Para o rápido crescimento e desenvolvimento das aves em uma granja ou quintal, sua dieta alimentar é de suma importância. Deve ser rico e equilibrado. Você deve conhecer os benefícios dos alimentos de diferentes composições, quanta farinha de peixe deve ser dada às galinhas poedeiras para repor uma série de microelementos importantes. Esse conhecimento auxilia não só na criação de aves, mas também no aumento de sua produtividade e no fortalecimento do sistema imunológico.
De que é feita a farinha de peixe e sua composição?
As matérias-primas para o aditivo são tecidos e ossos, resíduos de peixes. Quaisquer peixes e crustáceos são usados. A farinha é produzida tanto no mar, em navios de pesca, como na costa. Para isso, o peixe é fervido, seco, seco e triturado. O resultado é um produto - farinha gordurosa ou seca. Dependendo do fabricante, contém componentes diferentes. Os principais são:
- 65% de proteína - necessária para a formação dos ovos, aceleração do crescimento das aves e elasticidade da plumagem;
- 14% de gordura - necessária para fortalecer o sistema imunológico, reduzir a mortalidade de frangos, melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal;
- 14% de cinzas - fonte de cálcio;
- 8% de ácidos poliinsaturados - fortalece a imunidade das galinhas poedeiras.
A farinha de peixe contém vitaminas, macro e microelementos.
Benefícios para galinhas
O uso do aditivo na dieta de frangos contribui para muitas mudanças positivas:
- o sistema imunológico da ave é fortalecido;
- a produção de ovos aumenta significativamente;
- os nutrientes são melhor absorvidos;
- a plumagem dos animais jovens passa mais rápido;
- as galinhas tornam-se mais ativas e enérgicas;
- os animais jovens ganham peso rapidamente;
- a rentabilidade da produção aumenta;
- a qualidade do produto melhora.
Quanta farinha de peixe você pode dar?
Apesar dos benefícios óbvios do uso do concentrado de peixe, a dosagem deve ser rigorosamente respeitada para obter o máximo efeito na saúde dos frangos. A farinha pode representar entre 3% e 10% da dieta de uma ave.
Se a ração não for balanceada em aminoácidos, seu uso é especialmente importante.
Deve-se lembrar que duas semanas antes do abate é necessário excluir a farinha de peixe da dieta das aves, pois a carne pode apresentar gosto residual. Exceder a dose leva à formação de úlceras estomacais devido ao aumento da concentração de cadaverina e histamina.
Galinhas poedeiras
Segundo recomendações de especialistas, cada galinha poedeira pode receber pelo menos 10 g de farinha de peixe por dia. No entanto, não deve exceder 7% da ração diária total das galinhas. Com a adição à dieta, a digestão das aves melhora, os ovos ficam mais nutritivos, sua quantidade aumenta significativamente e as galinhas adoecem com menos frequência.
Frangos
Ao criar frangos de corte, os criadores devem introduzir farinha de peixe em sua dieta. Os custos materiais do aditivo são mais do que compensados pelo aumento no rendimento da carne de aves. Os frangos crescem rapidamente. Sua digestão é normalizada e a obesidade não se desenvolve. O uso regular de aditivos para peixes faz com que a carne de aves adquira um sabor rico, tornando-se macia e suculenta.
Os frangos possuem seu próprio esquema de utilização do aditivo. A dose de uso aumenta gradativamente:
- nos primeiros 5 dias não é adicionada farinha de peixe;
- nos próximos 5 dias, a taxa de consumo é de 0,5 a 1 g por indivíduo;
- de 11 a 20 dias - de 1,5 a 2 g por frango;
- de 21 a 30 dias a dose aumenta para 3 g por 1 ave;
- no segundo mês de vida a dose é de 5 g por indivíduo.
Exceder a dose é inaceitável, pois pode ocorrer gota e metabolismo protéico.
Galinhas
Com o uso regular de farinha de peixe como aditivo na ração das galinhas, as características produtivas dos animais jovens aumentam significativamente:
- o crescimento e o desenvolvimento da ave aceleram, ela entra na puberdade mais rapidamente;
- a imunidade é fortalecida e a taxa de sobrevivência das galinhas aumenta;
- os animais jovens ganham peso rapidamente e atingem rapidamente o peso de abate necessário.
A partir do 15º dia de vida, a farinha de peixe é incluída na dieta dos frangos no valor de 2% do volume total de ração fornecida, a partir do 20º dia - 5%. O peso médio da alimentação é de 2 g por dia por frango.
Em que casos você deve recusar?
Apesar de as instruções de uso da farinha indicarem que não há contra-indicações de uso, em alguns casos vale a pena recusar o uso:
- se o teor de gordura for muito elevado (mais de 18%);
- se as regras para seu armazenamento não forem seguidas;
- antes de abater a ave, para não ficar com carne com cheiro e sabor de peixe.
A farinha deve ser armazenada em local seco e escuro, com boa ventilação, umidade de até 75% e temperatura do ar não superior a 30 ⁰C. O prazo de validade na embalagem original é de 1 ano.
É possível alimentar galinhas com peixe cru?
Para as galinhas poedeiras, o peixe é um produto valioso, enriquecido com vitaminas, minerais e oligoelementos. Você precisa saber qual raça e de que forma deve ser dada às galinhas e o que deve ser descartado.
Os peixes do rio são bons para as aves, mas muitas vezes estão infectados com helmintos, uma vez que muitos organismos patogênicos se desenvolvem na água doce. Quando os parasitas entram no trato digestivo de uma ave, eles podem se desenvolver rapidamente e infectar todo o rebanho.
Os habitantes da água salgada do mar têm muito menos probabilidade de serem afetados por celenterados, por isso os peixes marinhos são frequentemente usados como alimento para galinhas (espadilha, verdinho, escamudo, arenque).
Peixe salgado
Esse tipo de produto pesqueiro é um dos mais indesejáveis para as aves, pois o sal deve entrar em seu corpo em quantidades estritamente limitadas - não mais que 0,3% da ração diária.
O peixe salgado só pode ser dado às galinhas depois de muito tempo de molho.Na maioria das vezes, os avicultores não correm o risco de utilizar tal produto para alimentação, para não ultrapassar a taxa de ingestão de sal.
Se o produto ficar de molho por muito tempo, é dado à ave na quantidade de 70 g por ave por semana.
Peixe cru
As regras de alimentação do peixe cru dependem da idade e das características da ave. Muitos agricultores e proprietários de propriedades não permitem que as galinhas poedeiras sejam alimentadas com este produto porque acreditam que os ovos adquirem sabor e cheiro desagradáveis.
Ao alimentar aves cruas, vale a pena considerar as seguintes regras:
- peixes marinhos comerciais são adicionados à ração das galinhas na forma de carne picada;
- o peixe fresco do rio deve ser cozido antes da alimentação;
- As galinhas não são alimentadas com peixe cru.
Fervido
Na maioria das vezes, os avicultores usam peixe cozido - um produto totalmente seguro se for levado ao estado de ossos amolecidos. Para isso, é cozido em água fervente por pelo menos 20 minutos. A decocção pode ser usada para purê úmido. A seguir, é moído em um moedor de carne ou, dividido em pedaços, dado à ave. As taxas de consumo são de 70 g por frango por semana.
Farinha de peixe
Uma alternativa ao produto fresco é a farinha, obtida a partir do processamento de resíduos das empresas pesqueiras. Baixo teor de gordura (2-3%), que é bem armazenado, é mais valorizado. As vantagens do produto incluem:
- alto teor de proteínas, minerais;
- o cálcio afeta a qualidade da casca e a vida útil dos ovos;
- a proteína promove o rápido crescimento do sistema esquelético e da massa muscular dos frangos;
- o suplemento é fácil de armazenar e usar;
- O uso de farinha de ossos reduz o custo de criação de aves e obtenção de ovos.