A colheita é uma parte fundamental do sistema digestivo do frango. É aqui que começa o processo de digestão dos alimentos. O entupimento do bócio ocorre com bastante frequência. Se o funcionamento desta parte do corpo das galinhas for perturbado, pode ocorrer uma deterioração geral da saúde. Se uma galinha tiver o papo entupido, o que você deve fazer nessa situação? Esta questão interessa a muitos avicultores novatos.
As principais causas do problema
A colheita fica obstruída em quase todos os tipos de galinhas.No entanto, a prevalência da doença depende do tipo de alimento que as aves comem. Se o proprietário alimentar as galinhas de maneira incorreta, a probabilidade de desenvolver uma doença é bastante alta. Existem muitas razões para o aparecimento da patologia.
Os principais fatores provocadores incluem o seguinte:
- Distúrbios dietéticos. A causa mais comum de problemas são as irregularidades na dieta. Recomenda-se alimentar as galinhas em horários claramente designados. Freqüentemente, comer em horários diferentes do dia leva a intervalos significativos entre as refeições. Isso afeta negativamente os órgãos digestivos das aves. Galinhas famintas podem atacar a comida e comer muita comida. Isso provoca o transbordamento do bócio. Se o frango estiver saudável, a comida irá direto para o estômago. Em aves enfraquecidas ou doentes, o alimento pode acumular-se no papo, o que provoca obstrução e inflamação.
- Quantidade insuficiente de água. A disfunção do bócio é causada pela deficiência de líquidos. É a água que empurra o alimento para o estômago, onde é digerido. Portanto, é importante controlar não só a oportunidade da alimentação, mas também a regularidade do abastecimento de água.
- Qualidade insatisfatória da ração. A causa do bloqueio pode ser alimentos contendo fragmentos grandes. Às vezes, as galinhas engolem acidentalmente caules e galhos grandes ou duros. Nesse caso, os caules provocam bloqueio da cultura e podem danificar órgãos. Nessa situação, nem sempre o proprietário consegue prestar toda a assistência aos frangos. O problema só pode ser resolvido rapidamente. Neste caso, é recomendável retirar os fragmentos presos.
- Falta de vitaminas e minerais. O desenvolvimento do distúrbio pode ser devido a uma quantidade insuficiente de vitaminas e outros elementos úteis no corpo das aves.A causa mais comum de problemas é a deficiência de vitaminas B2 e B12.
Sintomas de bloqueio
Para não perder o surgimento de problemas, é recomendável monitorar o comportamento do frango. O desenvolvimento da patologia é indicado pelo seguinte:
- vedação esférica independente da alimentação;
- fraqueza geral da ave durante um longo período de tempo;
- falta de sede e apetite;
- o cheiro de podridão do bico;
- disfunção respiratória;
- aumento da temperatura corporal;
- morte de pássaros;
- secreção clara do bico.
Métodos de diagnóstico
O bloqueio da colheita pode ser identificado pela aparência do frango. Se o saco vegetativo da ave estiver constantemente aumentado, independentemente da alimentação, isso indica uma violação de sua permeabilidade. É mais fácil identificar o distúrbio em aves que não possuem penas grossas na região do pescoço.
No entanto, em algumas raças você pode ver a colheita crescendo até tamanhos impressionantes. Raças como Pavlovskaya e Pervomaiskaya se distinguem pela plumagem espessa na região do colarinho. Portanto, a doença não pode ser detectada nos estágios iniciais.
Para detectar problemas, vale prestar atenção ao comportamento dos pássaros. Tornam-se letárgicos, perdem o apetite e não bebem água. Tais sintomas devem obrigar o proprietário a prestar atenção ao estado do bócio.
Quando bloqueado, o saco do bócio adquire consistência dura e lembra uma bola densa. Aos poucos, o frango vai desenvolvendo problemas respiratórios. Ao mesmo tempo, o pássaro começa a respirar ruidosamente e de forma intermitente. Quando ocorre inflamação, um líquido transparente é liberado do bico. Também pode ser amarelado. Se você pegar um frango com o papo entupido, poderá sentir um cheiro azedo e pútrido vindo do bico. Isso indica que a comida presa no esôfago começou a se deteriorar.
O que fazer se uma galinha tiver o papo entupido?
O bloqueio da colheita requer assistência oportuna ao frango. Se isso não for feito, existe o risco de consequências perigosas.
Método de tratamento conservador
À medida que o rendimento do frango aumenta, ele permanece móvel, mas não come nada. Isso significa que o pássaro está comendo demais. Neste caso, deve ser isolado do restante dos frangos e soldado gradativamente com água morna. A nutrição das aves não é de pouca importância. Recomenda-se alimentá-la exclusivamente com alimentos moles. Excelentes opções seriam mingaus moídos e triturados, batatas cozidas e purê e requeijão pequeno.
Recomenda-se instilar 10 mililitros de óleo vegetal no bico duas vezes ao dia, devendo ser combinado com óleo de peixe.
Se o problema for identificado em tempo hábil, deve-se tentar amolecer os alimentos que estão presentes em seu interior. Para isso, recomenda-se levar uma seringa sem agulha. Também vale preparar óleo vegetal e água. Então você terá que fazer o seguinte:
- Despeje uma mistura de óleo e água na garganta da ave com uma seringa;
- massageie o selo;
- coloque o frango de cabeça para baixo;
- empurre o caroço para a garganta;
- Agite suavemente de vez em quando.
Se este método não der os resultados desejados, recomenda-se injetar uma solução fraca de permanganato de potássio na garganta. Isso deve ser feito com um tubo de borracha macia. É melhor tratar com vaselina. Também é permitido usar seringa sem agulha. Para realizar o procedimento, deve-se preparar um copo de solução rosa quente.
Intervenção cirúrgica
Se um objeto estranho puder ser identificado no saco do bócio, há necessidade de intervenção cirúrgica. O procedimento deve ser realizado por um veterinário. Às vezes, avicultores experientes decidem fazê-lo.
Para realizar tal operação, você deve preparar o seguinte:
- produto contendo álcool;
- tesouras afiadas - devem ser desinfetadas;
- peróxido de hidrogênio;
- iodo;
- algodão em rama;
- pinça;
- fios cirúrgicos.
Para realizar o procedimento, recomenda-se realizar os seguintes passos:
- Prenda o frango, retire as penas do papo.
- Trate a área da abertura com iodo.
- Faça uma pequena incisão e retire o conteúdo com uma pinça.
- Trate a incisão com água oxigenada.
- Costure a área com linha – recomenda-se usar linha absorvível.
Após a cirurgia, vale a pena manter o frango em dieta de fome e monitorar seu estado.
Dieta
Recomenda-se separar uma ave com o papo entupido do restante dos frangos e colocá-la em uma dieta especial. Durante a terapia, ela deve ser alimentada apenas com alimentos moles. Isso inclui o seguinte:
- purê de mingau;
- ovos cozidos;
- purê de batata;
- quefir;
- queijo tipo cottage.
Possíveis consequências do problema
Para curar uma patologia, ela deve ser identificada a tempo e as medidas adequadas tomadas imediatamente. Se o distúrbio persistir por muito tempo, existe o risco de surgirem vários problemas.
As principais complicações da doença incluem danos inflamatórios ao bócio e aos intestinos. Quando o processo se torna crônico, existe o risco de danos ao esôfago, comprometimento do funcionamento dos rins e do fígado. Às vezes, uma colheita inchada provoca asfixia da ave.
Prevenção de bloqueio de colheita em galinhas
Avicultores experientes recomendam evitar que a colheita fique bloqueada. Para fazer isso, você deve seguir recomendações simples:
- Pense com antecedência na dieta dos pássaros. É melhor alimentar as galinhas 2 vezes ao dia. Isso deve ser feito de manhã e à noite. A alimentação deve ser dada ao mesmo tempo. Graças a isso, as aves não atacarão a comida e a absorverão muito rapidamente.
- Controle a qualidade dos alimentos. Alimentos sólidos e ásperos devem ser proibidos.Se esse alimento estiver presente na dieta, é recomendável picá-lo e misturá-lo com alimentos moles.
- Para melhorar as funções digestivas, adicione algumas gotas de vinagre de maçã à água. Neste caso, a água deve ser trocada sistematicamente.
- Coloque cochos com areia e pedrinhas perto dos comedouros. Em condições naturais, os pássaros absorvem seixos e grãos de areia, que ajudam a amolecer os alimentos da lavoura.
O acúmulo de alimentos na lavoura é considerado um problema bastante comum que pode causar consequências negativas. Para lidar com o distúrbio, recomenda-se terapia oportuna. Inclui métodos conservadores ou cirúrgicos. Em situações difíceis, não se pode prescindir da ajuda de um veterinário.