência, maior desempenho e velocidade. Para isso, os criadores cruzaram representantes das seguintes raças:
- Polonês;
- Ardenês;
- Norte Sueco;
- Gudbrandedalskaya.
Os primeiros representantes da raça de tração bielorrussa surgiram no início do século XIX. No entanto, esta raça foi registrada oficialmente apenas em 2000. Ao longo de quase 200 anos de história, várias coudelarias bielorrussas criaram cavalos de tração. Até à data, apenas 2 dessas empresas sobreviveram. As coudelarias, para melhorar a raça, realizam a seleção em seis linhas. Os mais comuns são os descendentes do garanhão Orlik the First. Os representantes desta linha distinguem-se pelo bom físico e disposição energética.
Os descendentes de Orlik, o Primeiro, tornaram-se repetidamente vencedores de prêmios em várias competições.
A linha Anode First é considerada promissora. Os descendentes deste garanhão, obtidos principalmente por inseminação artificial, distinguem-se pela resistência. Assim, um desses cavalos conseguiu transportar uma equipe com peso superior a 20 toneladas.
Características e descrição do cavalo de tração bielorrusso
A raça bielorrussa está dividida em 2 tipos, diferindo entre si tanto nas características externas quanto na tração.
Exterior
A altura média dos cavalos adultos desta raça chega a 1,56 metros. O comprimento do corpo dos animais é de 1,62 metros. Essa diferença é considerada uma das principais características da raça. A variedade resistente (principal) tem um corpo enorme. O peso total dos representantes adultos desta subespécie é de 600 quilos.Cavalos da subespécie leve foram criados para participar de competições. Portanto, esses animais se diferenciam pelas características dos cavalos de montaria: peso leve, aparência elegante, entre outras.
Entre as características do cavalo de tração bielorrusso estão as seguintes:
- cabeça de tamanho médio com focinho curto;
- pescoço trapezoidal e maciço;
- peito largo e desenvolvido, atingindo 1,95 (para garanhões) e 1,88 (para éguas) metros de circunferência;
- Corpo longo;
- a linha posterior é reta;
- sacro maciço e largo;
- pernas fortes e secas de comprimento médio;
- cabelos grossos e exuberantes, tanto na crina quanto na cauda.
Os cavalos bielorrussos de raça pura distinguem-se pelos tons fulvo claro, bordô (com cabelo preto), marrom, vermelho e creme. Menos comumente, o corpo desses animais é branco, cinza ou preto.
Aparência
Os representantes desta raça demoram muito para amadurecer. As características do animal aparecem em garanhões de 5 anos. Nessa idade, os cavalos desenvolvem uma crina longa e espessa, que não é recomendada para ser cortada. Nas subespécies mais pesadas, o crescimento é observado nos metacarpos.
Outra característica da raça é que os adultos possuem chifres de casco fortes. Graças a isso, os criadores não ferram cavalos envolvidos em terraplenagens. Os representantes da subespécie leve se distinguem pelas pernas alongadas e uma juba curta e fina. O corpo desses cavalos é menos massivo.
Qualidades produtivas
Os cavalos bielorrussos são frequentemente criados para produzir kumiss. Os adultos são capazes de produzir mais de 1,6 toneladas de leite durante todo o período de lactação.
Esta raça também é caracterizada pelo aumento da produtividade da carne. O rendimento de abate do produto para um potro de um ano e meio chega a 52%.
Comparação com outras raças bielorrussas
O cavalo de tração é a única raça criada no território da Bielorrússia. Porém, os criadores locais não desistem de tentar melhorar as características do animal. Para este efeito, os criadores bielorrussos estão a desenvolver linhas separadas de cavalos de tração e a criar subespécies com características próprias. Em particular, existem variedades desta raça que se distinguem pela maior resistência ou demonstram melhores qualidades de corrida.
Especificações de manutenção e cuidados
Recomenda-se manter cavalos da raça bielorrussa em baias construídas em madeira ou tijolo. Para animais adultos é necessária a construção de baias medindo no mínimo 3,5 x 3,5 metros. Esses cavalos requerem caminhadas diárias de várias horas e interação regular com outros cavalos.
Devido ao fato dos animais atingirem tamanhos grandes, a altura do teto do curral deve ultrapassar três metros. Cada barraca deve ter janela e boa ventilação. Neste caso, é necessário organizar o ambiente para que não haja correntes de ar em seu interior. Os cavalos precisam trocar diariamente a cama, que é feita de turfa, serragem ou palha.
O que alimentar?
A dieta do animal depende diretamente do escopo de aplicação. Recomenda-se dar aos cavalos desta raça:
- feno;
- aveia;
- Farelo;
- cenoura;
- sal.
Como suplementos, os animais recebem complexos vitamínicos e minerais, maçãs, beterrabas forrageiras e melancias. Os cavalos precisam de água antes de cada alimentação. Ao mesmo tempo, é importante evitar o consumo descontrolado. Após o trabalho (corridas), os garanhões conseguem beber mais água do que seu corpo necessita. Isso pode causar problemas no funcionamento do sistema digestivo.
Como criar a raça?
Para excluir o aparecimento de cavalos não de raça pura, recomenda-se criar apenas animais saudáveis e sem desvios de comportamento. O par ideal é aquele em que a égua é maior que o cavalo.
Pode ser criado naturalmente ou artificialmente. Garanhões com mais de três anos de idade podem procriar. Neste ponto, o corpo do cavalo já está totalmente formado.
A época recomendada para o acasalamento é o período de março a julho. Se a concepção ocorrer durante este período, o potro nascerá no início da primavera, quando a grama fresca estiver disponível.
Doenças e tratamentos
A raça bielorrussa é caracterizada pelas mesmas doenças que ocorrem em outros cavalos:
- artrite;
- tuberculose;
- anemia;
- eczema;
- cólica;
- tétano e outros.
A lista de doenças que ocorrem em representantes da raça de tração bielorrussa contém mais de 10 patologias diferentes. Nesse sentido, o método de tratamento é selecionado levando-se em consideração as características do processo infeccioso e demais distúrbios.
Âmbito de aplicação
Os representantes da raça bielorrussa distinguem-se pela sua disposição boa e calma. Portanto, esses cavalos são utilizados para passeios e esportes equestres. Esses animais também são adequados para treinar jóqueis novatos. Os cavalos bielorrussos correm facilmente com arreios e linhas pesadas são usadas no trabalho agrícola.