Muitas pessoas alimentam as galinhas com comida que sobra da mesa. Mas nem todo mundo sabe se é possível alimentar as galinhas com pão. As galinhas precisam de uma nutrição completa, composta por vitaminas, microelementos, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos. Isso permite que você ponha ovos, tenha carne saudável e reduza o risco de obesidade. Na alimentação de produtos farináceos, uma série de regras são seguidas para não prejudicar a ave.
É possível alimentar as galinhas com pão?
O pão contém apenas carboidratos.Eles não são suficientes para uma dieta saudável para galinhas. Frangos alimentados com produtos de farinha tornam-se obesos.
Propriedades negativas do pão para galinhas:
- alto risco de grudar no bico e no papo, o que levará à morte da ave por asfixia;
- ingestão de fermento termofílico adicionado ao pão durante a produção no corpo dos frangos;
- perda de qualidade dos ovos em galinhas poedeiras;
- a possibilidade de formação de mofo no produto estragado, podendo o frango recusar totalmente o alimento oferecido;
- alto risco de perturbação da funcionalidade do trato digestivo, levando a doenças.
Os avicultores acreditam que o pão pode ser dado como complemento, mas não como alimento constante, mas como iguaria. Muitos pássaros e animais adoram comer pão para suprir suas necessidades de carboidratos.
Que tipo de pão é possível e qual não é?
Ao introduzir produtos de farinha na dieta, siga as seguintes regras:
- adicionado aos alimentos principais em pequenas porções;
- produzido na forma seca e triturada;
- molhe e adicione ao mingau se o produto estiver muito velho.
Recomenda-se adicionar produtos de panificação a batatas cozidas, cereais, queijo cottage e ervas. Os avicultores aconselham alimentar com pão branco, seco e sem mofo. O pão de centeio é fornecido em quantidades limitadas, pois o consumo frequente pode aumentar a acidez gástrica, o que pode prejudicar o funcionamento do estômago e a ave pode morrer.
Não é recomendado dar farinha às galinhas se contiver qualidades negativas:
- alto teor de açúcar, levando à disfunção do trato digestivo devido à fermentação resultante;
- mofo, levando a distúrbios dispépticos em forma de diarréia e intoxicação corporal (produtos com mofo preto são jogados fora, se forem verdes, cortados);
- estado encharcado - o frango deve comê-lo em um futuro próximo, os restos são jogados fora, pois há risco de infecção, principalmente no verão;
- o conteúdo de aditivos auxiliares em produtos de panificação (sal, massa fermentada, gordura, leite) devido ao risco de uma reação negativa no corpo (alergias, distúrbios da motilidade intestinal, asfixia).
As galinhas não recebem pão branco em pedaços grandes. Se entrarem no estômago, incharão rapidamente, de modo que o ácido clorídrico não será capaz de digerir o produto. É assim que se forma o distúrbio dispéptico em uma ave. Um grande caroço pode ficar alojado na garganta da ave. Isso causará um ataque de asfixia, que levará à morte.
Pão bebido e as consequências de alimentá-lo
Algumas espigas de trigo abrigam um fungo patogênico do gênero Fusarium. É tóxico para o corpo de galinhas, animais e humanos. Se entrar no corpo da ave, pode se multiplicar, causando sintomas de intoxicação. A mortalidade ocorre na maioria das galinhas. O período de incubação da doença é de até 1,5 dias após a entrada do patógeno no corpo.
Quantidade permitida
Se as galinhas receberem muito pão branco, o seu peso corporal aumentará, levando à obesidade. Portanto, os avicultores precisam ser racionais na quantidade:
- branco - pode ser dado diariamente, mas não mais da metade da alimentação total;
- cinza - pode ser administrado em pequenas porções, apenas algumas vezes por semana.
É necessário misturar o produto farináceo com outros produtos. Assim, o risco de obesidade e deterioração da qualidade dos ovos será significativamente reduzido.
Frequência de alimentação
Produtos de farinha são dados às galinhas no inverno, pois os carboidratos contribuem para a saturação energética do corpo. A maioria das aves é mantida em recintos apertados com movimento mínimo, portanto há risco de congelamento.Nesta época do ano, as galinhas devem receber uma refeição diária de produtos farináceos. No verão, é necessário reduzir a frequência de alimentação de produtos de panificação para 2 vezes por semana.
Batedeira de pão faça você mesmo
Mash é uma mistura de diferentes tipos de biscoitos. O produto é à base de mingaus misturado com pão seco, previamente triturado em migalhas. Você pode adicionar vegetais a esta mistura, por exemplo, cenoura, batata, beterraba, ervas, pepino.
Legumes crus ou cozidos são picados. Para aumentar o valor nutricional, são adicionados caldos de carne ou soro de leite.
Os avicultores costumam adicionar fermento e farelo ao purê.
Um exemplo de como fazer 1 porção de purê:
- milho 30g;
- trigo 20g;
- refeição 15g;
- verduras 30 g;
- biscoitos moídos brancos 25 g;
- sal 0,5 g;
- giz 2g.
Misture todos os ingredientes, adicione o caldo desnatado.