Regras para cuidar de bezerros em casa e possíveis doenças de animais jovens

Cuidar adequadamente dos bezerros recém-nascidos é uma etapa importante na formação do rebanho e no aumento da produtividade da pecuária. Vários factores contribuem para a criação de animais jovens saudáveis: uma dieta nutritiva, cuidados adequados, manutenção dos animais limpos e seguros. Para prevenir doenças, é necessário vacinar os bezerros em tempo hábil.


Nascimento de um bezerro

O cuidado com o recém-nascido começa desde os primeiros minutos de vida. É importante limpar o muco das narinas, boca e ouvidos do bebê. Depois que o corpo é limpo com estopa, a vaca pode lamber o recém-nascido. O cordão umbilical a uma distância de 11-13 cm do peritônio é cortado com tesoura desinfetada, caso não se rompa naturalmente. A secção do cordão umbilical deve ser tratada com iodo ou solução de permanganato de potássio. Via de regra, o bezerro se levanta sozinho 40-50 minutos após o nascimento.

Cuidando de bezerros nos primeiros meses de vida

É importante manter os recém-nascidos secos, trocando a roupa de cama regularmente. Uma alimentação adequada é de grande importância para o pleno desenvolvimento de um animal. Nos primeiros dias de vida, o recém-nascido recebe colostro, rico em vitaminas e microelementos. Bebedouros tipo mamilo são usados ​​para alimentação.

Os bezerros de um mês são alimentados de 3 a 4 vezes ao dia, e os animais devem ser gradualmente acostumados a se alimentar em um balde.

Substitua o leite na dieta por substitutos do leite integral altamente nutritivos. Após 4-4,5 semanas, o feno é introduzido na dieta dos bezerros. No verão, as crianças aprendem a arrancar grama no pasto junto com as vacas.

Cuidando da sua saúde

Além da dieta correta, é necessário monitorar o bem-estar dos bezerros recém-nascidos. Não perca os sinais de infecção. Existem várias doenças comuns em animais jovens.

bezerros

Dispepsia

A doença é aguda e se manifesta na forma de distúrbio intestinal, causando desidratação. Razões de ocorrência: violação da tecnologia de alimentação, má manutenção. A doença pode ocorrer em bezerros na primeira semana de vida. Não é necessário isolar o animal, é preciso trocar regularmente a roupa de cama, pode-se aquecê-lo com o auxílio de lâmpadas especiais.

Especialista:
Características do tratamento: a alimentação com colostro é interrompida por 12 horas, os bezerros recebem 0,5 litro de solução salina a 1% a cada 4 horas e um copo de decocção de linhaça é administrado pela manhã e à noite.

Constipação

A falta de evacuações durante o dia e o estômago inchado são sinais característicos de constipação. Os animais perdem o apetite e ficam deprimidos ou nervosos. Uma porção de 140-150 ml de óleos vegetais ou óleo de mamona ajudará a limpar o estômago e os intestinos. Basta garantir que depois de beber o óleo o animal não se deite.

“Sintomicina”, “Ftalazol”, “Levomicetina” são utilizados como tratamento medicamentoso. Os medicamentos são administrados antes da alimentação, três vezes ao dia.

Displasia

A doença do quadril é congênita e pode ser herdada. A causa da doença é a patologia intrauterina do feto. Sinais clínicos distintos em animais jovens aparecem no primeiro ano de vida. Os casos leves são caracterizados por claudicação nas patas traseiras e fraqueza nos membros.

Em casos graves, o recém-nascido tem dificuldade em ficar de pé e, durante os movimentos, há claudicação crescente e uma marcha tensa ou rígida. Um diagnóstico preciso pode ser feito após um exame de raios-X.

bezerros

Peritonite

Via de regra, a inflamação do peritônio se desenvolve no contexto de outras doenças das cavidades abdominal ou pélvica. Os fenômenos comuns são peritonite pós-operatória, peritonite secundária (ocorre com endometrite, perfuração de úlcera). A peritonite limitada ocupa uma pequena área e o exsudato inflamatório pode resolver. A peritonite purulenta aguda causa deterioração da saúde do bezerro e perda de peso. São observados inchaço abdominal, aumento da frequência cardíaca e da respiração. Se a intervenção cirúrgica não for realizada a tempo, o animal morre.

Prevenção de doença

Em casa, a prevenção de doenças em animais jovens se resume a regras simples para cuidar dos animais:

  • os bezerros são mantidos em quartos limpos e secos, sem correntes de ar;
  • para a alimentação utiliza-se pratos bem lavados, o colostro é pré-aquecido um pouco para beber;
  • A sala é constantemente desinfetada.

Você também precisa prestar atenção às vacinações regulares. A primeira vez que a vacina paratifóide é administrada a um recém-nascido de uma semana.

Anda em

As caminhadas diárias aumentam o apetite e têm um efeito benéfico no desenvolvimento dos bezerros. Animais jovens com mais de 2 a 3 semanas são soltos todos os dias para uma caminhada especial de verão (pasto cercado). No inverno, os bezerros podem sair em dias bons por cerca de 5 a 10 minutos (a duração de sua permanência ao ar livre aumenta gradualmente).

A criação de animais jovens é um processo responsável que exige atenção e paciência do pecuarista. É necessário não só escolher uma ração alimentar adequada, mas também monitorar o bem-estar dos bezerros. Se os recém-nascidos não estiverem bem, é recomendável procurar ajuda de um veterinário.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim