O selênio é um oligoelemento importante no corpo dos animais. Está envolvido no metabolismo, auxilia na absorção do iodo e normaliza o funcionamento do sistema imunológico. No período primavera-verão, entra no corpo das cabras junto com o capim fresco. Na maioria das regiões, o microelemento é deficiente, por isso é introduzido no corpo do animal na forma de injeções. O uso de “E-selênio” para crianças é especialmente importante, pois elas estão passando por um período de crescimento ativo e ganho de peso.
Composição e forma de liberação
Disponível na forma de solução injetável.Fornecido na forma de líquido incolor ou com tonalidade amarelo claro. Embalado em frascos de 20, 50 e 100 mililitros. 1 mililitro contém os componentes principais:
- selenito de sódio – 0,5 miligramas;
- vitamina E – 50 miligramas.
A composição inclui excipientes:
- polietileno-35-ricinol;
- Álcool benzílico;
- água para injeções.
Finalidade e indicações
Prescrito por veterinários para crianças e adultos, cabras grávidas e lactantes com falta de vitaminas e microelementos adequados no organismo, para melhorar a imunidade. A vitamina E ajuda a regular os processos de recuperação e está envolvida no metabolismo de gorduras e carboidratos. O mineral possui propriedades antioxidantes. O microelemento está envolvido na remoção de toxinas e melhora o desempenho do sistema imunológico.
As injeções são prescritas nos seguintes casos:
- sob estresse;
- distúrbios no desenvolvimento fetal;
- crescimento atrofiado, baixo peso;
- cardiopatia;
- miosite traumática;
- vacinações preventivas;
- desparasitação;
- envenenamento por metais pesados;
- doença do músculo branco.
Os veterinários preferem vacinar cabras com este medicamento, pois é eficaz mesmo em pequenas dosagens, tem um efeito benéfico no sistema imunológico, na função reprodutiva e tem um efeito positivo na resistência geral do corpo. Pertence a um grupo de substâncias de baixo risco.
Instruções de uso do medicamento "E-selenium" para crianças
A vacinação do gado é realizada para fins preventivos ou terapêuticos. Para prevenção, a vacina é administrada em cabras uma vez por trimestre, para fins medicinais - uma vez por semana com frequência de 2 a 3 vezes, com intervalo de duas semanas.
Dosagem de "E-selênio":
- adulto – 1 mililitro por 50 quilogramas de peso corporal;
- para animais jovens - 0,2 mililitros por 10 quilogramas de peso.
Quando administrada em pequenas doses, a solução injetável é diluída com solução salina e bem misturada. Em regiões com conteúdo mineral deficiente, a dose pode ser aumentada em até 5 vezes. Para evitar uma overdose, um indivíduo não recebe mais do que 5 mililitros do produto.
Efeitos indesejáveis
Nenhum efeito colateral foi encontrado após o uso do medicamento. Em caso de overdose de um medicamento em animais, pode ocorrer o seguinte:
- dor de estômago;
- salivação;
- cianose das membranas mucosas;
- taquicardia;
- queda de temperatura;
- aumento da sudorese;
- odor desagradável da boca e da pele.
Além disso, os ruminantes podem apresentar hipotensão e atonia do estômago anterior. Após detectar sinais de superabundância da substância, as cabras recebem Unitiol, Metionina e Tiossulfato.
Casos em que o medicamento não deve ser usado
Não é recomendado vacinar cabras se houver excesso do mineral no organismo e na ração.
O Se também está contra-indicado em caso de intolerância individual, bem como em caso de reações alérgicas.
Condições e períodos de armazenamento
A solução injetável é armazenada em seu recipiente original. A sala deve estar seca, com boa ventilação, o medicamento deve ser mantido longe da luz solar. Mantenha as condições de temperatura na faixa de +4…+25 graus. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, após a abertura do frasco o produto é utilizado em até 14 dias e depois o recipiente é descartado. É proibido usar o produto após o prazo de validade.
Análogos
O “E-selênio” não possui análogos em termos de substância ativa. Em termos de efeitos terapêuticos, medicamentos semelhantes incluem:
- "Triovit";
- "Selenato";
- "Gabivit Se";
- "Fermivit Se."
Com a falta de vitaminas e microelementos, os cabritos correm especialmente risco de desenvolver doenças de vários tipos. Devido à escassez de substâncias necessárias ao organismo, surge um desequilíbrio nos processos biológicos, o que leva a uma diminuição do crescimento da produção industrial de produtos pecuários. Portanto, é extremamente importante monitorar o estado do corpo do animal, a qualidade da alimentação e fornecer às crianças os suplementos vitamínicos e minerais necessários.