A reprodução é uma etapa integrante do processo de criação de animais, inclusive na criação de vacas. Sem acasalamento, não nascerá um único bezerro e não haverá procriação. Para se preparar adequadamente para o acasalamento das vacas, você precisa ser capaz de determinar o período de cio nas fêmeas, escolher machos e fêmeas adequados um para o outro, controlar o processo de acasalamento e também saber quais problemas você pode encontrar.
- Instinto natural
- Prontidão de um touro e uma vaca para acasalar
- Acasalando vacas na natureza
- Sinais da caça
- Métodos para determinar o cio em vacas
- Medição da temperatura corporal
- Sondar touros
- Método instrumental
- Pedometria
- Detector de calor
- Como preparar uma fêmea para o acasalamento
- Como escolher um touro para acasalar
- Processo de acasalamento
- Possíveis problemas
Instinto natural
A excitação sexual e o acasalamento nas vacas são regulados pelo instinto. Se o animal estiver saudável, ele entra em estado de caça em determinados intervalos.
Prontidão de um touro e uma vaca para acasalar
As novilhas podem ser concebidas aos 1,5 anos de idade, embora o desenvolvimento fisiológico lhes permita engravidar por volta dos 7 a 8 meses. No entanto, nesta idade, as fêmeas jovens continuam a crescer rapidamente, pelo que a gravidez é indesejável. Carregar um bezerro não beneficiará nem a novilha nem a prole; retardará o desenvolvimento do corpo da mãe, o bezerro será fraco, pequeno e suscetível a doenças.
Acasalando vacas na natureza
Se as vacas estão constantemente juntas no mesmo rebanho, o acasalamento ocorre sob a influência do instinto. O touro tem a capacidade de controlar a condição de cada fêmea e insemina quando elas entram no cio.
Sinais da caça
O acasalamento na pecuária é realizado no momento em que o corpo feminino está pronto para conceber. O estado da atividade sexual pode ser determinado pelo comportamento das vacas, que ficam inquietas, comem pouco, mugem, a atividade motora aumenta e a produção de leite diminui. A caça começa em novilhas com 7 a 8 meses de idade, dura 0,5 a 1,5 dias e é repetida a cada 18 a 25 dias. Se o acasalamento ocorrer durante o período de cio, a probabilidade de fertilização será máxima.
Métodos para determinar o cio em vacas
A eficiência da pecuária depende da taxa de reprodução da população bovina e está associada à eficácia da fertilização, que, por sua vez, afeta a produtividade da pecuária e o número de bezerros produzidos.Alcançar um excelente desempenho nesse sentido só é possível se as regras de controle e acasalamento forem observadas. Além dos sinais externos, como mudança de comportamento e secreção de muco pelos genitais, o início do cio pode ser determinado por diversos métodos.
Medição da temperatura corporal
Quando as vacas estão no cio, sua temperatura aumenta. Em bovinos, é medido por meio de um termômetro inserido no reto ou na vagina. A desvantagem desse método é que o aumento da temperatura pode não ser resultado da excitação sexual, mas de processos inflamatórios.
Sondar touros
A prontidão das fêmeas para a reprodução é determinada com a ajuda de touros castrados, que são liberados no rebanho geral junto com as vacas. Aqueles indivíduos que permitem que eles se aproximem deles e saltem sobre eles têm maior probabilidade de estar na caça.
Método instrumental
Baseia-se no fato de que, quando estão em estado de cio, as vacas permitem que outros indivíduos, tanto touros quanto vacas, saltem sobre elas. Para novilhas e fêmeas adultas, é aplicada tinta brilhante de cores diferentes na raiz da cauda, que desaparece quando os animais entram em contato. Dessa forma, você pode descobrir se um indivíduo apresenta comportamento sexual. Este método não é considerado confiável, portanto você não deve confiar apenas nele.
O grau de maturação folicular é determinado pelo exame retal ou vaginal. Durante o exame, você pode notar sinais óbvios de calor - inchaço e vermelhidão do trato genital, alterações nos ovários e no útero.
Pedometria
Uma vaca ambulante apresenta maior atividade motora, por isso pedômetros eletrônicos são colocados nas pernas dos animais. Os dispositivos registram medições 2 vezes ao dia e processam dados dos últimos 3 a 5 dias. Alguns modelos de pedômetros indicam aumento de atividade com um brilho vermelho.
Detector de calor
Dispositivos sensíveis à pressão são fixados nas costas do animal, entre os ossos pélvicos. O aparelho registra o momento em que uma vaca é montada e muda de cor de branco para vermelho.
Como preparar uma fêmea para o acasalamento
As novilhas de um ano e meio podem acasalar pela primeira vez quando atingem um peso corporal de 70% do que terão quando adultas. As vacas que já deram à luz ocorrem nos primeiros 1-3 cios após o próximo parto.
Somente as fêmeas no cio podem acasalar, pois podem excitar o macho, após a relação sexual com quem a fecundação ocorre com máxima probabilidade. O acasalamento é realizado no meio do período de caça, aproximadamente 9 horas após seu início.
Recomenda-se que as novilhas sejam acasaladas antes da inseminação das vacas, pois elas podem levar os bezerros até o fim. Este período é de 2 a 3 semanas.
Como escolher um touro para acasalar
O touro é selecionado levando em consideração a raça, suas características de carne ou leite, o peso do animal, a fertilidade e a capacidade de transmitir características desejáveis aos descendentes. Com a inseminação manual, o momento do acasalamento pode ser registrado para calcular a data do parto. Para melhores resultados, são realizados 2 acasalamentos com intervalo de 12 horas (o touro cobre a vaca pela manhã e à noite).
No caso de acasalamento natural de bovinos, antes do início do período reprodutivo, é necessário realizar um exame dos órgãos genitais do pai e de seus membros. Freqüentemente, podem surgir problemas de fertilização devido ao mau estado dos espermatozoides ou à falta de desejo de acasalar devido a dores nas pernas.
No final do período de reprodução, a eficiência de cobrir as vacas com um touro saudável deve ser de 85-90%. Ao mesmo tempo, o próprio touro perde muita energia e peso vivo.Durante o período de acasalamento, é alimentado com misturas de grãos e pré-misturas de vitaminas e minerais.
Processo de acasalamento
Nas residências, eles inseminam o gado por meio de acasalamento natural e artificial. Na criação natural, o touro e as vacas a ele atribuídas são deixados no pasto, onde o próprio macho determina o momento e com quem acasalar. Este método tem desvantagens - nem todas as fêmeas podem engravidar, é difícil determinar a data exata do acasalamento e, portanto, do nascimento. Durante o acasalamento manual, o touro cobre a vaca quando é trazido até ela. A eficácia deste método é maior, pois é possível registrar os acasalamentos e calcular a data do parto.
Para cobrir uma vaca não é necessário manter um touro na fazenda. O acasalamento artificial tem sido usado em fazendas e em residências há muito tempo. Neste caso, o touro não insemina a vaca diretamente; ela recebe o esperma dele. As vantagens deste método: você pode obter descendentes de animais de raça pura que terão características melhoradas, você pode obter mais bezerros com uma dose de esperma de um touro do que o normal, é mais fácil controlar o processo de inseminação, a eficácia do método é maior do que com o acasalamento natural.
Possíveis problemas
O uso intensivo de vacas muitas vezes tem um efeito negativo na sua função reprodutiva. Alguns precisam ser inseminados não durante um, mas vários cios. Vacas que não conseguem conceber após 3 acasalamentos subsequentes são consideradas vacas problemáticas. Além disso, o ciclo sexual transcorre normalmente, o cio ocorre na hora certa, mas o animal não é fecundado.
As razões para esta condição feminina podem estar nas anormalidades hormonais (indivíduos problemáticos têm um nível de progesterona mais alto do que o normal), em uma mudança no ambiente uterino, que rejeita o embrião. A causa pode ser a mortalidade embrionária.
Más condições de vida, nutrição insuficiente ou, inversamente, alimentação excessiva quando os animais engordam - tudo isto também conduz a perturbações na esfera reprodutiva do gado.
O acasalamento das vacas deve ser realizado em determinado momento, quando o corpo do animal está preparado ao máximo para a fecundação. Para determinar a data do acasalamento, é necessário monitorar as manifestações do ciclo reprodutivo das vacas e realizar o acasalamento durante o período de caça. Em casa, métodos de inseminação natural e artificial podem ser usados para criar vacas com sucesso. Qual escolher depende da presença de touro na fazenda e da quantidade de gado.