As doenças dos coelhos não são apenas distúrbios digestivos ou infecções. Os órgãos da visão também podem ser afetados por doenças. Por exemplo, você pode notar que lágrimas escorrem dos olhos do animal. Isso acontece por vários motivos. Vejamos por que os olhos de um coelho podem ficar lacrimejantes, quais doenças podem levar a isso, como tratá-los em casa e prevenir problemas.
Fatores que poderiam ter causado
As causas do lacrimejamento podem ser microtrauma ocular, obstrução ou infecção.Um coelho pode machucar os olhos devido a hastes de grama ou palha que entram em contato com os olhos durante a absorção do alimento. Partículas e poeira entram pelo mesmo motivo - o feno que é dado aos animais acaba ficando empoeirado. A poeira entra no nariz, na garganta e nos olhos dos animais.
Um resfriado é outra causa de olhos lacrimejantes. Mas, neste caso, a culpa não é dos fatores externos, mas sim dos internos. Aqueles animais que vivem em uma sala fria e com correntes de ar ficam resfriados. No inverno, os olhos dos coelhos lacrimejam com o vento frio. Quando os olhos dos coelhos ficam lacrimejantes, eles ficam inchados, vermelhos e os pelos ao redor das pálpebras caem.
Doenças que causam lágrimas em coelhos
As lágrimas em um coelho não são causadas por uma doença, mas por várias patologias oculares. Pode haver outras razões.
Conjuntivite
A inflamação pode ocorrer devido a lesões mecânicas, infecções ou correntes de ar. A conjuntivite pode ser causada pela exposição da membrana mucosa a substâncias agressivas, por exemplo, no tratamento de células. Precisa ser tratado em casa com antibióticos. Um veterinário deve fazer um diagnóstico e selecionar o tratamento.
Queratite
A inflamação da córnea pode ser consequência da conjuntivite. A causa é infecção ou dano mecânico. Além das lágrimas, secreção turva e muco escorrem dos olhos do coelho. É importante iniciar imediatamente o tratamento da ceratite, pois as complicações podem ser graves. Você não pode confiar em remédios populares para lavar os olhos do seu coelho com infusões. Antibióticos são usados para tratamento.
A consequência da ceratite não tratada pode ser um espinho que limita severamente a visão do coelho. Em casos graves, o animal pode ficar cego.
Corte de dentes
Os dentes dos coelhos crescem constantemente e os incisivos precisam ser triturados para comer. Se o ranger não for suficiente, o dente cresce rapidamente, pode ficar curvado e afetar o canal lacrimal. Para descartar essa causa, você precisa examinar as gengivas e os dentes do seu coelho. Se inflamação, vermelhidão e inchaço forem perceptíveis e o animal rói a gaiola com frequência, você precisa agir. Você precisa levar seu coelho ao veterinário porque problemas nas gengivas podem ocorrer por vários motivos, não apenas porque os dentes não estão desgastados.
É necessário reconsiderar a dieta que os coelhos recebem. Aumentar a proporção de alimentos sólidos, por exemplo, ervilhas secas e milho, tem efeito. Para o mesmo fim, você pode alimentar os animais com galhos ou colocar pedaços de tábuas na gaiola.
Canal lacrimal obstruído
Os olhos do coelho ficam lacrimejantes devido à entrada de poeira e substâncias cáusticas, se os coelhos forem mantidos dentro de casa a roupa de cama não é trocada, pois está empoeirada e suja. Principalmente se isso acontecer o tempo todo. Se o motivo de seus olhos lacrimejarem for poeira e nada mais, você pode lavar os olhos com água morna fervida ou uma decocção de ervas de camomila ou calêndula, infusão de chá preparada sem açúcar. Se essas medidas não ajudarem e seus olhos começarem a lacrimejar novamente, o motivo será diferente.
Deficiência de vitaminas ou intolerância alimentar
Se os olhos de um coelho estão lacrimejantes e ele próprio está deprimido, o motivo pode ser uma alimentação desequilibrada, na qual há pouco de alguns nutrientes e excesso de outros. O animal se movimenta pouco e não come. As alergias também podem causar lacrimejamento.
Primeiro você precisa revisar a dieta do coelho e ajustá-la. Provavelmente, você precisará dar a ele mais verduras, alimentos vitamínicos e alimentos que contenham minerais.
É importante dar ao seu coelho uma variedade de alimentos.Se o animal seguir uma dieta monótona, a deficiência de vitaminas não poderá ser evitada.
Quando um coelho tem alergia, seus olhos não apenas ficam lacrimejantes, mas também apresentam coriza. O animal esfrega o focinho com as patas e espirra. Para eliminar as alergias, o animal é deixado em dieta, e os alimentos que o animal comeu são eliminados da dieta um por um. Assim, usando o método de exclusão, você pode descobrir qual planta, vegetal ou fruta causa uma reação alérgica.
Prevenção
Os medicamentos que podem ser usados para tratar olhos lacrimejantes de coelho podem ser adquiridos gratuitamente em uma farmácia veterinária ou em uma farmácia humana. São pomadas ou gotas com antibióticos. Eles são aplicados em pequenos cotonetes e umedecem os olhos do canto externo para o interno. Frequência do tratamento – 3 ou mais vezes ao dia. O tratamento pode levar até 2 semanas. Para evitar que os animais da fazenda tenham olhos lacrimejantes, é necessário manter as gaiolas limpas. Troque a roupa de cama e os restos de comida, principalmente galhos, e ventile o ambiente se os coelhos não morarem ao ar livre. Minimize a probabilidade de rascunhos.
Alimente os coelhos com feno macio, sem caules pontiagudos. Use palha macia. Formular adequadamente uma dieta para que os animais não faltem elementos minerais e vitaminas. Se necessário, alimente os coelhos com preparações vitamínicas.
Para não perder o problema e detectá-lo a tempo, é necessário examinar os coelhos pelo menos uma vez por semana. Embora a doença esteja em um estágio inicial, não é difícil de curar. Se os olhos do seu coelho estiverem lacrimejantes, você deve procurar a causa. Na maioria das vezes, é uma infecção que se desenvolve no local do microtrauma. Mas o motivo pode ser diferente. Para iniciar o tratamento, você precisa determinar o que causou o distúrbio. Se você não conseguir fazer isso sozinho, entre em contato com um veterinário.