Mutações em microrganismos patogênicos permitem que eles se adaptem aos medicamentos antibacterianos usados contra eles. Tais mudanças exigem que os cientistas melhorem os medicamentos existentes para combater com sucesso as bactérias patogénicas. O setor veterinário não é exceção. O uso de Amoxicilina para bovinos é uma das formas mais eficazes, acessíveis e seguras de tratar animais.
Composição e forma de liberação do medicamento
O principal ingrediente ativo é o trihidrato, que está contido em um volume de 150 miligramas por 1 mililitro de suspensão. Além do componente principal, a Amoxicilina inclui componentes adicionais:
- Álcool benzílico;
- óleo vegetal;
- monoestearato de alumínio;
- hidroxitolueno butilado.
Os formulários de liberação são diferentes:
- suspensões;
- pós;
- pílulas;
- soluções.
Suspensões e soluções são utilizadas para injeção, sendo a primeira opção a mais comum no tratamento de bovinos.
A embalagem lacrada apresenta-se em forma de frasco de vidro escuro. A dosagem do medicamento pode ser (ml):
- 10;
- 100;
- 250.
O primeiro tipo não é utilizado para bovinos, pois mesmo um animal pequeno necessita de uma dosagem significativamente maior. O conteúdo do frasco apresenta-se na forma de um líquido oleoso de tonalidade amarelo claro ou branco. Com o tempo, a uniformidade da consistência é perturbada, mas quando agitada é totalmente restaurada.
Características do medicamento dos fabricantes
Várias empresas farmacêuticas estão produzindo o medicamento. Em cada caso, o medicamento possui uma série de características que o distinguem de produtos similares de outros fabricantes.
"Invesa"
A droga é administrada por via intramuscular. Se for necessária uma administração secundária, esta será realizada após 48 horas.
"Fazenda Nita"
"KRKA"
As injeções são administradas durante 3-5 dias com intervalo de 24 horas.
"Bioveta"
Indicações de uso
A amoxicilina é prescrita no caso das seguintes doenças infecciosas em animais:
- Salmonelose, enterite, colibacilose e outras patologias do trato gastrointestinal causadas por bactérias patogênicas.
- Pneumonia, bronquite, rinite, etc.
- Cistite, leptospirose e outras infecções do aparelho geniturinário.
- Artrite, abscesso e outras patologias de tecidos moles e cascos.
- Doenças articulares.
- Infecções umbilicais.
- Mastite.
- Rinite.
O medicamento também é prescrito para prevenir infecções cirúrgicas após a cirurgia.
Instruções de uso
Para todos os animais, incluindo bezerros e outros bovinos, a dosagem padrão do medicamento é de 1 mililitro por 10 quilogramas de peso corporal. Por exemplo, para uma vaca pesando 400 quilos, são prescritos cerca de 40 mililitros de suspensão. O produto é injetado por via subcutânea ou intramuscular por meio de uma seringa. Na maioria dos casos, uma injeção é suficiente. Se após dois dias a doença não tiver diminuído, será necessária uma administração repetida.
Como não podem ser administrados mais de 20 mililitros de amoxicilina em um ponto, a maioria dos animais de grande porte requer administração dupla do medicamento em pontos diferentes. Se o seu peso corporal ultrapassar 600 quilos, você precisará de três pontos.
Efeitos colaterais e contra-indicações
Às vezes, os animais apresentam uma reação alérgica aos componentes da droga. Os anti-histamínicos ajudam a lidar com o problema.
Em casos raros, é possível um ligeiro inchaço no local da injeção, que desaparece espontaneamente após alguns dias. A hipersensibilidade ao antibiótico é muito raramente detectada. Para eliminar o efeito negativo, pare de usar Amoxicilina. As contra-indicações para o uso do medicamento são:
- distúrbios graves do fígado e dos rins;
- aumento da intolerância individual.
Equipamento de segurança pessoal
Durante o trabalho, você não deve comer, beber ou fumar. Antes de iniciar o procedimento e após concluí-lo, deve-se lavar bem as mãos com sabão.
Se o medicamento entrar em contato com a pele ou mucosas, as áreas de contato devem ser lavadas com bastante água limpa.
Se ocorrer uma reação alérgica ou a amoxicilina entrar acidentalmente no corpo, você deve consultar um médico o mais rápido possível. Neste caso, você deve levar consigo as instruções do medicamento. As embalagens dos medicamentos devem ser descartadas.
Condições de armazenamento
O medicamento é armazenado em local seco e escuro, inacessível a crianças e animais. A temperatura ideal é de 5 a 25 graus. A embalagem deve ser lacrada e mantida longe de alimentos. Após aberto, o medicamento deve ser refrigerado.
Melhor antes da data
O medicamento pode ser armazenado fechado por 3 anos a partir da data de produção. Caso a embalagem tenha sido aberta, o medicamento deve ser utilizado em até 28 dias.
Análogos
A amoxicilina tem vários análogos:
- "Amoximag";
- "Amoxisan";
- "Amoxilong";
- "Retardar";
- "Amoxoil";
- "Clamoxil";
- "Vetrimoxina".
A amoxicilina para bovinos é um remédio eficaz que ajuda a eliminar infecções de forma acessível e segura.