Na concepção de chalés de verão são frequentemente utilizados arbustos ornamentais, que mudam a cor das folhas com as estações. Com eles, o jardim adquire um sabor natural e cores vivas. Além das propriedades decorativas, os méritos do euonymus europeu incluem facilidade de tratamento e propriedades medicinais. No projeto paisagístico, os arbustos ganham lugar em sebes e composições de grupos com outras plantas decíduas.
Descrição da planta
O euonymus europeu é comum na natureza da Eurásia, América do Norte e Austrália. Na Rússia, cresce na parte europeia, na Crimeia e no Cáucaso.O arbusto pertence à família Euonymus, que possui mais de duzentas espécies.
Características botânicas do euonymus europeu:
Nome | Descrição |
Tipo de planta | Árvore arbustiva decídua |
Altura | 2-4 metros |
Galhos | A seção transversal é tetraédrica com bordas arredondadas, redondas.
Direto Verde, com bordas marrons no verão Cinza no inverno
|
Folhas | Oval, em forma de lágrima, com pecíolos
Comprimento 1,5-11,5 centímetros As bordas são serrilhadas
|
Flores | Pequeno
Amarelo verde Coletado em inflorescências |
Feto | Vagem da semente
À medida que amadurece, muda de cor de verde para rosa brilhante. |
Sementes | Branco
Em uma casca de laranja Quatro por caixa |
Sistema radicular | Poderoso
fibroso |
A madeira euonymus europeia apresenta um odor desagradável quando cortada e muda de cor de amarelado para branco quando exposta ao ar. A planta floresce em abril-junho. As sementes amadurecem de junho a outubro.
Euonymus cresce nas bordas de florestas de pinheiros, amieiros e carvalhos. Às vezes, o arbusto é encontrado em áreas úmidas e nas margens de corpos d'água. A planta tolera bem geadas e secas e tem vida longa. Na Reserva Natural Askania-Nova existem euonymuses com idade superior a 60 anos.
Recursos de pouso
A melhor época para plantar euonymus é no início da primavera e no outono. Grandes variedades podem ser plantadas diretamente no solo. Os arbustos crescem em altura e largura e são um material flexível para criar formas geométricas por meio de podas.
O euonymus europeu é cultivado de todas as maneiras: a partir de sementes, estacas, camadas, brotos de raízes e um arbusto dividido. Mudas prontas são vendidas em viveiros. Geralmente são plantas com três anos de idade, prontas para serem transplantadas para um local permanente. Os arbustos maduros não toleram bem a mudança de local. Se o euonymus tiver mais de sete anos, não poderá ser replantado.
No outono, as folhas do arbusto ficam vermelhas. Acontece que eles permanecem verdes. A cor não muda porque as condições não são adequadas para a planta. O euonymus europeu é sensível à composição do solo e necessita de luz. Portanto, o local para arbustos ornamentais deve ser escolhido com atenção especial.
Selecionando um local
Euonymus adora solo moderadamente úmido e não ácido. O local do arbusto deve ser amplo, pois ele cresce muito.
Requisitos principais:
- boa luz natural para que as folhas fiquem vermelhas no outono;
- falta de água subterrânea, drenagem;
- acidez do solo em nível neutro ou fraco;
- proteção contra ventos fortes.
O euonymus europeu é tolerante à seca, por isso pode ser plantado em áreas abertas sob sol direto. A planta também prosperará em sombra parcial clara.
O excesso de umidade faz com que as raízes do arbusto apodreçam. As águas subterrâneas superficiais irão inundá-los. É melhor escolher um local onde não existam riachos subterrâneos ou onde estejam a mais de 2,5 metros da superfície.
O solo para o euonymus deve ser nutritivo, mas leve e solto. As raízes da planta requerem um influxo de oxigênio. Antes do plantio é necessário verificar a acidez do solo na área selecionada e reduzi-la com auxílio de calcário. Se outras plantas já viveram lá ou a área como um todo não é particularmente fértil, é necessário aplicar fertilizantes orgânicos e minerais.
Algoritmo de pouso
A preparação do local para o euonymus europeu começa duas semanas antes do plantio. Para enriquecer o solo com nutrientes, é desenterrado a seguinte mistura de fertilizantes: 10 quilos de húmus, 80 gramas de potássio e fósforo por 1 metro quadrado. Antes de plantar, prepare uma mistura de nutrientes com solo escavado e turfa.
Procedimento:
- cavar um buraco com diâmetro e profundidade 1,5 vezes maior que o sistema radicular da muda;
- despeje a drenagem de seixos, brita ou tijolos quebrados no fundo;
- misture o solo escavado com turfa e areia na proporção de 1 para 2 e para 1;
- para reduzir o nível de acidez, adicione cal apagada à mistura - 370 gramas por 1 metro quadrado;
- despeje um terço da mistura na cova de plantio em cima da drenagem;
- retire a muda do recipiente e instale-a na cova sem tirar as raízes do torrão de terra;
- cobrir a planta com o restante da mistura de solo, deixando o colo da raiz 5 centímetros acima do solo;
- compactar o plantio;
- regar as mudas, um balde d'água para cada arbusto.
O euonymus europeu é plantado em intervalos de 1,5-2 metros para que as plantas tenham espaço suficiente para formar uma copa.
Para fazer uma sebe, em vez de buracos, cave uma vala, coloque também drenagem no fundo e prepare uma mistura de nutrientes.
Cuidados posteriores
Mudas jovens de euonymus requerem mais atenção do que plantas adultas. No primeiro mês regue o arbusto uma vez por semana e certifique-se de que o solo não seca.
As raízes do euonymus europeu estão localizadas a uma profundidade de 1,5 metros. A água só os alcançará com rega abundante. Para evitar que a umidade evapore muito rapidamente, o círculo do tronco da árvore é coberto com turfa ou serragem.
O benefício da cobertura morta também reside no fato de que o solo não cederá com a umidade e não ficará coberto de ervas daninhas. O jovem euonymus não precisa de vizinhos extras que levem comida. É importante soltar o solo após a rega para que as raízes das plantas possam respirar.
O desenvolvimento adicional da planta depende de regras simples de cuidado - rega, fertilização e poda. Quando o arbusto florescer, precisará de mais nutrientes. A floração e a frutificação do euonymus europeu começam aos quatro anos de idade.No ano seguinte após o plantio, você pode esperar o aparecimento de pequenas flores em maio-junho.
Uma planta despretensiosa geralmente se sente bem sem alimentação adicional. Os fertilizantes promovem a cor brilhante de suas folhas.
Regar e fertilizar
Ao cuidar do euonymus, é importante manter o solo úmido, mas não permitir a estagnação da água. A falta de umidade afetará a cor das folhas. No outono, eles não ficarão vermelhos brilhantes, mas apenas ligeiramente vermelhos.
A necessidade de água para um euonymus adulto é de 40 litros por 1 metro quadrado. É necessário um grande volume de água para que até as raízes profundas possam beber.
Os arbustos não precisam ser regados apenas nos verões secos. Se estiver quente no outono e chover pouco, o solo da planta também precisa ser umedecido, e antes das primeiras geadas, por volta do final de outubro, o plantio deve ser regado abundantemente. O suprimento de umidade deve ser suficiente para as raízes até a primavera.
No primeiro ano, a muda de euonymus precisará de alimentação no outono. A partir do quarto ano de vida, a planta é fertilizada três vezes ao ano:
- na primavera, quando aparecem os botões das flores, adicione esterco ou excrementos de pássaros ao solo - dilua com água para irrigação na proporção de 1 a 10 para esterco e 1 a 20 para excrementos;
- No verão, durante o período de floração ativa, alimente também com água para irrigação com mistura de fósforo e potássio;
- no final do verão, início do outono, quando os frutos começam a se formar, acrescente também fósforo e potássio.
O solo do euonymus europeu deve ser solto após a rega e os fertilizantes devem ser aplicados antes. Assim a fertilização atingirá as raízes menores.
Aparar
Com nutrição e umidade suficientes, o arbusto cresce rapidamente em altura e largura. Ao longo de um ano, os ramos do euonymus acrescentam 25 centímetros. No segundo ano após o plantio, a planta precisará de poda para formar adequadamente a copa. É realizado na primavera, antes do despertar dos rins.Ao longo do ano, eles também monitoram o crescimento dos brotos e retiram galhos que cresceram para os lados.
Os arbustos maduros são podados três vezes por ano:
- na primavera - remova os galhos danificados no inverno;
- no verão - aperte os brotos e desbaste a copa para manter a forma;
- no outono - quando a planta termina de dar frutos, a copa é ajustada novamente.
A poda de primavera estimula o crescimento dos rebentos. No verão, o euonymus é aparado após a floração. O arbusto se presta bem à poda encaracolada. Faz bolas, elipses, cones ou sebes perfeitamente uniformes no topo. Os espécimes altos recebem um formato padrão.
Para fazer crescer um euonymus figurado, você pode usar uma moldura com o formato desejado. Por exemplo, instale uma bola de arame ao redor da muda e corte os galhos que ficam nas laterais.
Preparando-se para o inverno
Mudas de arbustos ornamentais devem ser cobertas nos primeiros três anos após o plantio. Após a última rega do ano em curso, o solo no círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada mais espessa de cobertura morta. Os ramos de Euonymus são presos com barbante. O topo do arbusto é envolto em estopa, agrofibra e coberto com ramos de abeto.
As plantas maduras teoricamente sobrevivem a temperaturas de -28 graus sem abrigo. Se o termômetro cair e houver muita precipitação, é melhor embrulhar arbustos pequenos. Os galhos podem quebrar sob uma espessa camada de neve.
Arbustos altos, semelhantes a árvores, com mais de dois metros de altura, serão difíceis de proteger das intempéries. Para eles e para as plantações nas regiões do sul, a cobertura morta continuará a ser uma prática útil. O revestimento protege o solo do congelamento.
Depois de um inverno gelado e úmido, acontece que as folhas da planta ficam avermelhadas na primavera. Este é um sinal de que o solo em profundidade não descongelou. As raízes não recebem nutrição suficiente ou estão danificadas.Portanto, para o inverno, o círculo do tronco da árvore deve ser coberto com folhas secas, turfa ou serragem.
Aplicativo
O euonymus europeu no design paisagístico muitas vezes desempenha o papel de centro da composição devido à sua cor brilhante. Quando outras plantas florescem e perdem as folhas, o arbusto revive o jardim, preparando-se para a hibernação de inverno.
Além de sebes, o euonymus é utilizado para designar zonas e becos. Está plantado próximo a uma colina alpina. O arbusto combina bem com pedras decorativas.
A planta possui propriedades medicinais. Na medicina popular, os brotos e frutos do arbusto são usados para preparar decocções.
Todas as partes do euonymus contêm uma substância tóxica que, quando consumida em pequenas doses, tem efeito laxante e colerético.
Fusos, agulhas de tricô e teclas de instrumentos musicais são feitos de madeira euonymus. É utilizado como material para escultura artística.
Na França, o carvão para desenho e o lápis para sombreamento são obtidos da madeira do mato. O euonymus europeu também é fonte de uma substância semelhante à borracha chamada guta-percha. É extraído da casca das raízes das plantas e utilizado na indústria química.
Dicas para jardineiros
Euonymus é considerada uma planta magnética para pragas de insetos de jardim. Esta propriedade é favorável para outras culturas, mas desta forma você pode perder um belo arbusto. O euonymus europeu abriga pulgões, ácaros, lagartas e cochonilhas. A doença fúngica mais comum é o oídio. Plantas não aparadas e sem luz sofrem com mofo e insetos.
Recomendações para o cultivo de euonymus:
- realizar tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas na primavera e no outono;
- monitorar a umidade do solo - quando há muita água, as folhas verdes caem e, quando não há água suficiente, elas secam;
- observar intervalos no plantio de mudas para prevenir doenças nas plantas;
- A maneira mais fácil de propagar o euonymus é por meio de cortes e camadas;
- o arbusto é autopolinizador, mas para obter sementes é melhor plantar várias plantas próximas;
- Para evitar o aumento da acidez do solo, adicione cinza de madeira ou farinha de dolomita.
O euonymus europeu é plantado próximo a cereais ornamentais, buxo verde e bérberis Thunberg. A proximidade com árvores coníferas é controversa. Eles têm um sistema radicular mais poderoso e as agulhas caídas aumentam a acidez do solo. Não se deve plantar plantas propensas a doenças fúngicas, como groselhas e groselhas pretas, ao lado do euonymus.