Muitos avicultores criam galinhas para que possam desfrutar de ovos cultivados em casa durante todo o ano. Algumas pessoas experimentam eliminação em galinhas poedeiras. Isso pode acontecer devido a processos naturais do corpo ou a doenças.
- Tipos e períodos de muda
- Juvenil (primário)
- Periódico (sazonal)
- Por causa de doença
- Quando as galinhas poedeiras começam a muda?
- Alimento para pássaros em muda
- Cuidado de pássaros
- Métodos para acelerar o processo
- Comida após a muda
- Suplementos proteicos
- Muda artificial: por que e como é causada
- Método químico
- Método hormonal
- Método zootécnico (clássico)
- Conclusão
Tipos e períodos de muda
Existem três períodos de muda, cujas características devem ser familiarizadas com antecedência.
Juvenil (primário)
A muda juvenil é aquela em que as penas começam a ser substituídas gradualmente. Durante a muda primária, não devem aparecer áreas completamente nuas no corpo da galinha. As penas novas devem ser cobertas com as velhas, que cairão com o tempo. O início da muda juvenil é indicado por uma tonalidade avermelhada na base das penas.
A mancha vermelha mais perceptível está nas penas da cabeça. Nas costas e em outras partes do corpo, as mudanças de cor são quase invisíveis.
Periódico (sazonal)
Não é nenhum segredo que as galinhas adultas mudam periodicamente. Este processo ocorre anualmente. A mudança de plumagem começa no outono, em meados de outubro e continua até dezembro. No entanto, em algumas galinhas, a muda dura 1-2 meses mais.
Se a ave tiver o corpo enfraquecido e estiver gravemente abaixo do peso, a substituição das penas começa mais cedo - no início de julho. Tudo isso continua por quatro meses e meio. Nesse caso, a franja do pescoço é primeiro substituída e só depois todas as outras partes do corpo começam a mudar.
Por causa de doença
Se as galinhas não põem ovos e suas penas começam a desaparecer, significa que a muda começou devido ao desenvolvimento de doenças no corpo. A cobertura de penas começa a desaparecer pelos seguintes motivos:
- ataque de carrapato;
- o aparecimento de pulgas.
Se nada for feito, as doenças começarão a se desenvolver e, com o tempo, as galinhas deixarão de botar ovos completamente e poderão até morrer. Portanto, é recomendável procurar ajuda de um veterinário para que ele examine as aves e determine a causa exata da eliminação.
Quando as galinhas poedeiras começam a muda?
Antes de começar a criar galinhas, você precisa descobrir quando elas começam a mudar. Pela primeira vez, os frangos jovens começam a perder a plumagem no segundo ano de vida.Na maioria das vezes isso ocorre no outono, mas às vezes a emplumação ocorre no inverno. A queda repetida das penas começa 60-70 semanas após a muda inicial.
Se as penas caírem com muita frequência, mais de 2 a 3 vezes por temporada, isso significa que a ave tem problemas de saúde. Podem surgir devido à má alimentação, deficiência de vitaminas ou ao desenvolvimento de doenças de pele, que enfraquecem a plumagem.
Alimento para pássaros em muda
Durante a muda, o corpo das aves fica muito enfraquecido e consome muita energia. Portanto, é recomendável criar uma dieta adequada para garantir um fornecimento contínuo de vitaminas e outros componentes úteis.
Os especialistas recomendam saturar o corpo das galinhas com manganês e iodo. Esses microelementos são encontrados na beterraba, frutas vermelhas e grama. As galinhas também precisam ser alimentadas diariamente com insetos e minhocas. É contra-indicado alimentar batatas cruas, pois prejudicam a digestão. É melhor usar vegetais cozidos.
Cuidado de pássaros
Uma ave em muda deve ser cuidada adequadamente. Os avicultores que criam frangos há muitos anos recomendam manter os frangos no galinheiro por mais tempo durante o processo de muda. Se você deixá-los sair, será necessário equipar o curral com proteção adicional contra chuva.
Quando as galinhas começam a perder as penas, é necessário limpar o galinheiro com mais frequência. Se isso não for feito, parasitas e bactérias começarão a se desenvolver nas penas, o que poderá infectar as galinhas no futuro. Além disso, durante a muda, não se deve entrar em contato físico com as galinhas e alterar a composição do rebanho.
Métodos para acelerar o processo
Existem vários métodos para acelerar a muda das aves.
Comida após a muda
Após a muda, os especialistas aconselham dar às galinhas uma alimentação especial, que contém muitas vitaminas D, A e B.Este alimento é feito de beterraba forrageira, grama fresca e frutas vegetais cozidas. Após a conclusão da muda, cinzas de madeira, conchas, queijo cottage e giz são adicionados à dieta.
Suplementos proteicos
Para acelerar a queda da plumagem antiga e o crescimento de novas penas, é necessário alimentar as galinhas com suplementos protéicos. Porém, não se deve consumir muita proteína, pois isso afeta negativamente a produção de ovos das galinhas. Para garantir que as aves obtenham mais proteína, são adicionados à dieta soja, alfafa e restos de peixe.
Muda artificial: por que e como é causada
Às vezes, os avicultores precisam induzir a muda em casa.
Método químico
Ao usar o método químico, as galinhas recebem medicamentos especiais que impedem a postura de ovos. Eles também interrompem a ovulação e retardam a formação de hormônios. Tudo isso leva a uma mudança na plumagem.
Método hormonal
Nesse caso, as aves recebem medicamentos hormonais especiais, que incluem Tiroxina e Progesterona. Se você administrar esses produtos regularmente, os hormônios diminuirão a secreção e as galinhas pararão de botar ovos. A muda causada por hormônios é suave e sem problemas.
Método zootécnico (clássico)
O método clássico exclui o uso de medicamentos. A queda é causada por estresse artificial, que é provocado por estímulos como iluminação forte ou um som alto e agudo.
Conclusão
As pessoas que desejam criar galinhas no futuro deveriam se familiarizar mais com a muda. Para isso, é necessário entender os principais períodos de queda das penas e as peculiaridades do cuidado da ave durante a mudança de plumagem.