Ao manter frangos em gaiolas, há muitos recursos a serem considerados. Para criar aves saudáveis, vale a pena manter os parâmetros ideais de temperatura e umidade. A iluminação não é de pouca importância. Este método de criação de pássaros tem certos prós e contras. Definitivamente, você deve se familiarizar com eles antes de organizar uma sala para manter os pássaros.
Características, prós e contras da criação de gaiolas para frangos de corte
Manter as aves desta forma é mais lucrativo em comparação com a criação ao ar livre. Isto se deve à menor duração do crescimento. As galinhas não necessitam de muita alimentação.
As principais vantagens da técnica incluem o seguinte:
- Economia de espaço. Isto ajuda a reduzir os custos de eletricidade, porque as galinhas precisam de iluminação, aquecimento e ventilação adicionais.
- Reduzindo o consumo de ração. Isso se deve ao fato dos pássaros não espalharem nem pisotearem os alimentos. Reduzir a atividade física ajuda você a ganhar peso mais rapidamente. Isso se deve ao fato de que a energia é gasta no crescimento e não na atividade motora.
- Contato mínimo com outras aves. Com este método, apenas as aves alojadas em gaiolas adjacentes podem fazer contacto. Graças a isso, é possível extinguir os focos de infecção em tempo hábil.
- Fácil de limpar. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de propagação de patologias infecciosas. As galinhas não comem os próprios excrementos e não inalam o cheiro de amônia.
- Otimizando o cuidado das aves. Esta categoria inclui não apenas a alimentação das aves, mas também a realização de exames veterinários regulares.
Para grandes produções este método é considerado preferível. O principal benefício é o rápido aumento do peso corporal. Isto permite reduzir a engorda em 1 semana e aumentar significativamente os lucros.
As desvantagens da técnica incluem o seguinte:
- custos significativos com gaiolas e equipamentos necessários;
- a necessidade de manter um clima especial no ambiente com os frangos - é importante garantir os parâmetros corretos de temperatura, ventilação e iluminação adequadas;
- a necessidade de aquisição de rações especializadas para a nutrição adequada dos frangos;
- o risco de problemas nas patas com peso corporal impressionante;
- a necessidade de limpeza constante das bandejas;
- deterioração do paladar.
Quando as gaiolas estiverem livres de galinhas, deve-se realizar a desinfecção. Isto ajuda a evitar o risco de infecção no próximo lote de aves.
Requisitos básicos para gaiolas de frangos de corte
A gaiola deve ser confortável de usar. Para economizar espaço, vale a pena fazer uma bateria especial para pássaros. A estrutura é multicamadas.
Dimensões
As galinhas não são mantidas sozinhas. Devem ser colocados de 4 a 7 indivíduos em cada compartimento. Pode ser contido em 1 m². medir até 10 pintinhos.
Muitas aves são criadas em fazendas. Em tal situação, 10 a 25 indivíduos são criados em cada seção. Neste caso, as células são organizadas em 3-4 níveis.
Alojamento
As celas estão localizadas em uma sala seca e quente. É importante garantir que não haja umidade ou correntes de ar. Lâmpadas elétricas, almofadas térmicas ou outras fontes de calor ajudam a manter a temperatura desejada no inverno.
No verão, as estruturas podem ser levadas para fora e colocadas sob uma cobertura. Em clima frio, é recomendável devolver as gaiolas para dentro de casa. Para uma movimentação conveniente da estrutura, ela é equipada com rodas.
Alimentando
Recomenda-se alimentar as galinhas com bastante frequência. Isto é especialmente importante nos primeiros dias de vida. Com 1 a 5 dias de idade, o pintinho deve receber 15 gramas de ração seca. À medida que você envelhece, o volume deve aumentar. Aos 50-60 dias, um frango deve receber 100-120 gramas de ração seca.
Recomenda-se alimentar as galinhas 4-5 vezes ao dia. Quando os filhotes crescem, eles passam a se alimentar duas vezes. Isso é feito com 1 mês de idade.
Aquecimento, iluminação e umidade
Na criação de frangos de corte nos primeiros 20 dias, recomenda-se acender a iluminação acima das gaiolas 24 horas por dia.Quando os pássaros crescerem um pouco, primeiro apague as luzes por meia hora e depois por 1 hora. Assim, a duração do dia é reduzida para 16 horas.
À medida que os frangos crescem, vale a pena alterar a intensidade da luz. Para 1 metro quadrado vale a pena usar os seguintes indicadores:
- 4 Watts – para frangos até 10 dias;
- 2 Watts – para 20 dias de idade;
- 1 Watt – para pintinhos com mais de 20 dias.
Ao manter os pintinhos em gaiolas em bateria, eles são colocados nas camadas superiores porque lá é mais quente. As gaiolas devem ser aquecidas com lâmpadas elétricas instaladas na parte superior. Também é importante monitorar a umidade. Deve estar na faixa de 50-70%.
Lixo celular
Para criar frangos, é necessária roupa de cama. As opiniões variam em relação aos materiais utilizados. No entanto, os especialistas aconselham o uso de serragem pequena comum.
Fazendo suas próprias células
Fazer uma gaiola em casa não é difícil. Para fazer isso, você deve adquirir materiais e seguir rigorosamente as instruções.
Materiais
Vale a pena escolher os insumos levando em consideração as preferências e capacidade financeira do avicultor. Para tornar a estrutura mais estável e resistente ao desgaste, os materiais devem ser de alta qualidade. O melhor é fazer uma estrutura de suporte de madeira. Essas barras são caracterizadas por alta resistência e durabilidade. Além disso, são inofensivos do ponto de vista ambiental.
As paredes laterais são em malha galvanizada. Ao escolhê-lo, você deve focar na alta resistência à corrosão. Este parâmetro é muito importante devido ao contato constante com excrementos de pássaros. Não é de pouca importância a resistência da conexão das células e os parâmetros de sua geometria. Se você escolher a malha certa, poderá evitar danificar as patas das galinhas.
Para montar a estrutura, serão necessárias hastes de metal. Eles fornecem fixação oculta. Para fazer a gaiola você precisará de menos fechos de ferro. Isso ajuda a reduzir a chance de ferimentos nas aves.
Estágios
Para fazer uma gaiola, recomenda-se realizar os seguintes passos:
- Faça uma moldura. Folhas de metal são usadas para isso.
- Faça pernas com a altura necessária.
- Fixe todos os fragmentos com ripas de metal.
- Faça paredes laterais com uma malha com furos grandes. É importante que as galinhas possam chegar facilmente ao comedouro e bebedouro através das células.
- Faça uma bandeja para esterco com laterais altas. Coloque uma folha de madeira compensada por cima.
- Faça comedouros e bebedouros. Folhas de metal são usadas para isso. Você pode comprar dispositivos prontos na loja.
Regras de cuidado
Ao criar galinhas em gaiolas, é importante garantir condições normais. Para fazer isso, você deve comprar sensores de umidade e temperatura e monitorar cuidadosamente seus parâmetros.
Quanto melhores as condições, menor o risco de doenças e mais rápido o ganho de peso. Ao criar galinhas, você deve considerar as seguintes regras:
- Mantenha os parâmetros de umidade em 60-70%. Quando esses parâmetros diminuem, as aves perdem peso, sentem sede e ficam com uma aparência desgrenhada. A alta umidade torna as galinhas letárgicas e com respiração pesada.
- É importante garantir uma boa ventilação. É necessário fornecer ar fresco e reduzir as temperaturas no verão.
- Use iluminação combinada. Isso ajudará a prevenir o raquitismo e a deficiência de vitaminas. Além disso, uma quantidade suficiente de luz acelera o crescimento dos pássaros.
- Mantenha a temperatura correta. Quanto mais velhas as aves, mais calor elas produzem.Para adultos, uma temperatura de 18 a 20 graus é adequada.
- Remova o lixo em tempo hábil. O cheiro de amônia prejudica os pássaros e causa doenças. Para pintinhos pequenos, a limpeza é realizada a cada 5-7 dias. Em aves adultas, isso deve ser feito uma vez a cada 2-3 dias.
Estágios de crescimento
Os frangos são raças de carne híbridas. Eles são caracterizados por rápido crescimento e rápido ganho de peso. Ao criar aves, é necessário atingir rapidamente o ganho máximo de peso.
Os frangos são criados por no máximo 50-70 dias. Posteriormente, o crescimento diminui e os custos da alimentação aumentam. Os pintinhos devem ser adquiridos com 10 dias de idade. Até este ponto, observa-se a maior taxa de mortalidade. Demora de 50 a 70 dias para engordar as aves. Nesse período chegam a 2,3-2,5 quilos. Depois disso, os frangos são abatidos.
Vale considerar que parte do gado é selecionada para abate antecipado, aos 35 dias. Para tanto, são utilizados os maiores indivíduos. Isso libera espaço e elimina a competição por alimentos..
A criação de frangos em gaiolas é um processo bastante trabalhoso e com muitas vantagens. Para obter um bom resultado, é recomendável organizar adequadamente os cuidados com as aves.