Criar aves é uma tarefa que exige muito trabalho. As aves muitas vezes sucumbem a várias infecções e vírus. Uma das patologias graves é a doença de Newcastle em galinhas domésticas.
- O que é a doença de Newcastle?
- Formas da doença
- Formulário do Flagelo
- Forma Doyle
- Forma beadette
- Formulário de carona
- A doença de Newcastle é perigosa para as pessoas?
- Causas
- Sinais e sintomas da doença de Newcastle
- Diagnóstico da doença
- Como tratar a patologia
- Possíveis consequências
- Prevenção de ocorrência
- Pureza
- Desinfecção
- Quarentena
- Vacinação de frango
Para prevenir o desenvolvimento da doença e salvar o gado, você deve se familiarizar com suas características.
O que é a doença de Newcastle?
A doença de Newcastle é uma doença aguda e altamente contagiosa das aves, causada por vírus e diátese hemorrágica. O trato digestivo, o trato respiratório e o sistema nervoso central são afetados. As aves aquáticas não são suscetíveis à patologia.
A morte ocorre em 80% dos casos. O vírus pode se espalhar para fazendas e pessoas próximas.
Formas da doença
A doença de Newcastle é aguda, o quadro clínico é facilmente reconhecido. Existem 4 formas do processo patológico, diferindo na intensidade dos sintomas e na escala dos danos. As galinhas jovens correm maior risco.
Formulário do Flagelo
Uma forma aguda de infecção de etiologia viral, acarreta a morte de quase todas as galinhas. Os sintomas incluem tosse e problemas respiratórios. A conjuntiva dos olhos fica inflamada.
Forma Doyle
A forma da doença de Newcastle Doyle é vivenciada de forma mais grave pelas aves, elas perdem o apetite, aparecem espasmos musculares, fraqueza e acúmulo de muco nas vias nasais. As galinhas muitas vezes ficam cegas e ocorre paralisia dos membros.
Forma beadette
Comparado aos formulários anteriores, este é mais leve. Com tratamento bem-sucedido, 2/3 da população é salva. As galinhas jovens sofrem da doença de forma mais grave do que os adultos e muitas vezes morrem após graves danos ao sistema nervoso central. O molde é usado para fazer uma vacina viva.
Formulário de carona
A forma mais branda é a de Hitchner, as aves perdem o apetite, ficam fracas e o desempenho geral diminui. Devido à sua baixa virulência, a variedade é utilizada para criar a maioria das vacinas. A morte é rara.
A doença de Newcastle é perigosa para as pessoas?
A patologia de Newcastle não ameaça os adultos, mas a infecção é possível através da interação com uma ave doente, uma vez que o vírus é transmitido por gotículas transportadas pelo ar.Você também pode ser infectado esfregando os olhos com as mãos sujas. A fase de incubação para humanos dura 1 semana. Os sintomas são semelhantes aos das primeiras manifestações da gripe. Começam hipertermia, coriza e fraqueza geral do corpo. Em casos mais raros, ocorrem diarreia e conjuntivite.
A prevenção inclui lavar bem as mãos após trabalhar no galinheiro, evitar comer ovos crus e usar máscara ao ser vacinado.
O vírus representa um perigo para as crianças, mas esses casos são raros. Na sua forma grave, a doença de Newcastle causa danos cerebrais.
Causas
As fontes dos patógenos da doença de Newcastle incluem infecções. 2 dias após a infecção e um dia antes do início dos sintomas, o vírus é liberado durante a respiração e tosse, com secreção pela cavidade oral, fezes e ovos.
As possíveis causas da doença de Newcastle incluem o seguinte:
- falta de saneamento no galinheiro;
- falta de vacinação das aves;
- contato de animais domésticos com aves silvestres, falta de demarcação em forma de aviário.
Galinhas com imunidade passiva infectadas desde o nascimento e adultos com baixas propriedades protetoras podem ser portadores de agentes patogênicos.
Sinais e sintomas da doença de Newcastle
Nas galinhas, o período de incubação dura de 3 a 6 dias, os sintomas são variados e dependem da forma da patologia e do estágio de seu desenvolvimento.
As principais manifestações da doença de Newcastle incluem:
- recusa de comida;
- diminuição da atividade;
- falta de resposta aos sons;
- hipertermia até 44 graus;
- conjuntivite e turvação da mucosa ocular;
- aumento do bócio, liberação de exsudato fétido do bico;
- diarreia verde com impurezas mucosas, às vezes estrias de sangue;
- problemas respiratórios - o bico está aberto, as galinhas tossem, espirram, esticam o pescoço, chiam no peito.
Em casos agudos, as aves morrem em 2 dias. Quando o sistema nervoso é danificado, a coordenação é prejudicada, as galinhas andam em círculos, são observados tremores, convulsões, paralisia das asas e torção do pescoço. A morte ocorre dentro de 3-12 dias.
Quando a ave se recupera, continua sendo uma fonte de infecção por 2 a 4 meses. É necessário isolar indivíduos recuperados de galinhas saudáveis durante este período.
Diagnóstico da doença
Para estabelecer o diagnóstico, são necessários os resultados de estudos clínicos e patológicos por meio de exames laboratoriais. A propagação de agentes infecciosos para territórios próximos também é levada em consideração. Um veterinário é chamado ao local, você não pode determinar de forma independente um veredicto com base nos sintomas.
Como tratar a patologia
Não existe regime terapêutico para a doença de Newcastle. O avicultor deve apenas impedir a propagação do vírus. O seguinte conjunto de manipulações é realizado.
- Todos os excrementos são retirados do galinheiro e queimados.
- A sala é tratada com soda cáustica, solução de formaldeído, ácido carbólico e álcool.
- Indivíduos doentes são mortos e cremados.
Após o processamento, o galinheiro é fechado. Terminada a quarentena, as instalações são tratadas quimicamente. Às vezes, um veterinário prescreve agentes antibacterianos administrados a galinhas doentes e isoladas. O sucesso da terapia é questionável e depende do estágio e da forma do processo patológico.
Os seguintes eventos são proibidos:
- exportar aves e seus ovos;
- vender a carne de um pássaro morto, sua penugem e penas.
É necessário negar o acesso ao território a pessoas não autorizadas.
Possíveis consequências
Se não for tratado, o gado morre e o vírus se espalha para as aves próximas.As crianças podem ser infectadas e o bem-estar dos adultos piorará. Quando novas galinhas são trazidas para dentro de casa, elas também ficam infectadas com o vírus porque o ambiente não é tratado.
Prevenção de ocorrência
Nas granjas avícolas, as galinhas são vacinadas. Os galinheiros são desinfetados aproximadamente 2 vezes por ano. O vírus da doença de Newcastle é suscetível a solução de hidróxido de sódio a 2% e solução de água sanitária a 3%.
Pureza
O aviário deve ser limpo uma vez por semana. É importante retirar todas as fezes e penas caídas e queimá-las.
Desinfecção
O aviário deve ser desinfetado periodicamente com raios ultravioleta e nele devem ser instaladas lâmpadas. Eles também recorrem ao quartzo. A desinfecção deve ser realizada uma vez a cada 2 semanas.
Quarentena
A granja fica fechada para quarentena pelo período de 1 mês. Notificar as autoridades locais, os serviços veterinários, as explorações fornecedoras e os parceiros sobre a infecção viral do gado. As granjas avícolas são cercadas e é proibido o acesso a terceiros. O fornecimento de aves está suspenso e o comércio paralisado. Indivíduos doentes são destruídos por estrangulamento; é necessário um método sem sangue. Para evitar a propagação de agentes virais, ao matar pássaros, feche todas as janelas, portas e capôs.
Os cadáveres são queimados em covas de 0,7 metros de profundidade ou em fornos. O equipamento e o cemitério são desinfetados. Indivíduos saudáveis são mantidos isolados e vacinados. Antes do término da quarentena, o aviário é desinfetado. Equipamentos metálicos não são resistentes a cloro e álcalis. Seu tratamento é realizado com formaldeído, úmido ou aerossol. Quando ocorre mortalidade em massa de aves devido à doença de Newcastle, a quarentena é estabelecida por 5 dias. Durante esse período, todos os indivíduos são destruídos, tornando a desinfecção completa do território perigosamente contaminada.
Vacinação de frango
As galinhas são imunizadas com vacinas baseadas em cepas virais vivas ou inativadas. A escolha do medicamento depende da idade da ave, do bem-estar da região e da direção da granja.
Existem características de diferentes tipos de vacinas:
- inativado - a manipulação é realizada quando os frangos atingem 120 dias de idade, a duração da proteção imunológica é de 6 a 12 meses;
- agentes virais vivos enfraquecidos são usados em áreas desfavorecidas pela patologia - no norte do Cáucaso, no sul, os medicamentos são preparados a partir da cepa La Sota ou Bor-74.
Após a vacinação, as aves desenvolvem anticorpos dentro de 3 meses. Principalmente as galinhas jovens são vacinadas aos 15 dias. Ovos jovens de raças de ovos são vacinados novamente a partir dos 2 meses. A eficácia da formação de uma resposta imune é determinada pelas condições de criação e qualidade da nutrição dos frangos e pelo método de vacinação.