A raça de frangos Lakenfelder com uma aparência incomum e brilhante é conhecida na avicultura desde o início do século XVIII e é popular na Alemanha e na Holanda. Atualmente, essas lindas aves são criadas em fazendas particulares com a finalidade de obtenção de ovos. Os Lakenfelders não são utilizados para fins industriais, uma vez que a partir desta raça foram criados híbridos de galinhas mais produtivos e com maior produção de ovos.
- História da raça
- Descrição e características
- Aparência de pássaros
- Personagem de galinhas
- Produtividade da raça
- Vantagens e desvantagens
- Manutenção e cuidados
- Requisitos do aviário
- Preparando uma área para caminhada
- Bebedouros e comedouros
- Alimentando pintinhos e adultos
- Reprodução
- Possíveis problemas durante o cultivo
- Doenças frequentes
- Prevenção de doença
História da raça
O Lakenfelder é uma raça de frango de origem holandês-alemã. A primeira menção a esta ave remonta ao início do século XVIII. Os britânicos começaram a criar galinhas poedeiras pretas e brancas no final do século XIX. O padrão da raça foi criado pelos americanos em 1937.
Descrição e características
As galinhas Lakenfelder surpreendem com sua aparência incomum. A opção de cor clássica são manchas pretas em fundo branco. O padrão da raça americana permite apenas esta cor para Lakenfelders. Os europeus distinguem mais dois tipos - prata e ouro.
Aparência de pássaros
A constituição das galinhas holandesas é compacta, sendo classificadas como raças de ovos pequenos. Descrição da aparência:
- uma cabeça pequena com uma crista vermelha brilhante e brincos;
- bico escuro;
- pescoço fino e alongado;
- o corpo é compacto com corpo horizontal;
- a plumagem é exuberante e decorativa;
- as asas são extensas e longas;
- olhos vermelhos expressivos;
- manchas pretas estão localizadas na cabeça e no pescoço, a cauda deve ser da mesma cor do pescoço.
Ao escolher um galo reprodutor, preste atenção ao estado do favo: ele deve ser grande, de cor viva e não deve cair de lado.
Personagem de galinhas
É difícil encontrar uma ave mais ativa e curiosa entre as diversas raças de galinhas. Os Lakenfelders não devem de forma alguma ser mantidos em galinheiros apertados, sem cercados e sem possibilidade de caminhar. Ao mesmo tempo, as galinhas pretas e brancas tentarão voar do galinheiro para o jardim sempre que possível; suas asas devem ser aparadas ou devem ser feitos recintos com telhado fechado.
Produtividade da raça
De acordo com os padrões modernos de produção de ovos de galinhas, a produtividade dos Lakenfelders está abaixo da média e atinge em média 170-180 ovos por ano.A esperança média de vida de 1 indivíduo é de 7 anos, com elevados indicadores de produtividade registados nos primeiros 3 anos de vida.
Devido às baixas taxas de produção de ovos, a raça holandesa de frangos não é utilizada na criação industrial e na utilização de galinhas poedeiras.
Em uma nota! Os ovos Lakenfelder são decorativos devido à presença de uma forte casca de porcelana branca.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da raça incluem:
- Resistência invernal das aves - galinhas poedeiras e frangos pequenos toleram geadas e flutuações de temperatura.
- As galinhas Lakenfelder são consideradas boas galinhas e galinhas.
- Aparência decorativa do pássaro.
- Concha forte e durável.
- Imunidade persistente a várias doenças de galinhas.
- Disposição alegre, mas descontraída.
As desvantagens da raça incluem:
- A produção de ovos está abaixo da média.
- Sem “misturar sangue novo”, os pássaros do bando ficam menores.
- Alto custo de criação de aves.
Se você deseja diversificar a comunidade de galinhas em uma fazenda particular com novas espécies bonitas ou ensinar galinhas jovens de outras raças a chocar e cuidar de animais jovens, os Lakenfelders são uma boa escolha. Essas galinhas ingressam com calma na comunidade avícola e rapidamente encontram uma linguagem comum com os habitantes do galinheiro.
Manutenção e cuidados
Como qualquer ave, os frangos Lakenfelder têm requisitos especiais de manutenção e cuidados. Para que a ave pouse de forma consistente e não adoeça, é necessário organizar adequadamente a caminhada, construir um aviário confortável com comedouros e bebedouros convenientes.
Requisitos do aviário
Lakenfelders não são adequados para serem mantidos em gaiolas e aviários apertados. O galinheiro deve ser espaçoso e com boa ventilação. Requisitos do aviário:
- O número de indivíduos por galinheiro é calculado com base na proporção: 1 metro quadrado por 1 frango.
- Não é recomendado criar e conviver com Lakenfelders junto com raças agressivas de galinhas.
- Não deve haver correntes de ar ou umidade no aviário.
- No inverno, a temperatura interna não deve cair abaixo de +5 0COM.
- É necessário ter uma área de passeio e um recinto.
Recomenda-se a utilização de palha ou serragem como cama no aviário.
Preparando uma área para caminhada
As galinhas holandesas brancas e pretas têm um caráter alegre e curioso, adoram passear e muitas vezes voam por cima de cercas.
Muitas vezes é uma pena que os agricultores cortem as suas lindas asas, as galinhas perdem o seu aspecto decorativo, por isso é recomendado manter os Lakenfelders num aviário com telhado fechado.
Em dias quentes e ensolarados, recomenda-se sombrear parte do espaço para caminhada. As galinhas andam mesmo no inverno, o horário ideal de luz do dia é de 12 horas. No recinto espaçoso você pode instalar ninhos adicionais.
Bebedouros e comedouros
As galinhas são aves com metabolismo rápido; as galinhas poedeiras devem ter acesso constante à água. Troque a água duas vezes ao dia. Os bebedouros são instalados longe dos comedouros para evitar a rápida contaminação do líquido.
A alimentação das aves deve ser balanceada e variada. No aviário deve ser colocada uma caixa com mistura de areia grossa e cinza, as cascas restantes também são processadas e adicionadas à mistura de areia.
Caso o agricultor não tenha oportunidade de alimentar as aves duas vezes ao dia, são instalados comedouros no aviário. Esses dispositivos fornecem às aves acesso constante à comida. Mas este sistema tem uma desvantagem significativa - o risco de superalimentar a ave, o que afetará rapidamente a diminuição da produção de ovos.
Alimentando pintinhos e adultos
A dieta das aves é selecionada de acordo com a idade. As galinhas jovens não devem ser alimentadas com as mesmas coisas que as galinhas adultas. As galinhas pequenas devem ter acesso constante à alimentação: a partir das três semanas, os filhotes são alimentados 4 vezes ao dia e passam para duas refeições diárias a partir dos 2 meses.
As galinhas de uma semana são alimentadas com uma mistura de batatas cozidas, cenouras e gema cozida. Neste caso, a consistência do prato deve ser macia e quebradiça. Assim que o pintinho completa 2 semanas, a gema é retirada do cardápio e substituída por farelo e farinha de arroz.
A partir de um mês de idade, os filhotes começam a andar sozinhos e a grama é adicionada à dieta. A partir dos dois meses, os jovens passam para a mesa comum.
Para aumentar a produção de ovos, as aves são alimentadas com urtigas picadas e cascas calcinadas.
Reprodução
Criar aves é uma tarefa bastante problemática. Lakenfelders são muito fáceis de criar por conta própria; é importante escolher o galo reprodutor certo.
As galinhas poedeiras desta raça são excelentes galinhas e mães carinhosas, capazes de ensinar galinhas jovens de outras raças a cuidar de seus filhotes. Uma condição importante para a criação é a necessidade de “rejuvenescer o sangue” do rebanho de galinhas a cada 3 anos, adquirindo uma fêmea ou macho Lakenfelder de outra tribo.
Possíveis problemas durante o cultivo
As galinhas da antiga raça holandesa resistem às mudanças de temperatura no galinheiro, raramente adoecem e não apresentam requisitos difíceis de condições de vida.
Para manter a saúde das aves, é necessário proporcionar aos frangos uma alimentação balanceada, maior horário de luz do dia e oportunidade de caminhar por muito tempo.
Doenças frequentes
Em condições de alta umidade e ventilação irregular, a imunidade das aves a doenças infecciosas diminui. Galinhas e frangos jovens são suscetíveis à pasteurelose, enquanto os adultos podem ser afetados por tifo ou coccidiose.
Quando as galinhas são mantidas limpas, com uma dieta balanceada e a oportunidade de vagar, os Lakenfelders praticamente não ficam doentes.
Prevenção de doença
Para evitar surtos de doenças no galinheiro, é necessário observar uma série de condições e tomar medidas preventivas de combate às infecções. A prevenção de doenças das galinhas inclui:
- Nutrição balanceada e fortificada sem hormônios.
- Limpeza regular do galinheiro e comedouros.
- Mude a roupa de cama.
- Sem correntes de ar ou umidade no aviário.
- Realização de vacinações preventivas.
- Aplicação de quarentena para aves com sinais de doença.
A vantagem da raça Lakenfelder é a forte imunidade da ave reprodutora. Nas condições adequadas, as galinhas poedeiras não adoecem e produzem descendentes saudáveis, dos quais cuidam de forma independente.